Marte: 9 coisas que você deveria saber sobre o planeta vermelho


Marte é o segundo menor planeta do Sistema Solar, e quarto planeta a partir do Sol. Seu nome é uma homenagem ao deus romano da guerra, e devido à sua coloração, ele também é conhecido como "Planeta Vermelho".

Assim como a Terra, Marte é um planeta rochoso e por vezes é apontado como o futuro lar da humanidade. Conheça então 9 fatos e características que você precisa saber sobre esse curioso planeta.

1. O perfil do planeta Marte em números

  • Diâmetro Equatorial: 6,792 km;
  • Diâmetro Polar: 6,752 km;
  • Massa: 6,42 x 10 ^ 23 kg (10,7% da massa da Terra);
  • Luas: 2 (Fobos e Deimos);
  • Distância do sol: 227,943,824 km;
  • Período de órbita: 687 dias (1,9 anos);
  • Temperatura de superfície: -153 a 20° C.

2. Marte e a Terra têm aproximadamente a mesma massa terrestre

Superficie de Marte

Apesar de Marte ter apenas 15% do volume da Terra e pouco mais de 10% de sua massa total, os dois planetas tem quase a mesma massa terrestre, visto que 70% da superfície da Terra é coberta por água.

Já a gravidade superficial de Marte é de cerca de 37% da gravidade encontrada na Terra. Isto significa que, em teoria, você poderia saltar 3 vezes mais alto no planeta vermelho do que na Terra.

3. Marte possui a montanha mais alta do sistema solar

Monte Olimpo

O Monte Olimpo é um vulcão de 21 km de altura e 600 km de diâmetro, sendo quase três vezes mais alto que o Monte Everest. Apesar de ter se formado ao longo de bilhões de anos, cientistas descobriram evidências recentes de lava vulcânica, que sugere que ele ainda pode estar ativo.

O planeta vermelho também abriga o vale mais profundo e longo do sistema solar, conhecido como Valles Marineris, nomeado em homenagem à sonda Mariner 9 que o descobriu em 1971. O vale pode chegar a 10 km de profundidade e se estender por 4.000 km de distância.

4. Marte leva o nome do deus romano da guerra

Deus Marte

Os antigos gregos associaram a cor vermelho-sangue do planeta ao seu deus da guerra Ares, e os romanos fizeram o mesmo, chamando-o de Marte.

Outras culturas antigas também se basearam na cor para nomear esse planeta. Os astrônomos da China o chamavam de "a estrela do fogo", enquanto os sacerdotes egípcios o nomearam "Her Desher", ou "a vermelha".

A cor avermelhada pela qual Marte é conhecido existe devido aos minerais ricos em ferro encontrados na poeira e nas rochas que cobrem sua superfície. Segundo a NASA, os minerais de ferro oxidam, ou enferrujam, fazendo com que o solo pareça vermelho.

5. Apenas 18 missões a Marte foram completamente bem sucedidas até agora

Missão 'Curiosity'

Desde que a primeira espaçonave enviada a Marte foi lançada em 1960, houve pelo menos 44 missões para o planeta vermelho. Porém, segundo os registros da NASA, apenas 18 dessas missões foram um sucesso. A primeira delas foi a “Mariner 4” em 1964, que retornou 21 imagens do planeta.

Uma das últimas missões enviadas foi o programa “ExoMars Orbiter”. Ele foi lançado em 2016 com o objetivo de procurar por sinais de vida no planeta, assim como estudar sua superfície, mapeando possíveis riscos ambientais para futuras missões tripuladas à Marte.

6. Pedaços de Marte foram encontrados na Terra

Pedaços de Marte

Cientistas descobriram minúsculos traços da atmosfera marciana dentro de meteoritos ejetados de Marte. Esses meteoritos então orbitaram o sistema solar por milhões de anos, antes de entrarem na atmosfera da Terra e colidirem no solo.

O estudo deste material permitiu aos cientistas descobrir mais sobre Marte antes de lançar missões espaciais.

7. É o planeta com as maiores tempestades de poeira do Sistema Solar

Tempestade de areia

Essas tempestades podem durar meses, e acontecem devido à forma elíptica da órbita do planeta ao redor do Sol. O caminho feito por Marte é mais alongado do que muitos dos outros planetas, e esta órbita de formato oval resulta em tempestades de poeira ferozes que cobrem todo o planeta.

Cientistas acreditam que essas enormes tempestades começam com partículas de poeira transportadas pelo ar absorvendo a luz solar, aquecendo a atmosfera marciana. As bolsas de ar quente fluem em direção às regiões mais frias, gerando ventos, que levantam mais poeira do chão, retomando o ciclo.

8. Durante grande parte do século XIX acreditou-se que existia vida em Marte

Marciano

Em 1877, o astrônomo Giovanni Schiaparelli observou o que ele acreditava serem linhas retas na superfície de Marte. Outros cientistas também notaram estas linhas, e alguns sugeriram que elas eram muito retas, devendo ser trabalho de vida inteligente.

Popularmente, passou-se a acreditar que essas linhas eram canais construídos para fins de irrigação. No entanto, com o desenvolvimento de telescópios mais potentes no início do século XX, os astrônomos puderam ver a superfície marciana com mais clareza e perceber que essas linhas retas eram apenas uma ilusão de ótica.

A grande quantidade de ficção científica escrita durante o século XX foi uma consequência direta dessa crença de que Marte possuía vida. De pequenos homens verdes à casos de abdução, os marcianos foram o foco de muitos programas de televisão, rádio, revistas em quadrinhos, filmes e romances.

9. Porém, depois da Terra, Marte é o planeta mais hospitaleiro para a vida

Colonização Marte

Embora a descoberta da vida marciana no século XVIII tenha se provado falsa, depois da Terra, Marte ainda é o planeta mais hospitaleiro para a vida.

Nos anos 70, a missão Viking conduziu experimentos no solo marciano na esperança de detectar microrganismos. Apesar de não encontrarem, cientistas especularam que as condições são favoráveis para a vida existir abaixo da superfície do planeta.

Recentes missões planetárias ainda buscam determinar se formas mais básicas da vida poderiam existir na superfície do planeta, e se um dia ele seria capaz de ser um ambiente propício a colonização humana.

Leia também sobre uma possível colonização de Vênus.