A Rainha Elizabeth II é a monarca com o maior tempo de reinado do império britânico. Em 2020, ela completa 94 anos de idade e 68 anos no poder.
Nascida em Londres no dia 02 de abril de 1926, a então Princesa Elizabeth não estava destinada ao trono, tendo em vista que seu pai, George, não era o próximo na linha de sucessão. Contudo, a abdicação do trono real pelo seu tio, o então Rei Edward VIII, a colocou na linhagem direta da coroa britânica. Conheça mais sobre a história, os fatos e as curiosidades sobre a Rainha Elizabeth II.
Por que a rainha Elizabeth se tornou rainha?
O pai de Elizabeth, o então príncipe Albert, Duque de York, era o segundo na linha de sucessão ao trono britânico, seguindo o seu irmão mais velho, Edward, Príncipe de Wales. Se o seu tio tivesse filhos homens, Elizabeth estaria ainda mais distante da linhagem de sucessão ao trono.
No entanto, uma história de amor que chocou o mundo eclodiu no Palácio de Buckingham! O então Rei Edward VIII abdicou do trono em 1936, pois estava apaixonado e desejava se casar com uma mulher norte-americana que já fora divorciada. O relacionamento de Edward e Wallis Simpson foi retratado em inúmeros filmes, livros e séries se tornando uma das histórias e escândalos Reais mais famosos de todo o mundo. Com a abdicação de Edward, o pai de Elizabeth se tornou o Rei George VI e Elizabeth se tornou a segunda na linha de sucessão com apenas 10 anos de idade.
Quando o Rei George VI faleceu em 1952, Elizabeth e seu marido Philip estavam em deveres reais viajando pela Kenya quando souberam da notícia. Elizabeth se tornou rainha e é reportado que ela não se deixou sucumbir pelas emoções do falecimento de seu pai. Ela iniciou as preparações para os dias seguintes a partir daquele momento.
A coroação da Rainha Elizabeth II ocorreu em junho de 1953 na Abadia de Westminster em Londres. Esta foi a primeira coroação da história televisionada, o que demonstrava as mudanças tecnológicas e sociais dos tempos que viriam.
O casamento da Rainha Elizabeth II
Elizabeth se casou aos 21 anos de idade com o Príncipe Philip da Grécia, seu primo de segundo grau. Philip teve que abdicar do trono grego para se tornar cidadão britânico e pouco antes do casamento se tornou o Duque de Edimburgo.
O casamento da Princesa Elizabeth e de Philip Mountbatten aconteceu no dia 20 de novembro de 1947 na Abadia de Westminster em Londres. 200 milhões de pessoas ouviram a cerimônia através da rádio BBC e parte da cerimônia foi filmada.
O vestido da Princesa foi desenhado por Norman Hartnell. Ele era feito de cetim e apresentava lírios estrelados e flores de laranjeira em sua estampa. A Princesa fez sua própria maquiagem para o casamento e seu pai, o Rei George, lhe deu de presentes um par de colares de pérolos que pertenceram à Rainha Anne e à Rainha Caroline.
Quantos filhos tem a rainha da Inglaterra? Descubra a linha de sucessão após sua morte
A rainha Elizabeth II tem quatro filhos. O Príncipe Charles, sucessor direto ao trono britânico, e a Princesa Anne nasceram antes de Elizabeth se tornar rainha nos anos de 1948 e 1950 respectivamente. O Príncipe Andrew nasceu em 1960 e o Príncipe Edward nasceu em 1964, quando a rainha já estava no poder.
A Rainha Elizabeth II possui hoje 8 netos e 8 bisnetos. O Príncipe William é o segundo na linha de sucessão ao trono britânico e seu filho, Príncipe George, é o terceiro. Veja a linhagem de sucessão ao trono britânico abaixo:
Rainha Elizabeth II no Brasil
A rainha da Inglaterra e seu marido Philip visitaram o Brasil em novembro de 1968. Esta foi a primeira visita de um monarca britânico à América do Sul. O casal aterrissou em Recife e passaram ainda pelas cidade de Salvador, Brasília, São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro.
Na ocasião, ela atendeu à diversas festividades e celebrações em sua homenagem e estreitou as relações diplomáticas entre o Reino Unido e o Brasil na época.
Em São Paulo, a rainha inaugurou o Museu de Arte MASP que hoje é uma das maiores referências em todo o país. No Rio de Janeiro, a visita marcou o início das obras da ponte Rio-Niterói.
Uma curiosidade sobre as viagens da rainha é que ela não precisa de um passaporte. Como no Reino Unido o passaporte é emitido em nome da própria majestade, ela não precisa do documento para poder viajar livremente pelo mundo.
Quais são os reinados mais longos da história e quanto tempo a rainha da Inglaterra está no poder?
Elizabeth se tornou rainha com 25 anos de idade em 1952. Ela é a monarca de maior tempo no poder do Reino Unido com 68 anos no comando em 2020. No entanto, ela não é a monarca de mais tempo em um trono. Este record é ainda mantido por Louis XIV da França que reinou entre os anos de 1632 e 1718, totalizando 72 anos no poder.
Outros monarcas com grande tempo no poder foram:
- Bhumibol Adulyadej da Tailândia (1950 - 2016) 70 anos e 126 dias no poder
- Johann II de Liechtenstein (1858 - 1929) - 70 e 91 dias anos no poder
- K'inich Janaab' Pakal de Palenque (615 - 683) - 68 anos no poder
- Franz Joseph I do Império Austríaco (1830 - 1848) - 67 anos e 355 dias no poder
- Constantine VIII do Império Bizantino (962 - 1028) - 66 anos e 226 dias no poder
Rainha Elizabeth II jovem
A Rainha Elizabeth II esteve no poder por grande parte do Século XX e continua reinando através do Século XXI. Seu reinado passou por 12 presidente norte-americanos, 12 primeiros ministros britânicos e 7 Papas.
A vida da Rainha Elizabeth II foi marcada pelos horrores da Segunda Guerra Mundial, a mudança na forma como as pessoas refletem sobre as desigualdades sociais e a opinião pública sobre os gastos da família real no Reino Unido. Mesmo assim, seu lema parece ser o de continuidade e ela segue com o reinado mais longo de um monarca britânico.
Elizabeth cresceu nos holofotes em um período de ampla revolução tecnológica e industrial e sua vida foi constantemente registrada e fotografada ao longo de nove décadas. Confira abaixo algumas fotos da Rainha Elizabeth mais nova.
Gostou deste conteúdo? Veja também: 8 fatos que mostram que a Cleópatra é muito diferente do que pensávamos