27 fatos curiosos para mentes inquietas


Conheça 27 fatos curiosos do mundo e do Brasil. Há curiosidades científicas, históricas, sobre animais e o corpo humano. Algumas chegam a ser assustadores e outras bem engraçados. Bora conferir? 

1. O pior engarrafamento da história durou 9 dias

Esse verdadeiro pesadelo aconteceu na capital chinesa Pequim, em agosto de 2010. O congestionamento de mais de 100 km e que travou boa parte da Via Expressa Pequim-Tibete foi provocado por obras na estrada e pelo excesso de veículos.

2. O menor pássaro do mundo é do tamanho de um dedo mindinho

Mellisuga helenae

Trata-se do beija-flor-abelha (Mellisuga helenae), um tipo de colibri que vive em Cuba. Com apenas 5,7 cm de comprimento e pesando menos de 2 g, o pequeno beija-flor ostenta o título, atribuído pelo Guinness, de menor pássaro do mundo.

3. O avestruz tem o olho maior que o cérebro

avestruz

O avestruz, a maior ave do mundo, não impressiona apenas pelo seu tamanho, mas também pelo tamanho de seus olhos, que medem em torno de 5 cm de diâmetro. É o dobro do tamanho do olho humano e comparável ao tamanho de uma bola de bilhar. 

4. Vômito de baleia pode valer milhões 

âmbar cinzento vômito de baleia

Trata-se do âmbar cinzento, substância produzida no aparelho digestivo das cachalotes. Também conhecido como “ouro flutuante”, o âmbar cinzento é usado na fabricação de perfumes e, por ser muito raro, tem elevadíssimo valor de mercado. Em 2020, um pescador tailandês encontrou na praia uma peça de âmbar de 100 kg avaliada em 17 milhões de reais. 

5. Há dois países no mundo onde ninguém pode comprar Coca-Cola

Ao menos oficialmente, não existe Coca-Cola na Coreia do Norte e em Cuba. A multinacional norte-americana, fabricante de uma das bebidas mais consumidas do mundo, não opera nesses dois países devido a embargos comerciais impostos pelos Estados Unidos.

6. Na Colômbia há uma ilha do tamanho de um campo de futebol onde vivem 500 pessoas

Santa Cruz del Islote, uma ilha localizada na costa da Colômbia, carrega o título de lugar com a maior densidade populacional do mundo. A ilha é um recife de corais do tamanho de um campo de futebol. A comunidade tem cerca de 500 pessoas, distribuídas em 115 casas. Vista de cima, Santa Cruz del Islote parece um bairro flutuante.  

7. A temperatura mais baixa da história foi de -89,2°C

Esse evento extraordinário ocorreu no ano de 1983 na Antártida, o continente mais frio e inóspito do mundo.

8. O menor país do mundo tem a área de 61 campos de futebol

O menor país do mundo em termos territoriais é o Vaticano, enclave religioso chefiado pelo Papa. Localizado dentro da cidade de Roma, na Itália, sua área é de apenas 0,44 km², o que corresponde a pouco mais de 61 campos de futebol.

9. Lontras dormem de mãos dadas para não se afastarem durante o sono

lontras dormindo de mãos dadas

Conheça outras curiosidades inacreditáveis sobre os animais

10. Existem 44 monarquias no mundo

No início do século XIX, as monarquias dominavam o mundo. Hoje são minoria. Apenas 44 países adotam essa forma de governo. Em alguns lugares do mundo, como o Reino Unido e a Espanha, o regime é parlamentarista. Em outros países, como a Arábia Saudita, o regime é absolutista (ou seja, o monarca detém todos os poderes). O Brasil foi uma monarquia até 1889, quando foi proclamada a república.  

11. Baratas podem viver sem a cabeça

Você é daquelas pessoas que sentem arrepios só de ouvir falar em barata? Saiba que esse nojo pode ser ainda maior. Não é mito que as baratas podem viver sem a cabeça. Isso se explica pelo fato das estruturas vitais do inseto se situarem no abdômen. Não é possível dizer ao certo quanto tempo uma barata pode viver sem a cabeça. Impossibilitada de beber água e de se alimentar, ela pode viver enquanto não se esgotar sua reserva de energia.  

12. No Japão, é possível saborear sorvete com sabor de enguia

Conheça outras curiosidades que você só vê no Japão

13. O logotipo do Twitter tem o nome de um craque do basquete

Sabe o passarinho azul que serve de logo para uma das maiores redes sociais do mundo? Ele tem um nome: Larry. Esse nome é uma homenagem a um dos maiores ídolos do basquete mundial, o jogador Larry Bird, craque das quadras dos anos 80.

