O que são e como funcionam as mensagens subliminares?


Uma mensagem subliminar é uma mensagem auditiva ou visual que é apresentada abaixo dos limites normais de percepção auditiva ou visual humana, e que, por não serem percebidas conscientemente, poderiam influenciar opiniões e atos.

Mas como essas mensagens realmente funcionam? Para responder a essa pergunta, entenda mais sobre mensagem subliminar.

O que são mensagens subliminares?

As mensagens subliminares são estímulos que estão abaixo do nosso limiar de consciência. Por estarem abaixo do nível de percepção absoluto, não podemos perceber uma mensagem subliminar, mesmo que a procuremos.

Muitas pessoas confundem a influência subliminar com a influência subconsciente, mas esses dois conceitos são muito diferentes.

Mensagens subliminares vs supraliminares

Um estímulo pode nos influenciar subconscientemente sem ser subliminar. Se podemos ver ou ouvir a mensagem - mesmo que não sem perceber conscientemente - não é subliminar. É considerado supraliminar.

Para entender melhor, pense nas músicas que tocam ao fundo nas lojas. Durante um estudo realizado em 1999, quando os pesquisadores tocaram uma música em uma loja de bebidas alcoólicas, eles encontraram um resultado surpreendente.

Nos dias em que uma música alemã foi tocada, o vinho alemão vendeu mais que vinho francês. No entanto, o inverso aconteceu quando a música francesa foi tocada.

As pessoas não sabiam que a música estava influenciando seu comportamento, então podemos dizer que elas foram subconscientemente influenciados. Porém, as pessoas conseguiam ouvir a música, sendo assim, ela era uma mensagem supraliminar, e não subliminar.

Não podemos conscientemente perceber mensagens subliminares, mesmo que procuremos por elas.

Tipos de mensagem subliminar

Geralmente, existem três tipos de mensagens subliminares:

1. Mensagens aceleradas

Imagens que são exibidas tão rapidamente (geralmente em alguns milissegundos) que as pessoas não as percebem.

2. Mensagens silenciosas

Áudios de baixo volume que são inseridos em algum áudio mais alto, como música.

3. Discurso invertido

Uma mensagem de áudio inserida de trás para frente, onde a faixa original disfarça o discurso invertido que existe por trás.

As mensagens subliminares funcionam? 

As mensagens subliminares sempre foram alvo de questionamento e estudo dos cientistas, pelo seu potencial de influenciar as pessoas contornando a consciência e suas funções críticas.

Por muito tempo, cientistas negaram a eficácia dessas mensagens subliminares, porém, novas pesquisas e experimentos mostraram que essas mensagens em publicidade podem, de fato, influenciar nosso comportamento de compra.

Porém essa técnica possui algumas limitações:

1. As pessoas já devem ter uma necessidade

Para mensagens subliminares influenciarem o comportamento, as pessoas já devem querer fazer esse comportamento. Por exemplo, uma mensagem subliminar relacionada a alguma marca de comida só seria eficaz caso a pessoa já estivesse com fome.

Ou seja, as mensagens subliminares não podem controlar seu comportamento. Elas só podem orientar sua decisão, como escolher alguma marca de um produto em vez de outra.

2. Mensagens subliminares em autoajuda

Além de publicidade, outra área comum de debate das mensagens subliminares é a de de autoajuda.

Existem diversos programas subliminares de áudio que dizem poder ajudar as pessoas em vários pontos, como perder peso, parar de fumar, melhorar a memória, entre outros.

As pesquisas mostras que as mensagens subliminares em fitas de autoajuda são efetivas, mas elas somente funcionam por causa do efeito placebo.

Por fim, as mensagens subliminares podem influenciar seus pensamentos e comportamentos? Sim elas podem! No entanto, as mensagens subliminares não podem fazer você realizar algo que não gostaria de fazer.

Exemplos famosos de mensagens subliminares

Muitas mensagens subliminares já foram encontradas em publicidade, filmes e música, e casos com empresas grandes, como a Disney e a Coca-cola ficaram famosos.

Muitos dos exemplos populares na realidade se tratam de estímulos supraliminares disfarçados dentro da mensagem original, e tantos outros não se tratam de mensagens subliminares e sim de mal entendidos ou interpretações erradas das pessoas.

No entanto, aqui estão alguns exemplos, subliminares e supraliminares, que se tornaram populares.

Mensagens subliminares na publicidade

Uma das "mensagens subliminares" mais conhecidas da Coca-cola diz respeito ao seu rótulo. Se você pegar a garrafa da coca-cola e observar seu logotipo ao contrário, segundo algumas pessoas, poderá encontrar os dizeres “alo diabo”.

Coca-cola

Outra mensagem que ficou muito conhecida da Coca-cola foi de um anúncio, onde em um dos cubos de gelo consegue-se ver claramente um rosto humano de boca aberta em atos bem inapropriados para um propaganda.

Nesse caso, o artista responsável pela imagem foi demitido, como modo de reparar o erro da empresa.

Mensagens subliminares da Disney

Outra empresa muito conhecida por suas mensagens subliminares é a Disney, onde várias pessoas já encontraram mensagens apelativas e inapropriadas em seus filmes.

Um dos casos mais famosos é o do filme Bernardo e Bianca, onde uma mulher nua aparece nos fundos de uma cena.

Esta imagem só pode ser vista se for pausada no vídeo, ou seja, em uma projeção normal a cena não seria percebida conscientemente.

Após a descoberta, pela primeira vez na história da Disney, ela admitiu a existência da mensagem subliminar em um de seus filmes, conforme um comunicado oficial emitido pela própria empresa em 1999.

Como prejuízo, teve que recolher quase 4 milhões de fitas nos Estados Unidos.

Em outros casos, a Disney não chegou a admitir as mensagens, porém, estas ganharam grande repercussão na Internet e aumentaram ainda mais a discussão e a curiosidade das pessoas sobre mensagens subliminares.