Tiranossauro Rex: como era o incrível rei dos dinossauros?


Um dos dinossauros mais temidos de todos os tempos! O famoso T. Rex, como é muitas vezes chamado, viveu entre 67 e 65 milhões de anos atrás, no final do período cretáceo.

Esquema com informações sobre o tamanho e o peso do T. Rex

1. O T. Rex tinha o tamanho de um ônibus

Tinha cerca 12 ou 13 metros de comprimento (da cauda a cabeça). Desse modo, quando um ônibus passar do seu lado, pense que poderia ser um T. Rex pelo tamanho. Enorme né?

2. Ele era três vezes mais alto que uma pessoa

Um T. Rex media cerca de 5 metros de altura, ou seja, seria três vezes mais alto que uma pessoa com 1 metro e 70 centímetros!

As fêmeas seriam maiores que os machos. Uma das razões para isto está em facilitar a reprodução, pois as fêmeas tinham um corpo planejado para gerar um futuro T. Rex.

3. Os braços do Tiranossauro Rex eram menores que a altura de uma criança

Ok, alguma coisa tinha que ser pequena! O Tiranossauro tinha braços pequenos, com 1 metro no máximo. Isto era considerado uma forma de defesa do seu corpo, pois braços longos poderiam deixá-lo mais vulnerável a riscos, como ataques de outros dinossauros, ou atrapalharem na sua velocidade.

T. rex representado com os seus braços pequenos (créditos: Maureen Farrelly - Pixabay)
T. Rex representado com os seus braços pequenos (© Maureen Farrelly / Pixabay)

Em cada mão, o T. Rex tinha apenas dois dedos. Nos pés, tinha três dedos, sendo que um deles não tocava no chão.

4. Pesava mais que 2 elefantes

O Tiranossauro pesava entre 8 e 10 toneladas. Assim, seria preciso levantar dois elefantes de cerca de 4 toneladas para entender o peso do grande T. Rex.

Apesar disso, ainda conseguia atingir uma boa velocidade, podendo correr até 40 km/h, que é uma velocidade semelhante à de uma bicicleta descendo uma lomba.

5. O T. Rex tinha quase o mesmo número de ossos que uma pessoa

Um ser humano costuma ter 206 ossos no corpo. Enquanto isso, os Tiranossauros tinham cerca de 200 ossos no corpo. Mas as semelhanças param por aí, porque o tamanho do corpo era muito diferente. Os T. Rex tinha uma grande circunferência de cerca de 1 metro e 50 centímetros no crânio! As caudas também tinham como característica serem grandes e grossas.

6. Ele era considerado o rei dos dinossauros

T. Rex tinha uma grande estrutura óssea, uma mordida feroz e era rápido quando corria.

Mesmo o significado do seu nome está associado a rei: Tiranossauro Rex tem origem no grego e latim, e quer dizer"lagarto tirano rei": tyranno significa "tirano" em grego, saurus significa "lagarto" em grego e rex significa "rei" em latim. Seu nome científico é Tyrannosaurus rex.

7. Apesar de temido, era fofinho quando bebê

T. Rex nascia num tamanho parecido ao de um peru e poderia ter inclusive muitas penas ao redor do seu corpo. Já imaginou o T. Rex como uma ave fofinha?

Depois começava um rápido crescimento, engordando cerca de 3 quilogramas por dia! Também quando pequeno, seus braços tinham um tamanho semelhante ao resto do seu corpo e poderiam ajudá-lo a caçar as presas.

8. Tinha uma das mordidas mais fortes já vistas em todo o reino animal

Com uma mandíbula grande e fortalecida por uma potente musculatura, ele tinha uma mordida capaz de quebrar ossos de outros dinossauros.

A boca cheia de dentes grandes do T. Rex (crédito: pikrepo)
A boca cheia de dentes grandes do T. Rex (© pikrepo)

Com cerca de 50 dentes, que chegavam a 30 centímetros, eles tinham formatos diferentes, sendo alguns curvos, de modo a dificultar que as presas escapassem de sua boca. Os dentes da frente tinham a função de agarrar e puxar, os dentes laterais rasgavam a carne e os dentes traseiros cortavam em pedaços.

9. Poderia comer um leão numa só mordida

Os T. Rex eram carnívoros. Esses grandes animais eram capazes de devorar até 230 quilogramas de carne numa única mordida, consegue imaginar?! No caso, um leão tem cerca de 190 quilogramas, então, ainda sobraria espaço na sua boca para mais alguma coisa se quisesse!

Além de bons caçadores, esses dinossauros eram famosos por roubar as caças de outros animais, sendo comparáveis com os urubus da atualidade.

10. O T Rex adorava alimentar-se de dinossauros herbívoros

Algumas das presas mais comuns do Tiranossauro eram: Tricerátops e Edmontossauros, dois gêneros de dinossauros que se alimentavam de plantas (herbívoros).

Tricerátops na imagem superior (© Nobu Tamura / Wikimedia Commons) e Edmontossauros na imagem inferior (© Nobu Tamura / Wikimedia Commons)
Tricerátops na imagem superior (© Nobu Tamura / Wikimedia Commons) e Edmontossauros na imagem inferior (© Nobu Tamura / Wikimedia Commons)

11. Viviam até no máximo 30 anos

A vida de um dinossauro não era fácil. Era preciso lutar por comida e, muitas vezes, pela própria vida. Assim, 30 anos era a idade máxima que um T. Rex conseguia atingir, conforme se sabe pelos fósseis já encontrados.

Como forma de preservação, costumavam esconder seus ovos em regiões de árvores altas, como as coníferas, para evitar que outros dinossauros destruíssem os ovos.

Durante sua vida, eles tinham o costume de andar em grupos, para se defender, para conseguir alimentos nas lutas com diferentes animais e para acasalar entre eles. Embora vivessem juntos, certas vezes também acabavam por lutar entre eles.

12. A sua posição era horizontal

Especulou-se por muito tempo que o T. Rex tinha uma postura ereta, estando sempre inclinado para cima. Entretanto, perto da década de 90, identificou-se que a sua posição era mais horizontal.

No filme Jurassic Park, o dinossauro já está representado na postura correta, que tem a cabeça e a cauda em equilíbrio. Aliás, o T. Rex é um dos dinossauros melhor retratados como deveria ter sido no passado, porque alguns outros eram bem diferentes (em tamanho, peso e aparência) do que vemos no filme.

13. Viveram principalmente na América do Norte

Fóssil do T-Rex (créditos: J.M. Luijt - Wikimedia Commons)
T. Rex no Carnegie Museum of Natural History, Pittsburgh (© J.M. Luijt / Wikimedia Commons)

Em 1874, foram encontrados os primeiros fósseis do T. Rex nos Estados Unidos. Os outros fósseis já encontrados desse dinossauro foram também na região da América do Norte e na Ásia.

Na história de descobertas do dinossauro T. Rex, o fóssil mais completo encontrado foi apelidado de Sue, como forma de homenagear a paleontóloga que o descobriu: Sue Hendrickson. Sue tinha 4 metros de altura e 12,3 metros de comprimento.

Gostou desse conteúdo? Se tem interesse em ler sobre dinossauros, pode também gostar desses:

10 dinossauros super esquisitos que provavelmente você nunca ouviu falar

Conheça 12 tipos de dinossauros bem curiosos e assustadores!