Maine coon e outras raças de gatos gigantes: curiosidades sobre esses enormes pets


Independentes e pequenos, os gatos são considerados pets ideais para todo tipo de pessoa que prefere um animalzinho que não ocupe muito espaço dentro de casa. Quer dizer, isso era o que pensávamos. Gatos gigantes são também extremamente populares ao redor do mundo e os da raça maine coon podem chegar a medir mais de 1 metro de comprimento.

Os gatos gigantes tomaram a internet e muitos deles viraram celebridades nas redes sociais, possuindo contas populares no Instagram e até mesmo canais no Youtube. Confira agora as maiores curiosidades sobre os incríveis gatos gigantes que existem pelo mundo!

Maiores raças de gatos do mundo

Maine Coon

hipercultura-gatos-gigantes-01

  • Comprimento: Geralmente 25 cm e 41 cm, pode chegar a mais de 1 metro.
  • Peso: Podem chegar a pesar 11 kg

Essa é reconhecidamente a mais longa raça de gatos domesticados encontrada no mundo! A história conta que os gatos levados da Europa para o norte dos Estados Unidos nos Séculos XVI e XVII foram se adaptando para resistir às baixas temperaturas da região e foi assim que os mais fortes e de pelagem mais grossa sobreviveram.

Maine coons são reconhecidos como uma raça oficial do estado do Maine nos Estados Unidos, extremo nordeste do país. Apesar de grandes, os gatos dessa raça são dóceis e muito adaptáveis aos mais variados ambientes, contanto que possuam um espaço maior para fazer exercícios e brincar.

Os gatos dessa raça são encontrados nas mais variadas cores de pelagem: brancos, pretos, creme, cinzas e dourados. A expectativa de idade destes gatões são de 9 a 13 anos, sendo o problema de saúde mais recorrente da raça os relacionados ao músculo cardíaco.

Ragdoll

hipercultura-gatos-gigantes-04

  • Comprimento: 40 cm a 66 cm
  • Peso: Podem chegar a pesar 9 kg

Em português, rag doll quer dizer boneca de pano. Mas por que uma raça de gatos tem esse nome? Bom, os ragdolls foram desenvolvidos para serem os perfeitos companheiros em casa, para amar seus humanos e adorarem ser levantados por eles, muito diferente de outras raças de gatinhos.

Desenvolvido nos anos de 1950 nos Estados Unidos, essa raça é extremamente dócil e prefere a companhia de pessoas do que de outros animais, sendo também muito quietinhos ao longo do dia.

Por vezes, o comportamento desta raça é comparada a de um cachorro, pois eles te recebem quando você chega em casa, te seguem por todo lado e adoram dormir na cama com você.

Savannah

hipercultura-gatos-gigantes-03

  • Comprimento: 51 cm a 56 cm
  • Peso: Podem pesar até 11 kg

O gato savannah é uma raça híbrida, resultado do cruzamento de um gato doméstico com um serval, espécie de felino selvagem da região da savana na África. Por ser o resultado de espécies diferentes, a maior parte deles são estéreis, ou seja, não podem procriar, o que torna esta raça muito rara ao redor do mundo.

Este exótico pet, lembra um guepardo de menor estatura por sua coloração amarela com manchas pretas ao longo de seu corpo. Eles são bastante curiosos e ativos, tendo em vista seu DNA metade selvagem. Os gatos da raça savannah podem pular mais de 2 metros do chão, por isso, vão necessitar de donos ativos assim como estes pets.

Devido ao seu controverso cruzamento, alguns estados dos Estados Unidos e alguns países do mundo, como a Austrália, proíbem a entrada dessa raça, pelo medo de que se eles procriarem e escaparem, poderiam mudar o ecossistema da região.

