8 palavras do português que tem raízes bem estranhas no latim


A língua portuguesa, assim como o espanhol, italiano e o francês, tem sua origem no latim. Apesar de ter influências também de outras línguas, muito do que falamos hoje vem de palavras em latim, e a história de como algumas delas surgiram podem ser bem interessantes e surpreendentes!

1. Paixão

Paixão

A paixão vem da palavra latina “patior”, que significa suportar ou sofrer. Portanto, presumivelmente, uma paixão é algo que faz com que você sofra, ou algo que você tenha que suportar. Isso pode fazer você pensar duas vezes antes de chamar a pessoa que você gosta de sua paixão.

2. Arena

Arena

Arena vem da palavra latina “harena”, que significa areia. Esta palavra leva esse significado porque na Roma Antiga, os estádios onde os jogos aconteciam estavam cheios de areia. Assim, a própria harena, ou areia, se associou ao lugar onde os gladiadores lutavam entre si.

Apesar de nossas arenas de hoje não serem mais preenchidas com areia, a associação com a violência e as situações de vida ou morte permaneceu.

3. Lunático

Lunático

Lunático vem da palavra em latim “lunaticus”, que é um adjetivo usado para descrever alguém associado ou que pertence a “luna”, ou lua. Só que para os romanos, a lua era capaz de causar insanidade temporária, então os lunáticos seriam loucos.

4. Fabuloso

Fabuloso

Fabuloso vem da palavra latina “fabula”, que significa história. É fácil ver como a palavra veio a ser usada como é hoje: quando algo incrível acontece com alguém, essa pessoa quer contar a história sobre isso para outras. Então algo fabuloso seria algo digno de virar história.

5. Testificar

Testemunhar

Testificar e todas as palavras relacionadas com "testemunho" têm uma história engraçada. Tecnicamente, testemunhar vem da palavra latina “testis”, que simplesmente significa testemunho. Porém, a palavra “testis” é também relacionada à palavra latina “testiculus”, que significa testículo.

O uso desse termo provavelmente vem da antiga prática romana de jurar pelos seus testículos, que servem como uma representação dos seus descendentes, do seu legado.

6. Músculo

Musculos

Embora existam muitas palavras médicas com raízes latinas, a raiz de músculos é mais interessante do que a maioria. Ele vem da palavra latina “musculus”, o diminutivo da palavra mus, que significa rato. Então, músculo vem da palavra em latim para “pequeno rato".

Aparentemente, os romanos pensavam que certos músculos se pareciam com pequenos ratos debaixo da nossa pele, e por isso o chamaram assim.

7. Seminário

Seminário

O seminário vem da palavra latina “seminarius”, que significa plantação de semente. O termo faz até certo sentido se pensarmos que durante um seminário as sementes de conhecimento e sabedoria são plantadas e nutridas.

Já a palavra “seminarius” vem da palavra latina “semen”, que literalmente significa semente, mas que leva as mesmas conotações que a palavra “sêmen” tem hoje.

8. Sinistra

Sinistra

No latim, a palavra “sinistra” significa esquerda. Para os romanos, a mão esquerda, o lado esquerdo e basicamente tudo que tenha a ver com a esquerda era ruim.

Isso provavelmente decorre do fato de que a maioria das pessoas é destra, tornando a esquerda desfavorável por vários motivos.

Veja também 10 frases em latim que inspiraram expressões famosas hoje em dia