Fake news: descubra a verdade por trás das notícias falsas


Fake news quer dizer, literalmente, notícias falsas. Mas como surgiu esse fenômeno? E quais podem ser suas consequências?

Vamos descobrir juntos a verdade por trás das famosas fake news.

O que são as fake news?

O termo fake news é usado para explicar a divulgação de informações mentirosas, normalmente através das redes sociais, com o objetivo de fazer com que as pessoas acreditem numa determinada história ou ideologia.

Nos dias de hoje, essa expressão, da maneira que a conhecemos, começou a ser popularizada nas eleições em 2016 pelo presidente americano Donald Trump que, inclusive, afirma ter sido ele mesmo o inventor do termo.

Donald Trump_Privacidade Hackeada
Foto: Imagem do Documentário "Privacidade Hackeada", Netflix.

A agitação em relação as chamadas fake news foi tão grande que a expressão foi considerada a palavra do ano por dois anos seguidos, 2016 e 2017. Nos anos seguintes a relevância desse assunto continuou crescendo e gerando preocupação em lideranças no mundo todo.

Papa -Twitter-Notícias falsas
Papa Francisco destaca a importância de discutir o tema das notícias falsas.
Foto: Twitter @Pontifex_pt

De onde surgiram as fake news?

As fake news como a entendemos atualmente têm origem num país pequeno, ainda desconhecido para muita gente. Tudo começou na cidade de Veles, na Macedônia, quando um jovem percebeu que podia ganhar dinheiro disseminando notícias falsas na Internet.

Ele escreveu diversos artigos falsos sobre as eleições americanas e esses textos foram compartilhados pelo Facebook, gerando um enorme tráfego e atraindo o interesse de anunciantes para esses sites.

Veles, Macedonia
Veles, Macedônia: a cidade de onde as fake news começaram a surgir. Foto: Wikipedia

O jovem rapaz chegou a acumular cerca de 16 mil dólares (mais de 65 mil reais) em poucos meses e depois da sua experiência, dezenas de outros sites produzindo notícias falsas foram criados na Macedônia durante a disputa presidencial nos Estados Unidos.

Não há comprovação de que as fake news tenham determinado o resultado das eleições de 2016, mas o escândalo teve várias consequências em diversos níveis, não só nos Estados Unidos, mas em muitos outros cenários, inclusive no Brasil.

Exemplos de fakes news e suas consequências no Brasil

O Brasil é um dos países que mais acredita em notícias falsas. Apesar dos brasileiros afirmarem que são capazes de distinguir entre informações verdadeiras e mentirosas, de acordo com uma pesquisa feita pelo instituto Ipsos, 62% dos entrevistados afirmaram ter acreditado em informações que, na verdade, eram falsas. Uma taxa 14% maior do que a média mundial.

A razão dessa confiança em notícias não verídicas pode ser o alto nível de participação dos brasileiros em diversos grupos no Whatsapp, o que aumenta bastante a possibilidade de disseminação de conteúdos duvidosos.

Fake news_2

Por essa razão, o compartilhamento de informações nas redes sociais deve ser feita com muita cautela e responsabilidade. Mas a verdade é que, infelizmente, o que não faltam são casos de divulgação de informações falsas que tiveram consequências bastante graves. Separamos alguns dos mais famosos no Brasil.

Fake News: Mulher acusada de sequestrar crianças para fazer ritual de magia negra em São Paulo
Consequência: Linchamento e morte da vítima

Fake News: Imigrante venezuelano acusado de assalto e violência a um comerciante brasileiro. As notícias informavam que o comerciante deixou de ser atendido pelo hospital porque a prioridade era o atendimento aos venezuelanos.
Consequência: Ataques aos acampamentos dos imigrantes venezuelanos

Fake News: Vacinas são prejudiciais à saúde
Consequência: Aumento dos casos de Sarampo no Brasil. Criação de campanhas pró-vacinação feitas pelo Ministério da Saúde

Fake News: Distribuição de Kit Gay nas escolas públicas do Brasil em 2016
Consequência: Discursos de ódio deram espaço para a homofobia

Descubra mais: Conheça 5 fake news que tiveram consequências trágicas

Como se fabricam as fake news?

Por ter um aspecto viral e normalmente apelar para as emoções das pessoas, as fake news, depois de produzidas e divulgadas, se espalham muito facilmente através das redes sociais.

Fake news_1

O processo de produção das fake news pode acontecer de diversas formas diferentes, mas normalmente grupos de grande influência (política, econômica, mediática, etc…) com um interesse específico contratam equipes especializadas (profissionais da comunicação, informática, investigação, entre outros) para criar e enviar conteúdos falsos através da Internet.

Os passos podem variar, mas em geral o processo é o seguinte:

Investimento numa tecnologia segura, com uso de aparelhos e plataformas de difícil rastreio para a produção e compartilhamento das fake news;

Acesso (muitas vezes irregular) aos dados pessoais dos individuos (compra de email, número de telefone,...);

Criação de perfis falsos com cores, logos e ideologia alinhada com a instituição, empresa ou pessoa que se deseja beneficiar;

→ Interação com seguidores nas redes sociais. Publicação de notícias inicialmente verdadeiras para ganhar a confiança do público e em seguida compartilhamento de material falso (manipulação de imagens, produção de notícias mentirosas).

Como identificar e combater as fake news?

Identificar as fake news não é tarefa fácil. Muitas iniciativas têm sido feitas no sentido de combater as notícias falsas, e uma delas são os sites de fact checking, dedicados a confirmar a veracidade das informações compartilhadas na Internet. Alguns dos principais sites de checagem de fatos no Brasil são:

Ler as notícias com um olhar crítico e tomar alguns cuidados simples também pode fazer toda a diferença. Textos com muitos erros ortográficos e exagero nas exclamações, títulos sensacionalistas, falta de fonte dos dados podem ser alguns dos indicadores de notícias falsas. Também deve-se desconfiar de notícias que não foram divulgadas em nenhum outro veículo de comunicação, e de sites que tenham nomes muito parecidos com outros já existentes.

É importante lembrar que o combate das fake news é responsabilidade de cada um. Verificar as informações antes de compartilhá-las é essencial para construir uma sociedade informada e justa.

Filmes, livros e documentários sobre fake news

Há muito para estudar e entender sobre as fake news. Alguns livros e documentários podem ajudar a compreender esse fenômeno e seus impactos pelo mundo. Fizemos uma lista para você:

1. Privacidade Hackeada (Documentário)

2. Fake News - Baseado em fatos reais (Documentário)

3. Driblando a Democracia: Como Trump Venceu (Documentário)

4. Pós-Verdade: A Nova Guerra Contra os Fatos em Tempos de Fake News (Livro)

LIVRO PÓS VERDADE_FAKE NEWS
Foto: Amazon

5. O Negócio Sujo das Fake News (Livro)

LIVRO O NEGÓCIO SUJO DAS FAKE NEWS_FAKE NEWS
Foto: Amazon

6. A Morte da Verdade (Livro)

LIVRO A MORTE DA VERDADE_FAKE NEWS
Foto: Amazon


Veja mais:

Outros casos de fake news no Brasil e no mundo e algumas teorias da conspiração inacreditáveis!
E conheça também o misterioso grupo de hackers que atua atacando virtualmente organizações corruptas