Aranha armadeira: é venenosa? Onde pode ser encontrada?


A aranha armadeira é venenosa sim! Aliás, é considerada uma das aranhas venenosas mais perigosas do mundo! Conhecida por assumir uma postura defensiva quando está em perigo, armando-se em pé - como o próprio nome diz "armadeira" -, o veneno dessa aranha é bastante perigoso.

Do gênero Phoneutria, com o nome científico Phoneutria nigriventer, vem de uma palavra grega que quer dizer "assassina". Ela é uma aranha encontrada na América do Sul e muito típica no Brasil. Confira todos os detalhes sobre ela!

Posição de ataque da armadeira
Foto da aranha armadeira em posição de ataque

A picada de aranha armadeira

A aranha armadeira é também conhecia como aranha de banana, por ser encontrada frequentemente em bananeiras, e aranha de macaco, pelo modo como se arma e percorre diferentes locais.

Ao contrário de outras aranhas que costumam picar somente quando tocadas, a armadeira busca se defender, podendo, inclusive, pular na direção de quem pretende picar. Pense: ela pode chegar a quase um metro de distância ao saltar para atacar quem está ameaçando sua segurança.

Então, o melhor mesmo é ficar bem distante desse bicho!

Além da postura mais ofensiva da aranha de bananeira, também se destaca o veneno que ela tem. É uma toxina extremamente forte e tem uma ação neurotóxica! Isto quer dizer que pode causar “estado de choque”, afetando partes importantes do corpo, como o sistema nervoso e o coração.

Quais são os sintomas da aranha armadeira?

Entre os principais sintomas causados pelo veneno da picada, estão:

  • dor muito forte no local da picada;
  • pulso rápido;
  • formigamentos no local da picada;
  • febre;
  • visão turva;
  • vermelhidão da pele;
  • suor;
  • problemas respiratórios;
  • vômitos.

Em casos mais graves, também podem ser identificados os seguintes sintomas: diminuição da frequência dos batimentos cardíacos, edema pulmonar, arritmia cardíaca e pressão sanguínea baixa.

Qual é tratamento em caso de picada?

Busque um atendimento de saúde. Em casos leves, podem ser usados tratamentos à base de analgésicos e sedativos, mas, em casos mais graves, será necessário o uso de soro antiaracnídico. Então, no momento que a picada for identificada, é muito importante procurar um serviço médico.

A aranha armadeira pode matar?

As mortes em razão da picada da aranha armadeira são raras, mas é importante ter especial atenção com crianças e com pessoas idosas, por serem mais frágeis e poderem desenvolver mais facilmente algum edema pulmonar causado pela picada.

Como identificar a aranha armadeira?

armadeira

Apesar de ter um corpo pequeno, com cerca de 4 cm, a aranha armadeira, com suas patas, pode chegar entre 15 e 17 cm de tamanho total! Então, está longe de ser pequena.

Quando se sente ameaçada, assume uma posição de ataque, com as patas traseiras no chão e as dianteiras em pé. Quando na posição ereta, é possível enxergar bem os seus ferrões. Sua cor pode variar entre o cinza, a amarela e o marrom.

Outras características desse animal peçonhento: a disposição dos olhos em três filas, espinhos negros em manchas claras nas pernas e o fato de ser super veloz.

Como são os filhotes da aranha armadeira?

As armadeiras são ovíparas e podem colocar até mil ovos em vida! Os filhotes costumam permanecer com as mães até sua primeira "troca de pele". Depois disso, estão prontos para seguirem seu rumo na vida.

Onde vive a aranha armadeira?

Armadeira de noite

A aranha de bananeira pode ser encontrada principalmente em algumas regiões do estado da Bahia e também do estado de Minas Gerais. Como habitat, ela gosta de estar por árvores, bananeiras, folhagens. Andam pela grama e, quando dentro de casa, buscam se esconder em locais escuros e úmidos, como dentro de sapatos ou roupeiros. Também podem ser encontradas escondidas em pedras, madeiras, legumes e frutas.

Para o fim de se prevenir da presença de armadeiras, é bom manter sapatos e roupas dentro de ambientes difíceis de acessar, assim como ser cauteloso(a) em locais úmidos e escuros, que são mais facilmente buscados pelas armadeiras. Ambientes limpos, sem muitas coisas pelo chão, podem ajudar a evitar possíveis esconderijos.

Mais curiosidades da aranha armadeira

Do que se alimentam: as aranhas armadeiras costumam comer insetos, lagartos e camundongos, assim como outras aranhas.

Hábitos: aranhas noturnas, que buscam suas presas principalmente na noite. Não formam teias de aranha, pois o veneno é sua forma de capturar a presa.

Tempo de vida: de meses a cerca de dois anos.

Exportadas em navios para a Europa ou América do Norte: por se esconderem dentro de frutas e legumes ou por colocarem seus ovos nesses alimentos, há casos de aranhas armadeiras que foram parar em diferentes países! Esse tipo de surpresa ninguém quer, né?

Aranha armadeira X aranha marrom: não confunda as duas!

Armadeira x Marrom

A aranha armadeira está em segundo lugar entre as que mais causam acidentes no Brasil, porque quem está em primeiro é a aranha marrom! Mas e qual a diferença entre elas?

Apesar de as duas terem um veneno forte, a aranha marrom tem uma postura mais tranquila, sem buscar atacar quando ameaçada. Essa aranha é muito comum em locais quentes, sendo encontrada no território brasileiro! Ao contrário da picada da armadeira, a da aranha marrom não costuma doer nas primeiras horas, entretanto, não deve ser ignorada, porque, depois de algum tempo, pode chegar a causar uma ferida com necrose da pele. Então, é sempre importante buscar atendimento médico.

Gostou de conhecer mais da armadeira? Se quiser ler mais sobre o tema, recomendamos esse conteúdo:

Conheça as 5 aranhas mais venenosas do Brasil