22 coisas produtivas para fazer quando não se tem nada para fazer


Quando você tem uns minutos livres no seu trabalho, está de férias ou apenas entediado demais, uma pergunta que surge nesses momentos é: "O que fazer agora que não tenho nada para fazer?".

Esse tempo livre pode ser bem útil, se você souber aproveitá-lo da maneira correta! Então, para ajudar, montamos uma lista de coisas produtivas que você pode fazer quando não tiver nada para fazer, antes de ir correndo abrir o feed do seu Facebook.

1. Assista a um tutorial e aprenda algo novo

desenhar
Aprenda a desenhar assistindo a um tutorial na internet.

Hoje em dia podemos fazer cursos sem sair de casa! Há, na internet, tutoriais bem bacanas, ministrados por gente que entende do assunto, e totalmente de graça!

Quando a gente não sabe o que fazer e quer ocupar o tempo com algo produtivo, que tal aprender a cuidar das plantas? Há diversos tutoriais de jardinagem na internet. Se você curte desenhar mas nunca deu muita atenção a isso, há cursos que ensinam a desenhar passo a passo. Quer mudar o visual e brincar com as amigas (ou amigos)? Faça um tutorial de maquiagem.

Opções na net não faltam para quem quer usar o tempo livre pra aprender coisas bacanas. É só dar um Google que você vai encontrar bastante coisa. Há inclusive tutoriais que ensinam a fazer tutoriais!

2. Limpe o spam e a caixa de entrada do seu e-mail

email

Está esperando sua aula começar, ou tem um tempo antes de uma reunião? Você pode usar esses minutos para organizar e limpar a caixa de entrada do seu e-mail.

Se ela estiver muito cheia, talvez você não consiga fazer tudo de uma vez, mas reduzir o volume já pode ser de grande ajuda para deixar seu e-mail mais organizado.

Você também pode criar marcadores em seu e-mail, e organizar arquivos importantes por tags, como trabalho, projetos extras e pessoal.

Além disso, seu spam pode ter mensagens importantes, que o seu provedor do e-mail tenha identificado errado. Alguns minutos podem ser úteis para dar uma checada e separar os spans das coisas que simplesmente foram deslocadas.

3. Crie metas para sua vida

Metas

Separe 10 minutos para pensar sobre seus objetivos, pessoais e profissionais. Se você ainda não possui uma lista de objetivos, comece a criar um, ou revise-o se você já tiver. Você pode criar uma lista de ações que você precisa realizar nas próximas semanas, para tornar esses objetivos em realidade.

Que passo eu posso dar hoje? Quanto mais você se concentrar nesses objetivos e revisá-los, mais provável que eles se tornem realidade.

4. Limpe sua mesa de trabalho ou estudo

mesa

Você pode aproveitar alguns minutos livres para arrumar sua mesa, se livrando de papéis ou qualquer lixo, e organizando os itens em cima e em volta da sua mesa. Quando trabalhamos em lugares organizados, além do ambiente ser mais satisfatório, temos menos distrações e nos tornamos mais produtivos.

Se estiver empolgado com a arrumação, pode aproveitar também para tirar livros da sua estante que você sabe que não vai ler, ou excluir aplicativos que já não utiliza no seu celular.

5. Livre-se de coisas que você não usa mais

armário de roupas

Essa dica é importante e, apesar de parecer meio chato fazer isso, pode confiar que vale a pena! Dependendo da sua disposição e do seu estado de espírito, essa tarefa pode até se tornar bastante divertida.

Seu objeto de arrumação pode variar muito. Já experimentou fazer um pente fino na sua carteira, bolsa ou mochila? Acumulamos tantos papeizinhos e bugigangas ao longo do tempo que às vezes é bom dar uma esvaziada nessas coisas. Mas você pode ousar mais e fazer essa limpeza, por exemplo, nas suas gavetas, nos seus armários - que tal doar as roupas que você não usa para quem precisa?

6. Experimente cozinhar uma coisa bem gostosa!

crianças cozinhando

Uma coisa ótima para fazer quando não se tem nada para fazer é se arriscar na cozinha. Aprender a cozinhar coisas novas, além de eventualmente trazer resultados deliciosos, é sempre algo bastante produtivo.

Nem é preciso dizer onde procurar ótimas receitas e dicas culinárias, não é mesmo? A internet está cheia de vídeos com chefs de cozinha renomados ensinando receitas básicas e, em grande parte dos casos, com ingredientes bastante simples que costumamos ter em casa.

Bora vestir o avental da vovó e pôr a mão na massa? Além de produtivo, costuma ser bem divertido!