Norueguês da Floresta

hipercultura-gatos-gigantes-02

  • Comprimento: 30 cm a 46 cm
  • Peso: Podem chegar a pesar 8 kg

Segundo lendas, os gatos da raça norueguês da floresta foram em uma época substitutos dos cavalos e chegavam a puxar carruagens na região da Escandinávia. Mas isso é apenas uma lenda. Eles são realmente mais encontrados na região da Escandinávia e sua principal característica física é a cabeça triangular.

Com um musculoso pescoço, orelhas médias e um queixo longo, estes gatos possuem também as pernas traseiras um pouco maiores que as dianteiras, sendo ótimos saltadores.

Sua pelagem mais grossa os protegem no frio, mas demandam escovação pelo menos uma vez por semana. Eles podem viver até os 14 anos de idade, não tendo doenças genéticas relacionadas à raça.

Ashera

hipercultura-gatos-gigantes-05

  • Comprimento: Podem chegar a 150 cm
  • Peso: Podem chegar a pesar 15 kg

Este belo gato híbrido é o resultado de um cruzamento entre o gato-doméstico, o serval e o gato-leopardo. Ele foi desenvolvido pela empresa Lifestyle Pets nos Estados Unidos e podem chegar ao exorbitante preço de 28.000 dólares.

Apesar de sua aparência selvagem, os gatos dessa raça foram desenvolvidos para serem animais dóceis e adaptáveis, assim como outros gatos domésticos.

Barivel: o maior gato doméstico do mundo!

hipercultura-gatos-gigantes-06
O gato da raça maine coon Barivel é atualmente o maior gato doméstico de acordo com o Livro dos Recordes.

De acordo com o Guinness Book, o livro dos recordes, o título de maior gato doméstico do mundo atualmente está com Barivel, um gatinho da raça maine coon que vive na Itália. Quando medido em 2018, o felino já estava com 120 cm e isso aos 2 aninhos de idade. Para ter uma ideia, ele é maior do que 7 iPads juntos.

Morador de Vigevano, comuna localizada próxima à cidade de Milão, o gato é uma pequena celebridade local, pois seus donos costumam passear com Barivel em um carrinho de bebê pelas ruas e praças da cidade.

Os donos de Barivel dizem que o gato é muito calmo e bastante tímido. Quando as pessoas o encaram ou tentam fazer carinho nele, ele fica bastante chocado, preferindo ter sua privacidade mais respeitada. A raça maine coon pode continuar crescendo até os quatro ou cinco anos de idade, por isso, seus donos acreditam que Barivel vai crescer mais um pouquinho e continuar detentor do título do Guinness Book.

hipercultura-gatos-gigantes-07
Stewie foi o maior gato doméstico já verificado pelo Livro dos Recordes. Também da raça maine coon ele chegou a medir 123 cm.

Contudo, nenhum gato doméstico já ultrapassou o tamanho de Stewie um outro gato da raça maine coon que media 123 cm e tinha a maior calda de todos os gatos domésticos já verificados, com 41,5 cm.

Stewie era um gato de terapia certificado e frequentemente visitava um lar de idosos perto de sua casa. Ele infelizmente faleceu aos oito anos de idade vítima de câncer.

Preço de gatos gigantes

Gigantes até mesmo nos preços, essas raças de gatos vão te custar uma pequena fortuna, caso você deseje comprá-los. Filhotes de maine coon podem ser encontrados à venda entre os valores de 2.500 reais até 7.500 reais. Já os filhotes de ragdoll ficam na faixa dos 1.700 reais, podendo chegar até 5.000 reais.

Asheras e savannahs são muito mais difíceis de encontrar no Brasil e seu preço pode ser superior a casa dos 20.000 dólares por encomenda.

Lembramos que existem muitos gatinhos para adotar por aí, mas se você decidir pela compra, procure lojas e criadores de confiança e faça uma extensa pesquisa sobre os cuidados com estes pets.

Gostou deste conteúdo? Descubra também 25 espécies de felinos encontradas no Brasil e no mundo