Roanoke: já foi desvendado o mistério da Colônia Perdida?


Roanoke é um dos maiores mistérios da história dos Estados Unidos. Trata-se da primeira tentativa de colonização britânica na América do Norte no final do século XVI. Porém, em 1590, apenas três anos após o início do assentamento, todos os 117 colonos desapareceram misteriosamente. Até hoje ninguém sabe dizer ao certo o que aconteceu.

O nome Roanoke voltou ao centro das atenções quando saiu a 6ª temporada da aclamada série American Horror Story. Isso porque os criadores resolveram trazer ao centro da trama uma lenda envolvendo a Colônia Perdida. Na série, os espíritos da ex-colônia ainda assombram a região.

american horror story roanoke
Cartaz da 6ª temporada de American Horror Story.

Mas deixando de lado a ficção, o que se sabe realmente sobre Roanoke? Como que 117 pessoas simplesmente desaparecem da noite pro dia? Apesar de haver diversas hipóteses sobre o que aconteceu, algumas delas bem convincentes, nenhuma delas até hoje pôde ser comprovada. E o mistério continua.

Roanoke: a primeira colônia dos Estados Unidos

Você já deve ter lido nos livros de História que o primeiro assentamento permanente de britânicos na América, fundado em 1607, foi Jamestown, na Carolina do Norte. Mas antes disso houve outras tentativas de fixar populações no Novo Mundo. A primeira delas foi na Ilha de Roanoke, 160 km ao sul de Jamestown.

Roanoke mapa
Detalhe de um mapa da costa da Virgínia (com Roanoke no centro) feito no século XVI pelo gravurista Theodor de Bry.

As expedições à Ilha de Roanoke

Houve três expedições a Roanoke entre 1584 e 1587. A primeira delas teve o objetivo de mapear o terreno. A segunda, no ano seguinte, foi mais ousada: os britânicos tentaram localizar pedras preciosas e um caminho para o Pacífico. Para isso, adentraram mais o continente. E acabaram criando inimizade com os nativos da região.

Esses conflitos resultaram no assassinato de Wingina, um chefe indígena algonquiano. Pelo que se sabe, os exploradores dessa segunda expedição foram expulsos pelos indígenas.

Mas em 1587 os britânicos foram para ficar. Ao menos, era isso que eles pensavam. Uma nova expedição liderada pelo explorador Sir Walter Raleigh finalmente estabeleceu-se na ilha. Desta vez, eram famílias inteiras de ingleses, com mulheres e crianças, a maioria londrinos.

Da fundação da colônia ao seu desaparecimento

John White, que havia feito parte das expedições anteriores, foi nomeado governador. Ele era avô da primeira criança inglesa nascida no Novo Mundo: Virginia Dare, que foi batizada com esse nome em homenagem à Colônia da Virgínia.

batizado de Virginia Dare
O Batismo de Virginia Dare, do artista plástico William Ludwell Sheppard.

Mas o governador White teve de voltar à Inglaterra no mesmo ano para buscar mantimentos. Devido à Guerra Anglo-Espanhola, iniciada em 1585, seu retorno foi adiado algumas vezes. Só voltou três anos depois. E no lugar do assentamento de Roanoke, com centenas de pessoas, encontrou uma Colônia Fantasma.

Além das casas abandonadas e dos objetos espalhados pelo chão, White e os marinheiros que desembarcaram na ilha encontraram duas pistas. As letras "CRO" gravadas numa árvore e o nome "CROATOAN" escrito numa estaca de madeira de uma fortificação.

croatoan roanoke
Ilustração de livro do século XIX mostra White e outros exploradores ingleses chegando à colônia abandonada.

O que pode ter acontecido com os colonos ingleses

Como já dissemos, até hoje não se sabe o que de fato aconteceu com as famílias inglesas viviam na Ilha de Roanoke. Portanto, o que temos são hipóteses.

1. Assimilação pelos povos nativos

Uma das teorias mais aceitas é a de que os colonos ingleses se mudaram para a Ilha Hatteras, na época conhecida como Croatoan, 80 km ao sul. Essa teoria faz muito sentido. Antes de deixar a ilha, White combinou com os colonos para eles deixarem um sinal indicando seu paradeiro se fosse necessário abandonar a ilha. Como acabamos de ver, não apenas um, mas dois sinais foram deixados.

Além disso, sabe-se que o povo croatoan era aliado dos europeus recém-chegados. Assim, faz sentido pensar que, devido a alguma dificuldade (um ataque inimigo, por exemplo), os colonos tenham recorrido à ilha onde vivia a tribo aliada. E ali tenham se integrado aos nativos.

O próprio White acreditava nessa possibilidade e queria ir a Croatoan. Mas, devido a dificuldades da jornada, foi obrigado a retornar à Inglaterra. Não foram feitas expedições posteriores para tentar resgatar os colonos, que foram literalmente abandonados à própria sorte.

Apesar dessa teoria ser muito plausível, escavações arqueológicas feitas em Hatteras ainda não foram suficientes para comprovar essa hipótese.

escavações arqueológicas Roanoke
Escavações arqueológicas na Ilha de Roanoke tentam encontrar respostas para o grande mistério.

2. Doenças

Uma outra hipótese, bastante plausível, é a de que a colônia recém-fundada tenha sido assolada por algum tipo de doença. Isso teria obrigado os colonos a abandonarem o assentamento, dividindo-se em grupos menores, que se dispersaram pelo interior do território. Para onde, ninguém sabe...

3. Massacre, rapto ou fuga

Não podemos deixar de pensar que muitas tribos que viviam no território dos atuais Estados Unidos eram hostis aos europeus. Essa hostilidade, como vimos, era uma resposta à hostilidade invasora.

A segunda expedição inglesa a Roanoke criou muitas inimizades e culminou no assassinato de uma liderança indígena. Isso nos faz pensar que esse clima bélico tenha permanecido e se voltado contra as famílias que foram para lá em 1587.

Lembremos também que White encontrou uma paliçada defensiva montada quando ele retornou à colônia em 1590. Sinal de que os colonos chegaram a armar defesa contra ataques inimigos. A batalha pode ter resultado em três coisas:

  1. os ingleses foram massacrados;
  2. os ingleses foram raptados;
  3. os ingleses fugiram, provavelmente para Croatoan, podendo ter sido assimilados pelos nativos de lá.

4. Mudança para o interior

Uma linha de pesquisa mais recente aponta para outro destino, diferente de Croatoan. Em vez de 80 km ao sul, os colonos teriam se dirigido 80 km a oeste, para o interior, onde teria existido um forte.

Essa teoria se baseia num suposto sinal deixado por White num mapa da Carolina do Sul que ele próprio produziu. A possível localização desse forte foi batizada pelos pesquisadores do Museu Britânico de "Site X". Teria sido este o destino das centenas de colonos de Roanoke?

Apesar das incansáveis pesquisas, até hoje não foi encontrada nenhuma evidência arqueológica de que os colonos tenham se mudado para esse local depois de 1587.

Conteúdos que também podem te interessar:

7 mistérios sobre o Triângulo das Bermudas que ainda não foram resolvidos

14 curiosidades sobre a comunidade Amish