7. Comece um diário!

diário

Mesmo que você não curta muito escrever, vale a pena se esforçar um pouquinho. Manter um diário é produtivo em vários sentidos. A gente exercita a escrita, expõe sem censura nossas ideias (e sentimentos) e registra nosso dia a dia para que no futuro possamos saber o que pensávamos no passado.

É um baita passatempo escrever um diário. Quem tem adora! E para começar, basta pegar um caderninho novo, pôr a data no topo da página e registrar ali tudo o que você quiser sobre o seu dia - suas experiências, descobertas, aprendizagens, pensamentos etc.

Você vai ver que dali sairão ótimos insights sobre você mesmo, além de ser uma fonte riquíssima de ideias para quem desenvolve atividades criadoras. Grandes escritores, grandes cientistas, costumam manter diários. Por que não aproveitar seu tempo livre para começar um?

8. Mude o visu do seu quarto

quarto desarrumado

Já experimentou dar uma repaginada no seu quarto? Mudar a cama de posição, tirar aquele quadro antigo de que você não gosta mais, instalar uma prateleira nova para os livros, pintar a parede de um nova cor... As possibilidades são imensas. Reorganizar os móveis pode ser o começo de tudo.

E por que isso é produtivo? Porque mudanças muitas vezes são bem-vindas na nossa vida. Mudar o visual do quarto, visando à renovação do espaço e à organização, pode dar uma refrescada no ambiente. Experimente fazer isso, se achar necessário. Use a criatividade e tente deixar seu quarto com a sua cara.

9. Assista a um documentário

jovem vendo TV

Filmes são distrações super produtivas em momentos em que não há nada para se fazer. Documentários, em particular, têm a vantagem de retratar (claro que sempre a partir de um determinado ponto de vista) fatos históricos e biografias, servindo como uma fonte importante de conhecimento.

Documentários costumam pôr em questão temas bem relevantes e fazem a gente pensar sobre o mundo. Por exemplo, o documentário vencedor do Oscar 2020, American Factory, problematiza as relações de trabalho e o encontro entre culturas filmando o dia a dia de uma fábrica nos EUA.

The Game Changers, de 2018, conta com relatos de atletas de alta performance e mostra os benefícios de uma alimentação saudável, criticando certos preconceitos alimentares. Ambos os filmes estão disponíveis na Netflix.

O que não faltam são bons filmes, disponíveis online em plataformas de streaming, que põem a gente pra pensar de forma crítica sobre o mundo.

10. Faça pequenas sequências de exercícios físicos

Alongamento

Nunca tem tempo para se exercitar? Saiba que 10 minutos são suficiente para fazer algumas flexões e abdominais.

Você também pode tentar algumas posições de ioga ou se alongar. Se fizer isso 2 a 3 vezes por dia, sentirá uma grande diferença no seu dia, e na sua postura.

11. Dê um passeio

passeio

As vezes até temos coisas para fazer, mas não conseguimos nos concentrar em nada. Nesse momento, você pode se levantar e dar um passeio. Você pode fazer isso em qualquer lugar, mesmo dentro de um escritório, e além de desocupar sua mente e relaxar, é uma boa maneira de esticar suas pernas.

Caso tenha mais tempo livre, pode aproveitar para andar em alguma parte da sua cidade que você ainda não conheça direito.

12. Desafie seu cérebro

homem jogando sudoku

Geralmente, quando não temos nada para fazer, acabamos deitando no sofá e apelando à TV e às redes sociais. Nada contra isso. Há muitas coisas produtivas na TV e nas redes sociais. Mas aqui estamos falando de atividades produtivas diferentes, que saiam um pouco da rotina.

E nada mais produtivo do que pôr a nossa massa cinzenta para funcionar. Desafiar o cérebro! Já jogou Sudoku? Sudoku é um jogo individual de lógica e raciocínio com números. É extremamente viciante! Outro passatempo incrível, e super desafiador das nossas capacidades intelectuais, são as boas e velhas palavras-cruzadas.

Há sites na internet com jogos gratuitos de Sudoku, como este: sudoku.com. Recomendamos começar no nível fácil e ler bem as instruções antes de começar.

13. Atualize seu perfil em redes sociais

Social media

Você pode aproveitar um momento de tédio para atualizar suas contas nas redes sociais. Mas veja bem, isso não é o mesmo que ficar rolando no feed do seu Instagram.

Quando não estamos procurando emprego, é normal esquecermos de atualizar perfis, como o do LinkedIn. Mas você pode aproveitar um dia que estiver lento nos estudos ou no trabalho para revisar o que você escreveu lá antes, e atualizar com as coisas que tem feito.

