Ataque Hiroshima e Nagasaki


Em 6 de agosto de 1945 foi lançada a primeira arma nuclear em uma guerra. Após o ataque dos Estados Unidos sobre a cidade de Hiroshima usando uma bomba nuclear, o mundo nunca mais seria o mesmo.

A Segunda Guerra Mundial já havia terminado na Europa, mas no Pacífico a guerra continuava entre os Estados Unidos e o Japão. Apesar de todos os esforços feitos pelos EUA para que o Japão se rendesse, o império japonês resistia aos ataques aéreos americanos e não demostrava quaisquer sinais de rendição.

Os Estados Unidos e o Reino Unido concordaram que deveria ser lançado um ataque nuclear ao Japão, de forma a causar o maior efeito psicológico possível. O alvo escolhido foi a cidade de Hiroshima, que ainda não havia recebido bombardeamentos comuns, causando também um efeito surpresa.

Hiroshima

hiroshima
Hiroshima, antes e depois do ataque nuclear.

Na manhã do dia 6 de agosto de 1945, o bombardeiro B-29, que recebeu o nome de Enola Gay, (nome da mãe de um dos comandantes da aeronave), decolou da ilha de Tinian com destino a Hiroshima. Às 8:15 da manhã, a bomba de urânio batizada de Little Boy, foi lançada sobre o centro de Hiroshima e detonada a 580 metros da superfície.

Cerca de 80 mil pessoas morreram e outras 70 mil ficaram feridas após o ataque, 70% das construções foram totalmente destruídas e outras incendiadas. A contagem atual dos mortos no ataque a Hiroshima é de 242.437 pessoas.

Mesmo após reconhecerem a destruição de Hiroshima, o governo japonês não se rendeu. Logo, os militares americanos decidiram lançar outro ataque nuclear, agora sobre Nagasaki.

Nagasaki

nagasaki
Fotos aéreas da cidade de Nagasaki antes e depois do ataque nuclear.

Nagasaki era uma ativa cidade industrial que abrigava um grande porto e indústrias bélicas. Inicialmente, a cidade escolhida para o ataque era Kokura, mas devido a má visibilidade, e problemas no motor, o bombardeiro B-29 Bockscar decidiu seguir rumo ao alvo secundário, a cidade de Nagasaki.

Às 11:01 da manhã do dia 09 de agosto de 1945, a bomba de plutônio Fat Man foi lançada sobre Nagasaki. Foi detonada a 503 metros da superfície, causando a morte de mais de 22 mil pessoas instantaneamente e outras 50 mil ao longo do mesmo ano. Ela causou uma onda de calor que chegou a 3900º C com ventos de mais de 1000 Km/h, destruindo importantes fábricas de torpedos e munições, além de muitas vidas.

A rendição do Japão

rendicao
Assinatura da rendição japonesa em 2 de setembro de 1945.

No dia 15 de agosto de 1945, seis dias após o ataque a Nagasaki, o Imperador Hirohito fez um pronunciamento na rádio, onde informava ao povo sua rendição face aos EUA. Mas apesar de ter sido atacado pelas bombas nucleares norte-americanas, a decisão pela rendição japonesa se deu ao fato de a União Soviética declarar formalmente guerra ao império japonês.

Temendo que todo o povo japonês fosse aniquilado, após a invasão soviética da Manchúria, o Imperador Hirohito ordenou a preparação do seu discurso de rendição, que fez com que a Segunda Guerra Mundial chegasse ao fim.