As 5 galáxias mais lindas próximas da Terra


Com o advento de mega-telescópios espaciais cada vez mais poderosos, e desde que a NASA lançou ao espaço o Telescópio Hubble em 1990, suas lentes tem nos aproximado das mais extraordinárias imagens do Universo. Entre as mais belas imagens enviadas, estão as fotografias das galáxias. Conheça agora as cinco mais lindas galáxias já descobertas.

1.  Cata-Vento do Sul

m83

Mais conhecida como "Galáxia dos mil rubis", a Cata-Vento do Sul, está localizada a cerca de 15 milhões de anos-luz da Terra, e possui um tamanho de 2,5 vezes menos que a nossa Via-Láctea. Ela pertence ao grupo de galáxias M83, dentro da constelação de Hidra.

O que faz dela tão especial é ela ser uma das galáxias que mais produz supernovas, além de gerar um gigantesco aquecimento no seu núcleo (aproximadamente 7 milhões de graus célsius), causando a super excitação de nitrogênio, que produz estes efeitos de rubis.

2. Galáxia do Sombrero

m104

Esta galáxia, que tem a forma de um chapéu mexicano, é a M104. Ela pertence a constelação de Virgem e está a uma distância de 30 milhões de anoz-luz da Terra. A peculiaridade da M104 é que ela possui um massivo buraco negro no seu núcleo e ainda não se sabe como se formaram os seus anéis periféricos.

3. O Objeto de Hoag

hoag

Conheça a PGC 54559 ou, Objeto de Hoag. Esta é uma galáxia-anel, uma formação galáctica atípica, formada por um anel de 8 bilhões de estrelas azuis com uma grande estrela amarela no centro. Entre estas duas formações, está uma grande área de matéria escura com algumas outras estrelas menos luminosas.Esta galáxia, de formato incomum, está localizada na constelação de Serpente, a 300 Milhões de anos-luz da Terra.

4. Arp 87

arp87

O sistema de galáxias Arp 87 é formado por duas galáxias. A da direita da foto é a NGC3808A, e a da esquerda é a NGC3808B. Estas duas galáxias estão disputando qual delas incorporará a matéria da outra, numa dança em espiral em que haverá apenas uma vencedora. Estas duas galáxias estão se digladiando na constelação de Leão a mais de 300 milhões de anos-luz do nosso planeta em uma constante espiral onde a de maior massa absorverá toda a matéria da menor.

5. Galáxia Olho Negro

blackeye

Uma das galáxias mais intrigantes é a NGC 4826 (mais conhecida como Olho Negro). Além da sua coloração escura, com vários pontos luminosos, ela possui a peculiaridade de que o seu núcleo se movimenta na direção oposta à sua borda.

Os cientistas acreditam que ela possa ter absorvido outra galáxia próxima que se movimentava em sentido oposto à sua rotação. A Olho Negro está localizada na constelação de Cabeleira de Berenice, a 17 milhões de anos-luz da Terra (uma das mais próximas de nós).

Todos os dias aguardamos a divulgação de mais imagens, tão belas como destas galáxias, que nos são transmitidas através dos confins do universo, onde um dia, esperamos também poder chegar.