14. A Rainha Elizabeth é parente do homem que inspirou o Drácula

Parece teoria da conspiração, mas não é. O anúncio desse inusitado parentesco foi feito num programa de TV em 2011 e noticiado por vários veículos de imprensa. O tal homem que inspirou o personagem Drácula, do romance de Bram Stoker, era Vlad Drakul, um senhor da guerra romeno que viveu no século XV.  

Conheça outras curiosidades sobre a Rainha Elizabeth II: idade, casamento, filhos, reinado e mais!

15. Até 2011, os russos não consideravam a cerveja uma bebida alcoólica

Do ponto de vista legal, até 2011 a cerveja era considerada pelos russos uma bebida como o suco e o refrigerante. A inclusão da cerveja na lista das bebidas alcoólicas, feita pelo parlamento russo, estendeu à cerveja as mesmas restrições na produção e no consumo impostas a outras bebidas alcoólicas.

16. Melões foram usados para produzir o som de facadas no filme Psicose

A cena mais famosa do clássico de Alfred Hitchcock, aquela em que a personagem Marion Crane é assassinada a facadas enquanto toma banho, contou com efeitos sonoros bem curiosos. Para simular o som de facadas, melões foram esfaqueados.

17. Um homem soluçou por 68 anos

Todo mundo deve concordar que soluçar é horrível. Agora imagine soluçar por quase sete décadas! Isso realmente aconteceu com o norte-americano Charles Osborne (1894-1991), que começou a soluçar em 1922 e só parou em 1990, um ano antes de falecer. Osborne chegava a soluçar até 40 vezes por minuto. 

18. Em 1977, um fazendeiro argentino plantou uma floresta em formato de violão, realizando o sonho de sua falecida esposa

19. Produzimos mais de um litro de saliva por dia

Se produzimos em média um litro de saliva por dia, por ano chegamos a produzir uma quantidade de saliva capaz de encher duas banheiras.

Conheça outras curiosidades impressionantes do corpo humano

20. A palavra “músculo” vem de “camundongo”

A origem da palavra “músculo” é bastante curiosa. Ela é o diminutivo da palavra latina mus, que significa “pequeno rato” ou "camundongo". Para os antigos romanos, há semelhança entre os movimentos de contração e relaxamento dos nossos músculos com a movimentação de ratos, como se tivéssemos camundongos caminhando sob a nossa pele.   

21. Vale da Morte: o lugar mais quente do mundo

Nenhum lugar é tão quente quanto o Vale da Morte, uma área desértica localizada no leste do estado da Califórnia, nos Estados Unidos. A temperatura mais alta da história foi registrada lá: 56,7 °C, em 10 de julho de 1913.

22. Damos em média quase 5 mil passos por dia

Com base em dados de smartphones de cerca 700 mil pessoas, pesquisadores da Universidade de Stanford concluíram que damos, em média, 4961 passos por dia. Se levarmos em conta que um passo equivale a 0,82 m, a distância percorrida por uma pessoa em um ano corresponde a uma viagem do Rio de Janeiro a Salvador.  

23. Na Ilha da Queimada Grande, no litoral de São Paulo, existem cinco cobras por metro quadrado!

Saiba mais em: Por que a Ilha da Queimada Grande é o lugar mais perigoso do mundo?

24. Não se sabe ao certo quantas ilhas tem a Indonésia 

Em 1996, o governo do país, que é formado por ilhas vulcânicas, fez uma estimativa de 17.508 ilhas. Porém, trata-se apenas de uma estimativa. 

25. 60% de todas as bolas de futebol do mundo são produzidas na cidade de Sialkot, no nordeste do Paquistão 

26. O brasileiro passa 145 dias do ano conectado à internet

Nós, brasileiros, passamos em média 9 horas e 29 minutos conectados à internet. Em um ano, isso dá um total de 145 dias ao ano ligado às redes, seja através do smartphone ou do computador. Estamos acima da média mundial: 6h42 min por dia, o que totaliza 100 dias de internet por ano. 

27. Em 1930, a rádio britânica BBC anunciou: “Não há notícias!” 

Esse evento curiosíssimo aconteceu na noite do dia 18 de abril de 1930. Às 20h45, no momento exato de dar início ao noticiário noturno, o locutor anunciou que não seriam dadas notícias. Segundo a redação, não havia acontecimentos dignos de serem reportados naquela noite. A programação foi ocupada com músicas. 

Veja também: