Sabia que existem pessoas de olhos violeta ou com duas cores diferentes? Veja 7 curiosidade sobre a cor dos olhos


Os olhos humanos podem ter uma variedade de cores. No entanto, é surpreendente perceber que são apenas pigmentos do amarelo ao marrom que dão à íris sua cor verdadeira, ou que existem pessoas de olhos violeta e de duas cores diferentes. 

Veja esses e outros fatos interessantes sobre a cor dos olhos que você provavelmente não sabia.

1. A cor dos seus olhos é devido à concentração de melanina 

Iris macro

A determinação da cor do olho envolve dois pigmentos: a melanina, que é um pigmento marrom, e lipocromo, um pigmento amarelado. Quanto maior a concentração de melanina, mais escura será a cor dos olhos.

A forma como a íris dispersa a luz também altera a cor que percebemos. Quando você vê alguém olhos azuis, significa que há uma ausência de melanina.

2. Uma anomalia genética chamada heterocromia faz as pessoas terem olhos de cores diferentes

Heterocromia

Algumas pessoas nascem com os olhos de cores diferentes, ou com uma parte da íris de cor diferente do restante. O nome dessa bela anomalia é heterocromia, e estima-se que apenas 6 a cada 1000 pessoas a possuem. 

Essa característica geralmente surge por causa do DNA, mas também pode ter causa em lesões, uso de medicamento ou doenças.

3. Não existem olhos pretos, nem azul e verde

Olhos azuis

Olhos negros não existem! Nós só o percebemos assim devido à forte concentração da melanina na íris, que fazem com que os olhos castanhos escuros pareçam negros intensos.

Da mesma forma, não existem pigmentos verdes e azuis: é apenas o reflexo da luz que faz com que os olhos pareçam claros.

4. E por isso os olhos dessas cores parecem mudar

Iluminação nos olhos

Como as cores claras são causadas pela quantidade da luz refletida neles, as pessoas com olhos azuis, verdes ou avelã podem ter a cor do olhos alterados dependendo da iluminação, da roupa que eles estão vestindo ou da maquiagem que estão usando. 

O humor também pode mudar o tamanho da pupila, fazendo com que a íris pareça ter uma cor diferente. Isso não quer dizer que a quantidade de melanina está mudando, mas sim a forma como a luz está refletindo e se espalhando pela íris.

5. Existem pessoas com olhos violeta e vermelho

Olhos violeta

As pessoas com albinismo são frequentemente consideradas com olhos violetas ou vermelhos, no entanto, a verdade é um pouco mais complicada. O albinismo é uma condição que faz com que as pessoas tenham falta de pigmento nos cabelos, na pele e nos olhos.

Como falta pigmento na íris de pessoas com albinismo, a luz geralmente irá refletir em tons de vermelho por causa dos vasos sanguíneos da parte de trás da retina. Os olhos podem parecer violetas quando esta cor vermelha combina com a cor azulada da íris, que resulta da falta de melanina e dos efeitos de dispersão de luz acima mencionados.

Então, a razão pela qual os olhos parecem vermelhos é a mesma razão pela qual você pode ter olhos vermelhos em uma fotografia, que resulta da luz refletindo na parte de trás do olho e passando de volta pela íris. 

6. Castanho é a cor de olhos mais comum 

Olhos castanhos

Os olhos castanhos ocorrem devido à quantidade excessiva de melanina na íris, e é a cor de olhos mais comum entre os seres humanos. Mas a cor castanha trás com si enormes vantagens: além dessa cor ser mais resistente à luz, ela conta com uma maior proteção contra raios solares.

7. Apenas 2% da população mundial tem olhos verdes

Olhos verdes

A cor de olhos verde é a mais rara encontrada em todo o mundo, e estima-se que apenas 2% da população mundial tenha olhos dessa cor.

Essa cor verde é resultado de uma quantidade leve de pigmentação, com uma tonalidade dourada. Quando combinados com a dispersão azul natural do olho, as cores se misturam para dar uma aparência verde.

Agora que conheceu esses fatos sobre a cor dos olhos, descubra melhor como funciona a heterocromia e porque ela acontece.