A Távola Redonda e seus cavaleiros: uma lenda que marcou a história!


A távola redonda se refere a uma mesa circular onde os principais cavaleiros do Rei Arthur se reuniam para tomar decisões importantes no reino. Essas reuniões ao redor da távola, apesar de nunca terem tido sua existência confirmada, se transformaram em um símbolo de igualdade lembrado até os dias de hoje.

Confira as histórias sobre essa lenda tão marcante da Idade Média!

A história do Rei Arthur e os cavaleiros da Távola redonda

Essa é uma história que envolve ao mesmo tempo aspectos reais sobre a Inglaterra da Idade Média e algumas lendas popularizadas principalmente pelos autores Geoffrey de Monmouth e Chrétien de Troyes.

Quem foi o Rei Arthur?

É impossível falar de Távola Redonda sem falar do Rei Arthur. Para começar, o rei teria nascido a partir de uma intervenção de magia do mago Merlin. Depois de ter sido o único a conseguir retirar uma espada mágica de uma rocha, foi proclamado rei da Inglaterra e conseguiu proteger o país das invasões dos saxões. O Rei Arthur morreu em um conflito com um dos cavaleiros, Mordred.

Távola Redonda: como surgiu e como funcionava

Tavola Redonda_ guiasdograal_
Representação da Pintura de Évrard d’Espinques (c. 1475). Imagem: Guias do Graal

Existem diferentes interpretações sobre o surgimento da Távola Redonda. Alguns acreditam que ela teria sido ideia do próprio rei para evitar conflito entre os seus cavaleiros e promover um senso de igualdade e respeito entre eles; outros apostam mais na teoria de que a távola teria sido um presente do mago Merlim ao rei, ou ainda do seu sogro, pai da rainha Guinevere.

Mas o fato é que ao redor da távola, se reuniam, juntamente com o rei, os cavaleiros mais nobres, mais corajosos, e fortes do reino. Apesar de não haver uma hierarquia relacionada aos lugares da távola, existia o chamado "assento perigoso", um lugar que ficava de frente ao rei, e que seria destinado apenas a uma pessoa, a mais pura, o melhor entre os cavaleiros. Ninguém sabia quem poderia ser esse cavaleiro. E qualquer homem que se sentasse ali indevidamente, pensando ser o melhor entre todos, passaria por muitos sofrimentos, e poderia até mesmo chegar a morrer.

Havia um código de cavalaria que guiava os encontros. Segundo o escritor Thomas Malory, a função dos cavaleiros da távola redonda estava relacionada à ações como o cuidado com os doentes, atitudes de justiça, valentia e lealdade.

Principais cavaleiros da Távola Redonda

A maior parte das histórias descreve um número de 12 a 24 integrantes da Távola Redonda, mas os relatos mencionam centenas de cavaleiros diferentes. Conheça alguns deles:

Sir Lancelot: Provavelmente um dos cavaleiros mais conhecidos dessa história, Lancelot ficou conhecido por ter se apaixonado pela esposa do rei Arthur, a rainha Guinevere.

Sir Lancelot. Imagem: Wikipedia/Amy Thewamy
Sir Lancelot. Imagem: Wikipedia/Amy Thewamy

Sir Gawain: Sobrinho e grande amigo do rei Arthur, era um dos cavaleiros mais poderosos. Foi um dos principais incitadores da guerra de Arthur contra Lancelot, depois da descoberta da relação entre ele e sua esposa, a rainha.

Sir Gawain
Sir Gawain. Imagem: Wikipedia

Sir Mordred: Ficou conhecido por tomar o trono do rei Arthur. Essa atitude de Mordred resultou na batalha de Camlann, onde os dois se enfrentaram e ambos morreram.

Sir_Mordred
Sir Mordred. Imagem: Wikipedia

Sir Parsifal: Foi um dos encarregados da tarefa de buscar o Santo Graal,o cálice usado por Jesus na última ceia, juntamente com os seus irmãos Galahad e Boors. Há duas versões sobre sua história: na primeira ele é o herói responsável por encontrar o cálice, e se torna rei depois dessa conquista; na segunda, ele é apenas um coadjuvante, que ajuda o irmão Galahad a encontrar esse tesouro e depois vive como um monge até a morte.

Sir Parsifal
Sir Parsifal. Imagem: Wikipedia

Sir Galahad: Filho de Lancelot, ele foi considerado o mais puro dos cavaleiros. Galahad foi aquele que se sentou no chamado "assento perigoso" da Távola Redonda, destinado a apenas o melhor dos cavaleiros, como havia sido previsto pelo mago Merlin. Teria sido o responsável pelo resgate do Santo Graal.

Sir Galahad
Sir Galahad. Imagem: Wikipedia