A vida e obra de Galileu Galilei: principais teorias, invenções e descobertas


Nascido em 1564 na região de Pisa na Itália, Galileu Galilei foi um dos maiores astrônomos, físicos e matemáticos que já passaram pela Terra. Ele é reconhecido como o pai da ciência moderna e suas contribuições para o método científico tiveram impactos que ressoam até os dias de hoje.

Em tempos em que se discute se a Terra é plana ou redonda, é importante a reflexão sobre a vida de Galileu. Entre suas várias ideias que iam contra as crenças da Igreja Católica, a explicação sobre o heliocentrismo (comprovação de que a Terra gira em torno do Sol) o levou para a cadeia. Saiba mais sobre a vida e a obra deste fascinante cientista!

Quem foi Galileu Galilei? Um resumo de sua biografia

hipercultura-galileu-01
Pintura de Galileu Galilei do artista Justus Sustermans, 1636.

Galileu foi o primeiro de seis filhos do casal Vincenzo de Bonajuti de Galilei e Giulia Galilei. A família possuía um respeitado nome e eram originários da região de Florença. Seu pai tinha um interesse em ciência, filosofia e música. Galileu cresceu, portanto, em um ambiente de extremo estímulo intelectual.

Desde cedo, Galileu apresentou interesse em invenções. Ele constantemente fazia pequenos aparelhos para divertir amigos e professores, tais como animais de madeira com pernas e braços que se moviam. Ele também tinha um fascínio em como as máquinas eram feitas.

Aos 17 anos, Galileu começou seus estudos na Universidade de Pisa. Inicialmente, ele estudou medicina, mas logo foi atraído para os estudos lógicos da matemática. Durante este período, ele aplicou o que foi ensinado por seu pai: questionar tudo! Suas observações levavam a aplicações práticas de seus questionamentos.

hipercultura-galileu-02
Universidade de Pisa, Itália

Em 1585, o jovem cientista teve que abandonar os estudos na Universidade de Pisa, devido ao alto custo. Ele continuou seus estudos de forma independente e começou a atrair a atenção de figuras importantes da sociedade com suas aplicações práticas da ciência. Foi assim que ele se tornou professor de matemática na Universidade de Pisa.

Contudo, suas inclinações em questionar a ciência e os autores clássicos tiveram um alto custo e ele fez diversos inimigos ao longo da vida. Galileu desafiou, por exemplo, uma teoria de Aristóteles, que dizia que dois objetos de massas diferentes iriam cair no chão em tempos e velocidades diferentes e que o objeto de maior massa cairia primeiro no chão.

Galileu foi então ao topo da Torre de Pisa e deixou cair duas esferas com pesos diferentes. As duas esferas caíram no chão ao mesmo tempo, deslegitimizando a teoria de Aristóteles.

hipercultura-galileu-info

Após este experimento, Galileu foi contatado por membros da família Medici, poderosa família italiana que patrocinou diversos artistas e intelectuais. Giovanni de’ Medici pediu a avaliação de Galileu sobre uma máquina que ele tinha construído. Galileu revelou em fórum público que a máquina não iria funcionar. E ele estava certo. Contudo, isso causou a revolta de membros da poderosa família e posteriormente Galileu teve que resignar do posto de professor da Universidade de Pisa. Ele logo foi contratado como chefe do departamento de matemática na Universidade de Pádua.

Neste período ele conseguiu contribuir para o melhoramento de fortificações, cercos e outras estratégias militares.

Nos anos de 1600, Galileu continuou a criar novas tecnologias e atingiu uma certa fama por suas palestras e aulas. Foi neste período que ele começou a trabalhar em uma máquina que iria amplificar a visão do céu durante a noite. Este aparelho seria mais tarde chamado de telescópio. Com esta invenção, ele conseguiu fazer diversas descobertas sobre o universo, como as crateras e montanhas lunares, as luas de Júpiter e os anéis de Saturno.

hipercultura-galileu-04
Galileu enfrentando a inquisição romana. Cristiano Banti (1824–1904)

Em 1615, suas descobertas começaram receber críticas, pois iam de encontro oposto às escrituras sagradas. Galileu, no entanto, acreditava que as escrituras não tinham comprovações científicas e, talvez, pudessem ter sido transcritas incorretamente. Essa afirmação o levou ser considerado um herege pela Igreja Católica.

Em 1632, Galileu publicou um livro discutindo a teoria heliocêntrica proposta por Copérnico. Após diversos inquéritos da Igreja Católica, Galileu foi humilhado e condenado a prisão domiciliar. Ele conseguiu finalizar sua última obra, antes de perder a visão. Ele morreu em 1642 com 77 anos de idade.

