10 curiosidades para você descobrir como era o Velociraptor


Presentes em nosso planeta há cerca de 75 milhões de anos atrás, o popular Velociraptor foi um gênero de dinossauro que existiu na Terra durante o fim do Período Cretáceo.

Quando você pensa neste dinossauro, qual imagem vem a sua cabeça? Muito provavelmente, aquela retratada pelos filmes da franquia Jurassic Park: um grande réptil sem pelos ou penas que caçava em grupo em uma grande velocidade.

Ilustração que revela como seria um Velociraptor de acordo com estudos de paleontologia.
Ilustração que revela como seria um Velociraptor de acordo com estudos de paleontologia.

Essa imagem, contudo, é bastante distorcida. Estudos apresentados por publicações como a Sciencemag indicam que este dinossauro tinha aproximadamente 50 centímetros de altura e possuía penas por todo o seu corpo, sendo mais semelhantes a uma grande galinha. Descubra agora as maiores curiosidades sobre o Velociraptor para você ter uma noção de como ele realmente era.

1. Ele não é tão grande quanto a versão dos filmes

A imagem do Velociraptor retratada nos filmes Jurassic Park era mais semelhante a um outro tipo de dinossauro, o Deinonico. Isso aconteceu, pois os Deinonicos davam a impressão de serem mais perigosos do que o Velociraptor.

Como revelamos na imagem abaixo, estes dinossauros eram bem menores do que uma pessoa adulta e tinham como destaque um longo rabo que podia chegar a 1 metro de comprimento.

Velociraptor comparado a uma pessoa de 1.80m

Principais características do Velociraptor:

  • 50 centímetros de altura: um pouco maior que uma galinha e menor do que a maioria dos perus.
  • 2 metros de comprimento: o rabo de um Velociraptor era um grande destaque destes dinossauros.
  • 15 kg: os Velociraptors eram mais pesados que um peru, contudo, mais leves se comparados a raças de cachorro como o labrador.
  • 23 centímetro de crânio: esses dinossauros possuíam um largo crânio, côncavo na parte de cima e convexo na parte inferior.

2. Tinha o corpo coberto de penas

Os Velociraptos apresentavam penas por todo o corpo. Contudo, de acordo com estudos apresentados em 2007 pela Sciencemag, esses dinossauros não evoluíram o suficiente para desenvolver a capacidade de voo.

O Velociraptor utilizava as penas para atrair parceiros, regular a temperatura do corpo e proteger os seus ovos do ambiente predatório à sua volta.

3. Seu nome significa "ladrão veloz"

O nome Velociraptor é originado a partir de duas palavras em latim, velox, que significa rápido e raptor que significa ladrão. Este nome se relaciona ao fato de que este dinossauro era bastante veloz em caçar suas presas.

hipercultura-velociraptor-02
Esqueleto de um Velociraptor.

Existem duas espécies de Velociraptors conhecidas. O Velociraptor mongoliensis foi encontrado em 1923 nos desertos da Mongólia e a segunda espécie, chamada de Velociraptor osmolskae, só foi identificada no ano de 2008.

5. Era veloz, mas um guepardo é duas vezes mais rápido

Uma das maiores características associadas aos Velociraptors é a sua velocidade. Os Velociraptors eram realmente muito velozes e podiam correr a uma velocidade entre aproximadamente 40 km/h e 64 km/h. Ou seja, eles eram muito mais rápidos que qualquer humano, tal como apresentado nos filmes da franquia Jurassic Park.

Contudo, outros predadores, como o guepardo (também conhecido como chita) são muito mais rápidos que um Velociraptor. Estes felinos africanos podem chegar a uma impressionante velocidade de 93 km/h.

6. Caçavam sozinhos, não em grupo

hipercultura-velociraptor-06
Ilustração de um Velociraptor atacando uma presa com suas garras.

Por muitos anos, acreditava-se que os Velociraptors caçavam em grupo para conseguir presas muito maiores que o seu tamanho. Contudo, essa característica está mais associada ao dinossauro Deinonico. Até hoje, todos os fósseis encontrados dos Velociraptors estavam isolados, o que faz com que os paleontólogos afirmem que eles eram na realidade caçadores solitários.

De acordo com o paleontologista David Horne da Universidade Queen Mary de Londres, estes dinossauros eram carnívoros e passavam a maior parte de seu tempo comendo animais menores, tais como répteis, anfíbios, insetos, dinossauros menores e mamíferos.

Gosta de dinossauros? Conheça 12 tipos de dinossauros bem curiosos e assustadores!

7. Um dos fósseis mais famosos do mundo revela uma luta entre um Velociraptor e um outro dinossauro

hipercultura-velociraptor-03
Fóssil da "luta dos dinossauros" encontrado em 1971.

Um dos fósseis de dinossauros mais famosos encontrados deste período revela o momento exato de um combate entre um Velociraptor e um Protoceratops. Ele foi descoberto em 1971 por um time de poloneses e mongóis que descreveram o fóssil como “a luta dos dinossauros”.

Neste fóssil, é possível observar o momento em que o Velociraptor crava sua garra no pescoço do Protoceratops. Este, por sua vez, possivelmente quebra o braço do dinossauro veloz com sua boca.

hipercultura-velociraptor-04
Ilustração da cena encontrada no fóssil "a luta dos dinossauros".

O fóssil foi preservado em depósitos de areia após uma possível tempestade de areia ou queda de duna que atingiu a região há milhões de anos atrás. Os Velociraptors não costumavam caçar dinossauros maiores que eles, tais como os Protoceratops. Dessa forma, cientistas acreditam que a luta pode ter ocorrido porque o Velociraptor estava com muita fome, ou era apenas jovem e não muito esperto.

8. As garras em formato de foice não eram para cortar suas presas

hipercultura-velociraptor-05
Detalhe de garra de Velociraptor encontrado.

O Velociraptor tinha uma garra em formato de foice no segundo dedo de cada pé, o que ajudava na caça. Além disso, um osso especial no pulso permitia com que eles movimentassem os braços para agarrar presas que tentavam fugir.

No entanto, uma experiência realizada em 2005 revelou que estas garras não eram tão poderosas e letais como demonstrada nos filmes de Steven Spielberg. Na ocasião, o paleontólogo Phillip Manning supervisionou a criação de um pé robótico baseado nas proporções de um Velociraptor e o colocou para teste. O grupo de cientistas verificou que a garra não era capaz de perfurar pele de porcos ou crocodilos. Manning disse que "Usar a garra para cortar seria como se eu tentasse estripá-lo com uma colher de plástico".

Por causa deste experimento, os cientistas acreditam que os Velociraptos utilizam estas garras em estratégias de combate, mas que a eficácia para matar uma presa era melhor realizada através de mordidas letais.

9. Os Velociraptos provavelmente subiam em árvores

Alguns paleontólogos acreditam que os Velociraptos podiam subir em árvores com a ajuda de suas garras. É engraçado imaginar estes dinossauros empoleirados em galhos, mas há uma grande chance de que eles possuíam esta habilidade. Os estudiosos acreditam também que os Velociraptos podiam subir em outros dinossauros maiores com uma certa facilidade.

10. Ocasionalmente se alimentavam de répteis voadores

Os Pterossauros eram dinossauros voadores que podiam atingir tamanhos comparados ao de uma girafa. Em 2012, cientistas descobriram um osso deste gênero de dinossauro alojado dentro da caixa torácica de um Velociraptor. Segundo o paleontólogo David Horne, seria pouco provável que um pequeno dinossauro como o Velociraptor teria entrado em uma briga contra um Pterossauro. Contudo, estes animais provavelmente se alimentavam da carcaça deste e de outros dinossauros maiores que eram encontrados já mortos ou feridos ao longo de suas jornadas.

Veja também:

10 dinossauros super esquisitos que provavelmente você nunca ouviu falar

De onde vêm os nomes de dinossauros?