Uma das teorias da conspiração mais famosas atualmente é a de que o mundo é dominado por uma classe de répteis. Segundo a versão mais conhecida da teoria, os reptilianos seriam alienígenas que estão infiltrados há milhares de anos no planeta Terra (algumas versões falam em milhões de anos) com o objetivo de estabelecer um verdeiro império por aqui.
Não, isso não é roteiro de filme de ficção científica. Tem gente que acredita nessa teoria absurda!
Em 2013 o mundo ficou chocado com o resultado de uma pesquisa feita por uma agência norte-americana, a Public Policy Polling, em cujos questionários costuma incluir perguntas no mínimo inusitadas. Entre elas, havia uma sobre a existência de reptilianos. Você acredita que 4% dos entrevistados disseram ter certeza de que eles existem?
Tudo bem, 4% pode parecer pouco. Mas tudo muda quando pensamos que isso representa 12,5 milhões de norte-americanos que, ignorando todo o conhecimento acumulado nos livros de história, acreditam na existência de uma classe de répteis que, agindo secretamente na sociedade, controlam todas as instâncias de poder a fim de instalar a Nova Ordem Mundial.
E o que seria essa Nova Ordem Mundial? A formação de um único Estado, supranacional e totalitário, substituindo a atual divisão do mundo em Estados Nacionais.

Desmistificando a teoria dos reptilianos
Antes de falar sobre a origem dessa teoria da conspiração, reflita um pouco sobre estas perguntinhas antes de se autoproclamar adepto do conspiracionismo reptiliano:
- Se os reptilianos estão entre nós há séculos ou milênios, como dizem os defensores da teoria, por que não há vestígios fósseis desses seres lagartos? Aliás, onde esses indivíduos são enterrados, se é que são?
- Se eles detêm o controle sobre os principais governos do mundo, mídia e corporações, estão esperando o que para implantar a Nova Ordem Mundial? Já não há condições suficientes para dar esse último passo?
- Por que será que não há nenhum estudo científico sobre os reptilianos? Estariam as universidades controladas por eles também?
- Por que será que a imprensa não faz reportagens investigativas sobre isso? Ok: os veículos de comunicação são controlados por reptilianos. Por isso ninguém dá um pio sobre isso nos jornais e na TV. Mas aí voltamos à questão 2: se o poder desses lagartos é tão grande, a ponto de controlar tudo, por que não decretar já a tal Nova Ordem Mundial?
- Segundo alguns conspiracionistas, um traço físico desse povo lagarto seriam as pupilas na vertical. Você por acaso já viu alguém com pupilas verticais?
- Porém, dizem alguns lunáticos, esse lance de pupilas verticais não quer dizer nada. Os lagartos são mestres do disfarce. O disfarce ideal, segundo eles, consistiria num corpo humano totalmente perfeito. Os conspiracionistas sempre dão um jeito de refutar as críticas com argumentos como esse. A verdade é que até hoje nenhuma prova da existência desses seres foi apresentada.
Origem da teoria dos reptilianos
Não se sabe ao certo quem é o criador dessa estranha teoria, mas tudo indica ter sido o ex-jornalista esportivo e ex-jogador de futebol britânico David Icke. Se não foi ele o primeiro a falar de reptilianos, ao menos é o seu mais conhecido difusor, tendo feito de suas teorias da conspiração - já que a dos reptilianos não é a única - seu meio de vida.
Apesar dos absurdos e da total falta de embasamento científico, suas supostas "verdades" sobre o mundo fazem algum sucesso. Icke tem seguidores em todo o mundo, faz palestras para centenas e até milhares de pessoas, vende livros (já publicou 20).
Mas é mesmo na internet que ele bomba, difundindo sua teoria nas redes sociais e no seu site, onde costuma postar vídeos das suas palestras. Não fosse a internet, dificilmente a teoria dos reptilianos tivesse chegado aonde chegou.
Em 2019, ele pretendia fazer uma palestra no Canadá, mas este país recusou seu pedido de visto. Talvez isso tenha a ver com o fato de Icke ter afirmado, no livro Adeus ao Canadá, de 1996, que existiria um plano de uma Elite Global para anexar o Canadá aos Estados Unidos.
A principal teoria conspiracionista de Icke, a dos reptilianos, já é meio antiga. Ela foi divulgada pela primeira vez nos anos 90, e de lá para cá ganhou adeptos ao redor do mundo.

Icke combinou a teoria dos reptilianos com outra bem famosa, a da Nova Ordem Mundial, difundida por teóricos antiglobalistas e de extrema-direita há algumas décadas. O resultado é este: há muitos e muitos anos que as principais lideranças mundiais - dos antigos imperadores aos atuais presidentes e primeiro-ministros - seriam descendentes dessa raça de lagartos alienígenas disposta a dominar o mundo.
Essa "elite sombria" de descendentes de répteis já controlaria o sistema financeiro, as grandes corporações, os principais veículos de comunicação e, claro, os governos nacionais, com o único objetivo de estabelecer a Nova Ordem Mundial e, com isso, dominar o planeta.
Essa elite de pessoas super poderosas seria responsável, entre outras coisas, por orquestrar catástrofes e decidir eleições ao redor do mundo. Tudo isso como parte do plano infalível de constituir, sabe-se lá quando, a tal Nova Ordem Mundial.
Variações da teoria
Numa breve pesquisa na internet, dá pra sacar que a coisa foi longe. Longe demais, na verdade. Se Icke foi o possível responsável por dar o pontapé inicial, a imaginação das pessoas foi fazendo da teoria uma coisa cada vez mais complexa e maluca.
Raça alienígena teria se misturado à espécie humana
Há divergências sobre a origem dessa linhagem sombria. Algumas pessoas acreditam que essa raça de répteis, originária da constelação de Orion ou Dracon, chegou à Terra há milhares de anos - provavelmente no ano 5.000 antes de Cristo! Eles se misturaram às primeiras civilizações humanas de que temos notícia, como a Suméria e o Egito Antigo. O acasalamento com terráqueos teria gerado seres híbridos (meio humano, meio lagarto) cujos descendentes estariam entre nós até hoje.
Répteis evoluídos
Outros dizem que essa raça não é alienígena, mas seria uma espécie de répteis altamente evoluída que os seres humanos desconhecem. Esses répteis teriam desenvolvido secretamente tecnologia suficiente para viajar para outros planetas. E de lá teriam voltado à Terra, há milhares de anos.
Haja imaginação!