Vegano é quem defende os Direitos Animais e põe em prática essa defesa através de diversas ações em sua vida diária. Assim, podemos definir o veganismo como uma forma ou filosofia de vida, sendo o vegano aquele opta por viver de um modo que não incentive qualquer tipo de exploração animal.
É por isso que os veganos não consomem produtos de origem animal. Esse, aliás, é o princípio básico da dieta vegana.
Para tentar definir melhor o que é o veganismo e como vivem seus adeptos, respondemos a essas sete perguntas sobre seu modo de vida: sua dieta, seus hábitos e seus valores. Como você verá, ser vegano é bem mais do que preferir comer vegetais em vez de bife na hora do almoço.
1. O que é uma pessoa vegana?
De acordo com o Vista-se, maior portal sobre veganismo da América Latina, uma pessoa vegana é aquela que defende os Direitos Animais - e, claro, os Direitos Humanos também!
Uma pessoa vegana pode estar em qualquer área profissional, pode acreditar ou não acreditar em alguma religião, pode ter a orientação sexual que for. Afinal, nada disso define o que é ser vegano.
Como já dissemos no início, o vegano define suas escolhas de vida pelo princípio básico do respeito e da não exploração animal. Isso significa que sua dieta e até suas compras serão definidas por esse princípio.
2. O que é o veganismo?

Forma de vida. Filosofia de vida. Qualquer que seja a definição, o veganismo contém um valor básico: o máximo respeito pelos animais.
A Sociedade Vegana, a mais antiga instituição desse tipo do mundo, define assim o veganismo:
O veganismo é um modo de vida que procura excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade com animais como alimento, vestuário ou qualquer outro propósito.
3. O que o vegano come?
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, um vegano pode comer muita coisa. No cardápio vegano tem verduras, legumes, frutas, sementes... Vegano come grãos, cereais, e também fungos, como os cogumelos. É possível fazer diversas receitas super nutritivas e deliciosas com ingredientes totalmente vegan! Só não pode ter nada de origem animal.
Quando ouvimos falar de veganismo na hora pensamos na alimentação. E com toda a razão: a alimentação não é um dos aspectos mais importantes desse modo de vida.

4. O que o vegano não come?
Vegano não come alimentos de origem animal. Se a comida de alguma forma provém de animais, nada feito! Isso vale, claro, para carnes, peixes e frutos do mar, mas também para alimentos derivados do leite, como a manteiga e o iogurte. Mel também está fora do cardápio vegano.
Portanto, respondendo a uma pergunta que as pessoas geralmente fazem: não, vegano não toma leite. Mas você sabia que existem opções de leites vegetais muito gostosos, como o de arroz, amêndoa, baunilha e soja?
A mesma coisa vale para queijos. Se for o tradicional, feito com leite da vaca, nada feito. Mas hoje em dia o que não faltam são receitas de queijo totalmente livres de ingredientes de origem animal. Basta jogar no Google!
5. Vegano come ovo?
Também não! Ovo é um alimento de origem animal. E quando os veganos dizem querer se afastar ao máximo de todos os alimentos que vêm dos bichinhos, eles estão falando bem sério.
É por isso que os veganos quando vão às compras perdem um tempinho analisando a composição do alimento antes de colocar o produto no carrinho. Se a receita incluir ovo, como a de algumas marcas de massa de macarrão, é melhor esquecer.
Mas não pense que o vegano vai deixar de comer massa por causa disso. Não é difícil encontrar no supermercado massas feitas com sêmola de trigo sem ovos. São deliciosas!
6. Para além da dieta, o que mais os veganos fazem?

Não é só a dieta que define o vegano. Outras escolhas diárias (econômicas e políticas) definem uma vida vegana para além da alimentação.
- Um vegano se preocupa em não comprar roupas feitas de couro ou outro material que tenha origem animal, como peles e lãs.
- Veganos também se preocupam com o sofrimento animal praticado por algumas empresas, sobretudo as de cosméticos, que usam animais como cobaias para testar seus produtos. Esses produtos, ainda que não sejam de origem animal, são produzidos a partir do sofrimento animal, e por isso devem ser boicotados.
- Para os veganos, eventos como rodeios, touradas, circos ou shows aquáticos onde há sofrimento animal são eventos devem ser combatidos por meio de campanhas e boicotes.
- Veganos estimulam a adoção de animais.
- Veganos se preocupam com os Direitos Humanos.
- Veganos costumam ser ativistas ambientais, já que o consumo excessivo de carnes e laticínios é danoso ao meio ambiente.
7. Qual a diferença entre veganismo e vegetarianismo?
Há inúmeros debates sobre esse tema e muitas divergências em relação ao que é ou não o vegetarianismo, um conceito usado pela primeira vez no início do século XIX.
Par ficar numa definição mais corrente, o vegetarianismo é um regime alimentar baseado em vegetais que exclui todas as carnes de sua dieta, seja a vermelha ou a branca. Portanto, nada de bifes, bistecas, coxas de frango, camarões ou coisas do gênero. Já ovos, laticínios e mel são permitidos na dieta vegetariana.
Assim, a diferença entre vegetarianismo e veganismo, enquanto regimes alimentares, seriam o leite, o ovo e o mel. Esses alimentos de origem animal, que são proibidos no cardápio do vegano, são admitidos na mesa do vegetariano.
Gostou desse conteúdo? Então vai gostar deste aqui também:
Dia da Sobrecarga da Terra: o que é e como podemos revertê-lo