Por que os cachorros uivam? 7 significados desse comportamento


Os cães uivam para se comunicar, tal como seus ancestrais faziam na natureza. Há várias razões para um cão uivar, mas todas elas têm a ver com a comunicação. Portanto, quando seu cão uiva ele pode estar tentando "falar" alguma coisa para você. Vejamos abaixo alguns dos possíveis significados desse comportamento.

1. Cães uivam para fornecer a sua localização

Para falar dos cães, primeiro temos de falar dos lobos, que são seus parentes próximos. Quando, por alguma razão, membros de uma alcateia de lobos se afastam, o uivo serve para fornecer a exata localização do grupo, a fim de facilitar o retorno dos companheiros que estão longe. Trata-se de uma forma bastante eficaz de manter a alcateia unida no ambiente selvagem. 

Nossos cães agem de forma parecida, ainda que grande parte deles viva nas cidades e não tenha outros cães por perto (na verdade, somos nós, seres humanos, a matilha dos nossos cães). Quando saímos de casa e deixamos nosso cachorro sozinho, ele pode uivar na esperança de que esse sinal emitido por ele possa nos auxiliar no caminho de volta. Alguém tem de avisar os peludinhos que sabemos de cor o nosso próprio endereço…

2. Uivo pode ser sintoma de síndrome de ansiedade de separação

Não é incomum que nossos cãezinhos fiquem ansiosos por estarem longe de seus donos. Sim, os cães são animais altamente sociais e dependem do grupo inclusive emocionalmente. Quando nos afastamos de casa para trabalhar, estudar ou viajar, nossos cães podem ficar bem ansiosos, e um dos sintomas dessa ansiedade é o uivo. 

A síndrome da ansiedade de separação é um distúrbio comportamental que afeta um número considerável de cães domésticos. Além do uivo, há outros sintomas dessa condição, como destruição de objetos, defecação em locais impróprios e inquietação. 

3. Cães uivam para chamar atenção

Cachorros podem chamar a atenção de humanos de muitas formas, sendo que uma delas é o uivo. Esse pedido de atenção pode ser motivado por algumas coisas, como falta de água, falta de comida ou mesmo falta de carinho.  

4. Cães uivam quando estão machucados ou estão doentes

Quando sentem dor, os cães podem uivar. E essa dor pode ser motivada por algum ferimento ou doença. Por isso, o uivo pode ser o sinal de que algo não vai bem com seu cãozinho.

5. Cães uivam para afastar inimigos

Sim, nossos cachorrinhos podem uivar para afastar inimigos de seu território, o que não deixa de ser uma forma de comunicação. Nesses casos, é como se nosso cãozinho dissesse: “Alto lá! Não chegue perto!”. 

Na natureza, os lobos fazem isso para afastar intrusos, geralmente membros de alcateias rivais. Como o território do nosso pet é a nossa casa, nossos cães podem uivar para afugentar intrusos, que podem ser outros cães ou seres humanos. 

6. Cães uivam para emitir sinais de alerta

Muitos cães uivam quando ouvem sons agudos, como sirenes de ambulâncias ou viaturas policiais. Nesse caso, o uivo pode servir de alerta para os donos de que algo nas proximidades constitui uma ameaça. Assim, o uivo funciona como um sinal de alerta para a matilha.

7. Cães uivam para chamar a atenção de cadelas no cio

Devido ao seu faro super aguçado e ao odor exalado pelas fêmeas que estão no ciclo reprodutivo (feromônios), os machos podem detectar possíveis parceiras a quilômetros de distância. Uma forma dos machos chamarem a atenção dessas fêmeas é uivando. Por isso, se seu cachorro está uivando sem parar, pode ser que haja alguma cadela no cio na vizinhança.

Gostou desse conteúdo: