Qual a idade dos cachorros em relação aos humanos?


Quantos anos o seu cachorrinho estaria fazendo hoje se ele fosse um humano? Alguns estudos apontam que ao completarem 1 ano de vida, os cachorros já possuem 15 anos em relação aos humanos.

No entanto, estas comparações são sempre aproximadas, pois outros fatores devem ser levados em conta, tais como o tamanho, a raça, o peso e as particularidades genéticas de cada animal.

Tabela da idade dos cachorros em relação aos humanos

A  American Veterinary Medical Association possui uma fórmula que é muito aceita entre os investigadores quando se trata da idade dos cachorrinhos em relação aos humanos. 

O estudo leva em consideração o tamanho e o peso dos cachorros. Confira na tabela abaixo qual seria aproximadamente a idade do seu cãozinho de acordo com o tamanho dele: 

Tabela de idade dos cachorros em relação à idade humana

Novos estudos sobre a idade dos cachorros em relação aos humanos

Um novo estudo desenvolvido pela Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia em San Diego investigou como o DNA humano e canino mudam ao longo dos anos. O estudo foi realizado com cães da raça Golden Retriever e os cientistas concluíram que para calcular a idade de um cachorro você deve multiplicar a idade dele por 16 x in (logaritmo natural presente em calculadoras) e adicionar 31. 

A fórmula criada seria: idade humana = 16xIn (idade canina) + 31.  

De acordo com esta fórmula, um cachorrinho de 2 anos já teria atingido 42 anos e um cachorro de 10 anos teria 67 anos. 

Os cientistas observaram também que a relação entre a idade humana e a dos cachorros muda ao longo do tempo. No início da vida, os filhotes se desenvolvem muito mais rápido que os humanos, mas quando vão ficando mais velhos, sua idade começa a desacelerar. 

De acordo com este estudo de 2019, um filhote de 8 semanas teria, por exemplo, a mesma idade de um bebê de 9 meses. Um cachorro de 1 ano teria 31 anos humanos e um cachorro de 4 anos estaria perto de completar 53 anos.

Apesar deste método ser considerado muito preciso, ainda é difícil concluir que exista uma fórmula geral para apontar como todos os cachorros envelhecem em relação aos humanos.

Por que os cachorros menores vivem mais do que os maiores? 

O fato de cachorros de porte menor viverem mais anos que cachorros maiores intrigam cientistas há anos e as pesquisas científicas ainda não conseguiram explicar de maneira conclusiva a relação entre a massa corporal e a vida de um cãozinho. 

De maneira geral, mamíferos grandes, como elefantes e baleias, tendem a viver mais do que animais menores, como ratos. Então, por que os cachorros pequenos têm uma vida média mais longa do que as raças grandes? 

Idade dos cachorros - imagem 2

De acordo com a bióloga Cornelia Kraus da Alemanha, o que acontece é que cachorros grandes envelhecem em um ritmo muito acelerado e suas vidas se desenvolvem de maneira rápida. Cientistas concluíram que a cada 4,4 quilos de massa corporal pode diminuir a expectativa de vida de um cachorro em um 1 mês

A bióloga Kraus aponta que isso pode acontecer, pois cachorros maiores tendem a adquirir  doenças relacionadas à idade muito mais cedo e que o crescimento acelerado desses animais pode levar a uma maior probabilidade de crescimento celular anormal e morte por câncer. 

Quais os sinais de envelhecimento nos cachorros? 

É muito importante entender os sinais de envelhecimento do seu cachorro para saber como lidar com novos comportamentos que surgem nele ao longo dos anos e proporcioná-los uma melhor qualidade de vida. 

Imagem dos cachorros - imagem 3

Pistas físicas e comportamentais é uma maneira eficaz de observar o envelhecimento do seu pet. Dentes, por exemplo, podem ser importantes indicadores da idade de um cão. A associação PetMD aponta que: aos 7 meses, todos os dentes permanentes de um cachorro já estão em sua arcada dentária. Entre 5 e 10 anos de idade eles já podem apontar gastos e possíveis sinais de doença. 

Outros indicadores da idade de um cão são: 

  • Pelos cinzas; 
  • Perda parcial de visão;
  • Dificuldade auditiva; 
  • Músculos rígidos; 
  • Baixa atividade física; 
  • Mudança de comportamento e aumento de ansiedade;
  • Confusões, acidentes pela casa e irritabilidade.

Em qualquer um destes casos, o médico veterinário é o profissional mais indicado para aconselhar o melhor tratamento para o seu cão e te informar de maneira mais eficaz a estimativa de idade dele. 

Expectativa de vida dos cachorros

De maneira geral, a expectativa de vida de um cachorro é de 10 a 13 anos. Contudo, muitos fatores podem alterar esta média, tais como a raça, o tamanho, o peso, a dieta e as condições onde o animal se encontra. 

Abaixo listamos a expectativa de vida dos cachorros de acordo com as raças mais populares:

Golden Retriever - 10 a 13 anos
Chihuahua - 12 a 20 anos
Pastor Alemão - 9 a 13 anos
Beagle - 12 a 15 anos
Lulu da Pomerânia - 12 a 16 anos
Poodle - 12 a 15 anos
Schnauzer - 12 a 14 anos
Pug - 12 a 15 anos
Buldogue - 8 a 10 anos
Pinscher - 15 anos
Corgi - 12 a 15 anos

Este conteúdo utilizou investigações apresentadas em: American Kennel Club, Science Mag, American Veterinary Medical Association, UC San Diego School of Medicine, PetMD e NBC News. 

Veja também: