Heterocromia: por que algumas pessoas tem olhos de cores diferentes?


Você já conheceu alguém com os olhos de cores diferente? Essa é uma característica física única, que intriga e fascina muitas pessoas! Apenas cerca de 6 em cada 1.000 pessoas têm essa característica chamada heterocromia, que geralmente é causada pelo DNA, mas nem sempre.

De onde vem a cor dos olhos?

O pigmento chamado melanina é o que determina a tonalidade e a cor dos olhos, que se desenvolve nas semanas seguintes ao nascimento. Os olhos dos recém-nascidos parecem azuis porque leva cerca de oito semanas para a quantidade de melanina designada geneticamente "colorir" suas íris.

Após isso, as pessoas com muita melanina em suas íris ficam com olhos castanhos, as pessoas com pouca melanina em suas íris com olhos azuis ou cinza, e quem tem quantidades médias ficam com olhos cor de avelã ou verdes. 

Os cientistas de hoje acreditam que dois genes controlam a cor dos olhos, e é a forma como esses genes interagem que fornece toda a gama de cores para os olhos das pessoas e que podem fazer com que algumas tenham olhos de duas cores diferentes.

Diferentes tipos de heterocromia

"Heterocromia" é um termo do latim que significa "cores diferentes" e descreve perfeitamente essa característica. Na verdade, existem três categorias distintas de heterocromia, embora algumas pessoas possam ter uma combinação de dois ou três desses tipos:

Heterocromia completa

Heterocromia completa

Na heterocromia completa, ou heterocromia iridis, a cor do olho de uma das íris se altera completamente, assim a pessoa tem um dos olhos de cor completamente diferente do outro.

Heterocromia setorial

Heterocromia setorial

Também conhecida como heterocromia iridum, ocorre quando apenas uma parte da íris possui uma cor diferente do restante. A heterocromia parcial pode ocorrer em um olho ou em ambos os olhos.

Heterocromia central

Heterocromia central

Neste tipo de heterocromia, a borda da pupila possui uma cor diferente do resto da íris, com picos de cor central irradiando da pupila em direção ao meio da íris.

Quais são as causas da heterocromia?

Há muitas razões diferentes para essa anomalia! Na maioria dos casos, as pessoas nascem com olhos de cores diferentes, mas existem casos onde a heterocromia é causada por outros fatores:

  • ADN familiar: Se essa característica existe desde a infância, provavelmente sua causa está no grupo genético da família. Na verdade, uma vez que é um traço autossômico dominante, existem grandes chances dessa anomalia genética passar dos pais para os filhos;
     
  • Trauma durante o nascimento: Se o trauma facial ocorrer perto do nascimento da criança, isso pode impedir a melanina de "colorir" o olho na área afetada do rosto;
     
  • Mutação genética: Às vezes, uma mutação em um dos genes que regulam a cor dos olhos pode ocorrer durante o desenvolvimento embrionário;
     
  • Doença: Existem certas doenças, como a síndrome de Horner, que podem causar heterocromia durante a vida de uma pessoa;
     
  • Lesão: A heterocromia que ocorre em fases avançadas da vida geralmente é causada por lesões oculares ou tipos específicos de medicação;
     
  • Quimera: Em circunstâncias extremamente raras, uma pessoa pode ser uma quimera (quando elas contêm DNA separado de um gêmeo não desenvolvido) e isso pode resultar em olhos com cores diferentes.

A heterocromia não é exclusiva de humanos

Gato com heterocromia

Embora raramente vista em humanos, a heterocromia completa é observada com mais frequência em outras espécies, principalmente em cachorros e gatos.

As raças de cães que geralmente exibem heterocromia incluem o husky siberiano, dalmatas, pastor australiano, collie, dachshund e Chihuahua. Já entre os gatos essa anomalia é mais comum entre as raças angorá turco, bobtail japonês e phynx.

Cachorro com heterocromia

A heterocromia completa também ocorre em cavalos, bovinos e até mesmo em búfalos. Também pode ser visto em furões com a síndrome de Waardenburg.

A heterocromia no folclore

Em nossa cultura, a heterocromia é meramente uma anomalia intrigante e que desperta a atenção, e uma série de famosos a possuem, como Dan Aykroyd, Kate Bosworth e Mila Kunis. Mas a heterocromia nem sempre é vista assim.

Algumas culturas nativas americanas acreditam que ter heterocromia significa que a pessoa pode ver o céu e a terra ao mesmo tempo, através de seu olhos de cores diferentes, e eles se referem a essas pessoas como tendo "Olhos Fantasmas". Já os pagãos da Europa Oriental acreditam que nascer com heterocromia significa que a pessoa tem olhos de bruxo!

Agora que você já conhece mais sobre essa fascinante característica, veja outros fatos interessantes sobre a cor dos olhos.