As principais descobertas e teorias de Galileu

hipercultura-galileu-05
Galileu demonstrando as novas teorias astronômicas na Universidade de Pádua. Félix Parra (1845 - 1919)
  • Heliocentrismo: em oposição a teoria do geocentrismo, que dizia que a Terra estava no centro do universo, o heliocentrismo proposto por Nicolau Copérnico dizia que o Sol estava no centro. Galileu conseguiu reforçar estas ideias com as suas melhorias relacionadas ao telescópio e foi preso pela igreja católica por suas afirmações.
  • Lei da queda dos corpos: Galileu deslegitimizou a teoria aristotélica de que dois corpos de massas diferentes caem em velocidades diferentes quando jogados da mesma altura. Através de um experimento prático, ele comprovou que a aceleração gravitacional em todos os corpos é igual.
  • Luas de Júpiter: Galileu descobriu 4 luas de Júpiter através do telescópio criado por ele.
  • Crateras da Lua: O astrônomo descobriu que a lua não possuía uma superfície plana, mas que possuía crateras e montanhas.
  • Anéis de Saturno: Galileu conseguiu observar os anéis de saturno através de seu telescópio. Na época, ele primeiro achou que eram duas grandes luas orbitando o planeta. Alguns anos mais tarde, ele disse ser uma espécie de “braços” ao redor de Saturno.
  • Manchas solares: O astrônomo também descobriu as manchas solares, dizendo que o Sol não era um corpo cristalino, mas sim uma estrutura fluída.

As maiores invenções de Galileu Galilei

Compasso

hipercultura-galileu-06
Compasso de Galileu

O que poucas pessoas sabem é que o compasso criado por Galileu foi amplamente utilizado para fazer cálculos relacionados aos canhões de guerra. O inventor criou este aparelho que foi utilizado com fins militares por artilheiros e também topógrafos.

O compasso de Galileu possuía várias escalas úteis gravadas nas pernas que poderiam ser utilizadas para diversos propósitos. Como instrumento geométrico, ele permitia a construção de qualquer polígono regular, o cálculo da área de qualquer polígono ou setor circular e uma variedade de outros cálculos.

Termômetro

No século XVI, não existiam meios práticos para cientistas medirem calor e temperatura. Em 1593, Galileu construiu uma versão de um termômetro que apresentava a expansão e contração do ar em uma lâmpada para mover água em tubos conectados. Essa foi a primeira técnica criada para medição do calor no ar e a quantificação meteorológica.

Demoraria mais um século até que cientistas como Anders Celsius e Daniel G. Fahrenheit começassem a desenvolver escalas universais de temperatura. A invenção de Galileu foi, portanto, muito importante e revolucionária para sua época.

Relógio de Pêndulo

A invenção do relógio de pêndulo é atribuída ao físico neerlandês, Christiaan Huygens e data de 1656. Contudo, muito antes disso, Galileu já havia estudado os fenômenos do pêndulo. Ele descobriu que o tempo de oscilação dos pêndulos dependiam do comprimento do fio que o segurava e não da massa deste objeto.

Em 1641, quando Galileu já se encontrava em prisão domiciliar, ele criou um design para um relógio de pêndulo. Contudo, devido a perda de visão, ele não conseguiu completar a invenção antes de sua morte em 1642.

Telescópio

hipercultura-galileu-07
Telescópio de Galileu

Galileu não inventou o primeiro telescópio, mas criou diversos modelos superiores aos existentes na sua época e contribuiu muito para diversas descobertas com estes desenvolvimentos. O primeiro que ele construiu foi uma luneta com três motores.

Ao longo de suas melhorias, ele criou um telescópio com 20 motores. Foi este o utilizado para observar as crateras lunares e as fases da lua. Essas descobertas o ajudaram a entender e chegar mais próximo da teoria heliocêntrica proposta por Copérnico. Ele aperfeiçoou ainda mais o projeto, criando, eventualmente, um telescópio que ampliava os objetos em 30 vezes.

As frases mais importantes de Galileu Galilei

hipercultura-galileu-08

Apesar de todas as controvérsias com a Igreja Católica, Galileu nunca abandonou sua fé em Deus. Sua vida foi altamente influenciada pelos dogmas católicos e, para ele, a ciência era uma forma de compreendermos ainda mais os mistérios de Deus.

Em suas mais célebres frases, encontramos reflexões sobre a busca pela verdade e o conhecimento. Confira:

Não se pode ensinar nada a um homem; só é possível ajudá-lo a encontrar a coisa dentro de si.

Não me sinto obrigado a acreditar que o mesmo Deus que nos dotou de sentidos, razão e intelecto, pretenda que não os utilizemos.

A ciência humana de maneira nenhuma nega a existência de Deus. Quando considero quantas e quão maravilhosas coisas o homem compreende, pesquisa e consegue realizar, então reconheço claramente que o espírito humano é obra de Deus, e a mais notável.

A Matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o Universo.

Nunca encontrei uma pessoa tão ignorante que não pudesse ter aprendido algo com a sua ignorância.

Gostou de ler sobre Galileu Galilei? Leia também:

As últimas previsões e teorias de Stephen Hawking