Aranha viúva-negra: como é sua aparência, onde vive e é venenosa?


Uma das aranhas mais venenosas do mundo! A viúva-negra é, na verdade, um grupo de espécies de aranhas com características em comum.

Também conhecidas como aranhas-pretas, o nome científico do gênero desses animais é latrodectus. Enquanto o nome popular "viúva-negra" significa que estas aranhas costumam comer os seus maridos! Mas por quê? Após a reprodução, os machos ficam enfraquecidos e, assim, as fêmeas costumam comer as partes do corpo deles para terem nutrientes para colocar ovos.

Viúva-negra

A aparência da viúva-negra

As fêmeas são aranhas que têm uma cor preta bastante forte e brilhante, com uma mancha vermelha (que parece uma ampulheta) na região do abdômen. Assim, são geralmente fáceis de serem reconhecidas. Já os machos costumam ser mais acinzentados, sem a mancha vermelha. Entretanto, como são várias espécies de um mesmo gênero (o latrodectus) é possível encontrar essas aranhas em outras cores.

Na anatomia desses animais invertebrados, há uma grande diferença de tamanho entre a viúva-negra fêmea e macho! As fêmeas podem ter entre 1 a 4 cm e os machos de 3 a 6 mm. Quanto ao peso, a fêmea pode pesar até 30 vezes o peso do macho.

Confira essas duas fotos da aranha viúva-negra e repare nas diferenças entre a fêmea e o macho.

Fêmea:

Viúva-negra fêmea

Macho:

Viúva-negra macho

Onde a viúva-negra pode ser encontrada?

É possível encontrar uma viúva-negra em praticamente todas as partes do mundo. No entanto, estas aranhas vivem mais frequentemente na América do Norte e, em especial, nos Estados Unidos.

Dentro do Brasil, podem ser vistas principalmente nas regiões de Minas Gerais e do Nordeste. A cor da viúva-negra no Brasil tem a característica de ser, de modo geral, mais acinzentada, o que difere da sua coloração mais popular a nível mundial, que é o preto.

Seus locais prediletos para viver são ambientes escuros, estando muitas vezes escondidas na parte de baixo de rochas, em porões/locais de armazenamento, lixos ou pneus antigos.

Como forma de prevenção para evitar encontrar essa aranha no caminho, é importante sempre olhar os sapatos antes de os colocar e evitar deixar muito objetos espalhados pelo piso. Cuidar com frequência dos jardins é também uma boa forma de prevenir a presença dessas aranhas.

A toxidade do veneno

Viúva negra 2

O veneno da viúva-negra é extremamente tóxico, podendo matar inúmeros animais. Em casos extremos e sem o uso de soro antipeçonhento após a sua picada, pode matar até pessoas.

Com base nos indicadores de DL50 (Dose Letal Mediana) — valor que mede a dose que pode matar metade de uma população de camundongos testada em laboratório —, a viúva-negra tem uma dose de 0,26 mg/kg. Ou seja, 26 mg de veneno por quilo de massa corporal. Isto quer dizer que uma pequena quantidade de veneno da aranha já é bastante letal!

Entretanto, apesar de muito venenosa, a aranha viúva-negra não costuma ter um comportamento agressivo, tendo o hábito de picar somente quando for atacada. Pelo nome científico do gênero dessas aranhas, os acidentes causados por elas costumam ser denominados de latrodectismo.

Do que ela se alimenta?

Viúva-negra teia

Essas aranhas são carnívoras e têm o hábito de comer insetos em geral, sendo os mais comuns: moscas, besouros e gafanhotos.

Elas produzem teias para prender insetos que pretendem comer. Quando presos, elas atacam com o seu veneno mortal, que, de imediato, causa uma pequena paralisia nos animais caçados.

Como ocorre a reprodução da viúva-negra?

Embora sejam normalmente solitárias, essas aranhas unem-se no período de acasalamento, que ocorre como um verdadeiro ritual entre a fêmea e o macho, em que ele costuma desfazer e refazer as suas teias para chamar a atenção dela! Que charmoso, não?

Durante a penetração do sêmen, é comum que parte do corpo do macho quebre (o bulbo reprodutor) dentro da fêmea. Isto faz ele perder substâncias vitais, o que pode enfraquecê-lo e até causar a sua morte. Dessa forma, muitas vezes o macho não morre por um ataque da fêmea, mas sim por já estar fraco o suficiente para viver. Com a sua morte, a fêmea come seu corpo para ter nutrientes!

Viúva-negra saco de ovos
Viúva negra colocando uma bolsa de seda com ovos

Após a reprodução, ela produz cerca de 200 ovos por saco de reserva (bolsa de seda), podendo produzir várias bolsas de seda por vez.

A aranha viúva-negra costuma ter um ciclo de vida de um a três anos.

Gostou de conhecer mais dessa aranha?

Se você se interessa por esse tema, pode também querer ler estes:

Conheça as 5 aranhas mais venenosas do Brasil

Conheça a aranha caranguejeira e saiba se ela é venenosa

Aranha armadeira: é venenosa? Onde pode ser encontrada?