Azul, amarelo, rosa, vermelho ou laranja: Qual cor de diamante vale mais?


Os diamantes são as gemas mais populares e valiosas do mundo, podendo valer até mesmo milhões de dólares, porém, a grande maioria dos diamantes extraídos em todo o mundo são considerados incolores.

Apenas 1 em cada 10.000 quilates extraídos são considerados diamantes coloridos! Para colocar isso em perspectiva, 1 quilate seria aproximadamente o peso de metade de um um grão de arroz e 10.000 quilates seriam aproximadamente 2 quilos. 

Ou seja, os diamantes coloridos são muito raros! Mas não é apenas a sua raridade que os torna valiosos: a cor em si desempenha um grande fator no valor de cada diamante. Descubra então qual cor de diamante vale mais! 

Diamante amarelo

Diamante amarelo

Os diamantes amarelos são os diamantes coloridos mais comuns, e são formados quando traços de nitrogênio estão presentes em um diamante. Uma concentração de apenas 0,10% de nitrogênio é suficiente para transformar um diamante incolor em amarelo!

A cor de um diamante amarelo pode variar de uma cor marrom amarelado a um amarelo vibrante intenso, sendo que os mais brilhantes são mais desejados e mais valiosos do que tons mais castanhos de amarelo.

No geral, os diamantes amarelos, principalmente os com tons de castanho, podem ser bastante acessíveis e são os diamantes coloridos menos caros.

Diamante laranja

Diamante laranja

Assim como os diamantes amarelos, os diamantes laranjas recebem essa cor por causa do nitrogênio. No entanto, para produzir uma cor laranja, os átomos devem estar alinhados de uma forma muito precisa e incomum, o que os torna incrivelmente raros. Na verdade, apenas minas na Austrália e na África já produziram diamantes laranjas.

Em 2013, o maior diamante laranja do mundo foi vendido por 35,5 milhões de dólares. O diamante possuía 14,82 quilates, quase 3 vezes maior do que qualquer outro diamante laranja já conhecido.

Diamante azul

Hope Diamond
Diamante Hope

Quando traços do elemento boro estão presentes em um diamante, ele se tornará azul. Dependendo da concentração de boro, um diamante pode ir do azul claro ao escuro, além de uma variedade de tons verde-azulado.

Um dos diamantes mais famosos de todos os tempos, o diamante Hope, é um diamante azul. É considerado um dos diamantes mais valiosos do mundo, com um valor estimado de cerca de 200 milhões de dólares. Atualmente ele pertence ao Instituto Smithsonian, nos EUA.

Outro diamante azul muito conhecido é o Blue Moon. Em 2015, ele foi vendido por 48,4 milhões de dólares, batendo o recorde de diamante mais caro já vendido. O que torna a venda especialmente notável é que esse diamante pesa apenas 12 quilates, o que significa que cada quilate custou cerca de 4 milhões.

Diamantes vermelho e rosa

The-Moussaieff-Red-Diamond
The Moussaieff 

O valor de um diamante é dado de acordo com sua raridade, e entre os diamantes coloridos, os vermelhos são os mais raros de todos, sendo encontrados apenas em minas na África, Austrália e no Brasil. Ao contrário dos outros diamantes coloridos, é uma peculiaridade na estrutura do diamante que o faz ser vermelho ou rosado, e não a presença de algumas impureza química.

Eles são tão raros que apenas 20 ou 30 diamantes verdadeiramente vermelhos já foram descobertos, e por isso eles são os mais valiosos entre os diamantes coloridos! O maior diamante vermelho do mundo é o Moussaieff Vermelho, que foi descoberto em Minas Gerais, pesando um pouco mais de 5 quilates. Esse diamante foi vendido em 2001 por cerca de 10 milhões de dólares!

Já entre os diamantes rosas, o Graff Pink de 24,78 quilates foi o recordista em seu valor, sendo vendido por 46 milhões de dólares em 2010.