Na hora que precisar dele de novo, seu trabalho será muito menor. Manter ele atualizado também pode ser útil para fazer novos contatos que te ajudem em seu trabalho atual.

14. Inscreva-se para um webinar ou curso online

curso online

Existem inúmeras oportunidades para aprender online, sem ter que deixar o conforto da sua casa. Você pode começar se inscrevendo para um webinar, ou algum curso online de curta duração. Um tempo de 1h ou 2h já pode ser suficiente para melhorar suas habilidades em determinada área.

Existem diversos cursos, e-books e tutoriais no Youtube, que são grátis. Alguns profissionais têm usado até mesmo a ferramenta de live no Instagram, ou feito pequenos tutoriais no Youtube, dando dicas rápidas de edição de fotografia, de codificação em HTML, no uso de planilhas ou para aprender novas línguas, entre vários outros temas.

15. Pratique um pouco de meditação

Meditação

Você não precisa de um tapete de ioga para fazer isso. E pode fazê-lo em qualquer lugar, mesmo sentado no seu sofá.

Feche os olhos e concentre-se em sua respiração. Você pode colocar um alarme de 10 minutos, e tentar relaxar e se livrar dos seus pensamentos enquanto isso. Um pequeno tempo de meditação pode ser extremamente refrescante para sua cabeça.

16. Faça backup do seu disco rígido

HD externo

Ninguém está imune de um problema no computador, e as vezes eles podem render muita dor de cabeça, caso você perca documentos importantes, ou fotos daquela viagem.

Aproveite seu tempo livre para fazer backup dos seus materiais. Você pode colocar arquivos e trabalhos em nuvem, ou passá-los para um HD externo. Caso esteja no computador do seu trabalho, também pode enviar para os servidores da empresa. Assim, caso algum imprevisto aconteça, seus arquivos estarão a salvo.

17. Atualize os aplicativos do seu telefone

Aplicativos

Os aplicativos de smartphones estão cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia, nos auxiliando em atividades como chamar um táxi, nos comunicar, planejar uma viagem ou organizar as finanças.

No entanto, as vezes baixamos algum aplicativo para uma atividade momentânea, e já não precisamos dele. Porém ele continua lá a ocupar espaço na memória. Aproveite alguns minutos livres para checar sua lista de aplicativos, ver o que ainda é útil para você e atualizá-los para sua versão mais recente.

18. Crie uma lista de livros relacionados a sua área

books

A leitura é uma das maneiras mais clássicas de se melhorar em algum tema. Há sempre livros novos e interessantes, escritos por especialistas e líderes em todas as áreas.

Quando você estiver se sentindo entediado, é uma boa hora para começar a criar uma lista de autores e livros que você gostaria de ler. Assim quando for começar uma nova leitura, não precisará de muito tempo para se decidir.

19. Elimine tarefas rápidas

Checklist

Mesmo que você não tenha energia suficiente para começar uma grande tarefa em determinado momento, você pode ter o suficiente para fazer uma pequena.

Caso possua uma lista de tarefas diárias, ou semanal, verifique quais itens podem ser feitas rapidamente, como fazer uma chamada telefônica ou enviar um e-mail.

20. Leia pequenos artigos de seu interesse

artigos

Faça uma pasta com bons artigos e matérias de revista, para que você possa ler depois. Leve eles contigo no seu computador, ou imprima, e sempre que tiver um tempinho livre, comece a ler um desses artigos.

Se o texto estiver na Internet, você também pode marcar o site em seus favoritos, para ler quando tiver um tempinho livre.

21. Coloque seus compromissos em uma agenda

agenda

As vezes perdemos alguns compromissos simplesmente porque esquecemos de anotá-los em algum lugar. Você pode aproveitar seu tempo livre para colocar esses compromissos em uma agenda.

Você também pode definir datas para algumas atividades que você está enrolando para fazer, como agendar aquele médico ou dentista.

Caso tenha muito tempo, pode até mesmo ir fazer algumas coisas que não temos tempo no dia-a-dia, como mudar o óleo do carro ou ir ao cabeleireiro.

22. Ouça podcasts

podcasts

Podcasts são uma maneira incrível de passar o tempo em ônibus, carro, ou esperando em uma fila de banco. Você pode baixar os podcasts com assuntos do seu interesse, e ouvir quando estiver sem nada para fazer.

Existem diversos temas, como negócios, comédia, ciência, entre outros. É um ótimo jeito de passar seu tempo aprendendo algo novo, ou simplesmente descontraindo.

Agora, quando não tiver nada para fazer, pode dar uma checada nessa lista e logo vai arrumar algo produtivo para ocupar seu tempo!

Veja agora 18 coisas que você pode fazer todos os dias para ficar mais inteligente