Você conhece as características dos 8 planetas do nosso Sistema Solar?


O sistema solar abriga duas grandes categorias de planetas: os terrestres e os gasosos.

Os quatro mais próximos do sol - Mercúrio, Vênus, Terra e Marte - são os planetas terrestres. Eles têm superfícies rochosas, cercadas por atmosferas relativamente rasas. Já os gigantes de gás e gelo - Júpiter, Saturno, Urano e Netuno - são os mais afastados.

Eles são muito maiores que os planetas terrestres, mas seus núcleos são pequenos e gelados. A maior parte do seu tamanho é formada por uma combinação de gases que se tornam mais densos e quentes à medida que se aproximam do núcleo.

Sistema solar

Atualmente, os cientistas contam oito planetas em geral, visto que Plutão foi reclassificado como um planetoide em 2006. E apesar das duas classificações iniciais, cada planeta é único e possui características marcantes. Conheça agora um pouco mais sobre eles. 

Mercúrio: O menor dos planetas

Mercúrio

Mercúrio é o menor dos planetas, e o que está mais próximo do sol. Ele gira lentamente, cerca de duas vezes para cada três órbitas em volta do astro rei.

Sua superfície pode experimentar temperaturas acima de 426,7 graus Celsius, devido à sua proximidade com o sol. No entanto, as temperaturas em seus polos são bem frias, cerca de -173 C. Mercúrio não tem luas e anéis, e sua atmosfera é tão fina que os cientistas a classificam como uma exosfera.

Diâmetro do planeta: 4 879 km

Distância do Sol: 57 910 000 km

Duração do dia: 58 dias 15h 30m

Vênus: Uma catástrofe do aquecimento global

Vênus

O segundo planeta mais próximo do sol é Vênus, e por causa de sua proximidade à Terra, é o maior planeta visto no céu noturno.

A superfície desse planeta é bem quente, com temperaturas da superfície em torno de 482° C, que são resultado de um efeito estufa descontrolado. Embora a atmosfera não seja tão espessa quanto a de qualquer planeta gasoso, ela é a mais espessa entre os planetas terrestres, sendo formada principalmente de ácido sulfúrico e dióxido de carbono.

A densidade de sua atmosfera faz com que a pressão do ar na superfície seja 90 vezes maior que a da Terra. Essa pressão, juntamente com o calor, tornam o planeta decididamente inóspito para a vida.

Diâmetro do planeta: 12 104 km

Distância do Sol: 108 200 000 km

Duração do dia: 116 dias 18h 0m

Terra: O nosso lar

Terra

A Terra, o terceiro planeta a partir do sol, é o único planeta conhecido por abrigar seres vivos e por ter água líquida em sua superfície. Sua atmosfera, composta principalmente de nitrogênio, oxigênio e dióxido de carbono, é crucial para a capacidade da Terra de suportar a vida.

Embora a superfície da Terra seja composta principalmente de água, o planeta também possui grandes massas de terra, que abrigam uma impressionante variedade de ecossistemas.

Diâmetro do planeta: 12 742 km

Distância do Sol: 149 600 000 km

Marte: O planeta vermelho

Marte

O quarto planeta a partir do Sol, Marte, foi conhecido pelos astrônomos da antiguidade como o Planeta Vermelho. A cor vermelha de sua superfície vem do óxido de ferro e ferrugem no solo.

Sua topografia é caracterizada por grandes vulcões e vales profundos, e Marte experimenta frequentes tempestades de vento em todo o planeta. Algumas das características da superfície de Marte, como leitos de rios secos, sugerem a possibilidade de que já existiu água no planeta, e que ainda pode fluir abaixo de sua superfície.

A atmosfera de dióxido de carbono é muito fina em Marte, com apenas 1/100 da pressão atmosférica da Terra. A temperatura do planeta também é mais fria que a do nosso planeta, variando de -113 a 0 C.

Diâmetro do planeta: 6 779 km

Distância do Sol: 227 900 000 km

Duração do dia: 1 dia 0h 37m

Júpiter: O rei do Sistema Solar

Júpiter

Mais longe do sol, passando por um anel de asteroides, está o maior planeta do nosso sistema solar: Júpiter, o primeiro dos planetas gigantes gasosos.

Seu padrão característico formado por nuvens coloridas é causado por enormes tempestades em sua atmosfera, que consiste principalmente de hidrogênio, hélio, amônia e gelo de água. A maior e mais distinta das tempestades já vistas, a Grande Mancha Vermelha, é maior que a própria Terra. 

Júpiter também possui 63 luas e um pequeno sistema de anéis.

Diâmetro do planeta: 139 822 km

Distância do Sol: 778 500 000 km

Duração do dia: 9h 56m

Saturno: O planeta anelado

Saturno

Saturno, o sexto planeta a partir do sol, também é um gigante gasoso, e sua característica mais impressionante é seu extenso e complexo sistema de anéis.

Os anéis de Saturno orbitam o planeta em uma faixa fina de cerca de um quilômetro de espessura. Já o raio desse planeta é cerca de 9,5 vezes maior que o da Terra e, em vez de apenas uma lua, ele possui 62.

O interior de Saturno, assim como Júpiter, é constituído principalmente de hidrogênio e hélio. Aproximando-se do núcleo, a forte pressão transforma os gases em líquidos e, finalmente, em uma forma metálica que conduz eletricidade.

Diâmetro do planeta: 116 464 km

Distância do Sol: 1.429.400.000 km 

Duração do dia: 10h 42m

Urano: O planeta que gira em outro eixo

Urano

Enquanto a maioria dos planetas gira em torno de seu eixo com uma leve inclinação, o gigante de gelo Urano gira em um eixo paralelo à sua órbita. Por causa disso, cada polo do planeta fica virado para o sol por 42 anos, enquanto o outro lado fica na completa escuridão. 

Urano é quatro vezes o tamanho da Terra, e cada ano nele equivale a 84 anos terrestres, de modo que ele leva mais de 30 mil dias para dar uma volta ao redor do Sol. Sua atmosfera é composta em grande parte por metano, possuindo um núcleo denso e congelado. Esse planeta tem um fraco sistema de anéis e 27 luas em sua órbita.

Diâmetro do planeta: 50 724 km

Distância do Sol: 2,871 × 10^9 km

Duração do dia: 17h 14m

Netuno: O planeta azul

Netuno

Netuno é o planeta mais distante do sol e, como Urano, é um lugar muito frio, coma temperatura de superfície de -214 C. Por causa de sua distância do sol e sua grande órbita, um ano em Netuno equivale à 165 anos terrestres.

Sua atmosfera é composta principalmente de metano, o que dá ao planeta sua cor azul. Netuno tem um diâmetro aproximadamente quatro vezes maior que o da Terra, treze luas em sua órbita, e um fraco sistema de anéis.

Diâmetro do planeta: 49 244 km

Distância do Sol: 4,495 × 10^9 km

Duração do dia: 16h 6m

Sol: o grande astro rei

O sol é uma estrela que está no coração do sistema solar, sendo de longe o maior objeto. Ele detém 99,8% da massa do nosso sistema solar e possui aproximadamente 109 vezes o diâmetro da Terra, ou seja, cerca de um milhão de Terras poderiam caber dentro do sol.

A parte visível do sol tem uma temperatura de 5.500 graus Celsius, enquanto seu núcleo atinge mais de 15 milhões de graus, impulsionadas por reações nucleares. O calor e a luz emitidos por ele que tornam a vida possível na Terra e possivelmente em outros lugares.