12 documentários no Youtube e Netflix que vão mudar sua visão sobre o mundo


Os documentários possuem um poder único se comparados com outros tipos de filme. Como são baseados em histórias reais, eles têm um impacto emocional muito maior sobre nós, podendo inspirar e influenciar.

Eles não apenas revelam o mundo para nós, como também moldam a forma como o vemos, nos apresentando informações relevantes, novas perspectivas e, por vezes, uma ideia de como fazer a diferença.

De temas desde o Cosmos ao poder do dinheiro, veja alguns dos documentários que você pode ver online, na Netflix ou no Youtube, que vão mudar a sua visão sobre o mundo em que vivemos.

1. Samsara (2011)

Samsara é um documentário capaz de capturar de forma única os alcances da espiritualidade humana, da força da natureza e da nossa experiência na Terra, tanto pelo lado bom quanto pelo mau.

Mas ele não é um documentário tradicional. Samsara toma a forma de uma meditação guiada, visionária e não-verbal, nos mostrando a humanidade por meio de imagens poderosas.

Do mundano ao extraordinário, prepare-se para uma viagem ao redor do mundo de um modo como você nunca viu.

2. Zeitgeist (2007)

A trilogia do Zeitgeist é marcada como os filmes que provocaram um despertar global, abrindo um discurso público sobre as maiores “conspirações” do mundo moderno.

Narrado pelo cineasta e ativista social Peter Joseph, o filme expõe audaciosamente a corrupção ordenada que existe em todos os aspectos da sociedade, passando pela religião, política atual e guerras.

Esse documentário tem o poder de inspirar as massas a abrir os olhos para o funcionamento interno da tirania global.

Assista também Zeitgeist 2 e o Zeitgeist 3.

3. Human (2015)

Um documento épico sobre as lutas e triunfos que unem a todos, Human leva os espectadores a uma viagem ao redor do mundo para descobrir o que significa ser humano.

Através de uma série de mais de 2000 entrevistas conduzidas em 60 países, o diretor Yann Arthus-Bertrand exprime com sucesso a experiência humana em todas as suas formas. Veremos histórias que vão desde a pobreza e abuso doméstico até contos de amor e alegria.

Human é um daqueles documentários inesquecíveis que tem o poder de mudar as pessoas, ou até mesmo a forma como os governos tratam seus cidadãos. Em um tempo onde os conflitos parecem dominar todos os cantos do globo, ele é uma lembrança dos laços que conectam a todos.

4. O dinheiro como dívida (2006)

Atualmente, as dívidas em nível corporativo e doméstico atingiram proporções astronômicas. Mas de onde vem todo esse dinheiro? Como poderia haver tanto dinheiro para emprestar? A resposta é… É porque ele não existe! O dinheiro que temos hoje é apenas débito. Se não houvesse dívida, não haveria dinheiro.

Se isso é intrigante para você, você não está sozinho. Apesar de todos sermos afetados, poucos entendem como funciona esse sistema financeiro, mas essa animação criada pelo artista e cinegrafista Paul Grignon é capaz de explicar como o dinheiro funciona de uma forma muito simples de entender.

5. Muito Além do Peso (2013)

Em todo o mundo, milhões de crianças estão chegando à obesidade, e essa epidemia pode colocar nossas futuras gerações em perigo. Mas por que isso está acontecendo com as crianças? E quem é responsável por criar uma criança saudável, a indústria, os comerciantes, os pais ou o Governo?

Muito Além do Peso é um filme que procura responder a essas perguntas com profundidade. Para isso, os cineastas viajam do Brasil ao Kuwait para falar com especialistas da saúde, representantes da indústria alimentícia, pesquisadores e muitas crianças que foram vítimas da obesidade.

6. Terráqueos (2007)

Algumas das maiores indústrias no mundo atual operam a partir da exploração e abate de bilhões de animais, e esse filme expõe de uma forma crua e chocante essa horrível faceta da sociedade.

O filme mostra como todos os seres vivos neste planeta são "terráqueos", mas que em algum momento nós cortamos a nossa conexão com animais, nos impondo de forma cruel. 

Terráqueos é um daqueles filmes que é impossível não se deixar afetar. Se você estiver pronto, assista e prepare-se para uma grande chamada para despertar.

7. Miss Representation (2011)

Enquanto os meninos aprendem que seu sucesso está ligado ao domínio, poder e força, a mídia vende a ideia de que o valor das meninas e das mulheres está na juventude, na beleza e na sexualidade.

Embora atualmente as mulheres sejam mais bem representadas na mídia do que no passado, elas ainda têm um longo caminho a percorrer, já que o número de cargos ocupados na política e outros postos de liderança ainda é extremamente baixo.

Neste documentário, Jessica Newsom expõe os obstáculos que as mulheres enfrentam na mídia, retratando a luta contra os estereótipos femininos em termos de aparência e personalidade.

8. Bitcoin - O Fim do Dinheiro Como Conhecemos (2016)

Com a invenção do blockchain e do protocolo de Bitcoin, Satoshi Nakamoto criou uma moeda diferente de qualquer outra que já existiu. Sua natureza descentralizada e transparente faz do Bitcoin uma ameaça para os sistemas bancários tradicionais e para o dinheiro como conhecemos.

Com esse documentário, seus criadores esperam mostrar o quão disruptiva a moeda digital pode ser para os sistemas monetários, além de explicar sobre o funcionamento dessa criptomoeda que cada vez ganha mais atenção do público.

9. Cosmos (2014)

Cosmos

Baseada na série apresentada por Carl Sagan em 1980, em "Cosmos: Uma Odisseia no Espaço", o astrofísico Neil deGrasse Tyson oferece um novo olhar sobre o nosso universo.

Instigante e educativo, essa série documental explora as descobertas sobre as leis da natureza, do espaço e do tempo. Com informações e dados atualizados, esse documentário certamente irá interessar qualquer pessoa que queira aprender sobre o Cosmos. 

Assista na Netflix.

10. Sujeito a termos e condições (2013)

Admita: você realmente não lê os Termos e Condições gigantescos que deve concordar para utilizar todos os sites que visita, telefonemas que faz ou aplicativos que usa.

Mas todos os dias, corporações de bilhões de dólares estão aprendendo mais sobre seus interesses, seus amigos e familiares, suas finanças e seus segredos. E eles não estão apenas vendendo as informações para quem pagar mais, mas compartilhando-as livremente com o governo. E você concordou com tudo isso.

Com exemplos fascinantes e fatos tão inacreditáveis que são quase engraçados, o cineasta Cullen Hoback expõe o que governos e corporações legalmente tiram de você todos os dias, ameaçando o futuro da privacidade e das liberdades civis.

Assista na Netflix.

11. Cowspiracy (2014)

Cowspiracy sem dúvida é um filme imperdível quando se trata de documentários sobre o aquecimento global. O filme explora o impacto devastador da agropecuária no meio ambiente e investiga as políticas de organizações ambientais de larga escala.

A agricultura animal, isto é, o gado de corte, é a causa número um do aquecimento global, superando inclusive as emissões de carbono. Mas por que a maioria das pessoas e organizações não sabem sobre essa estatística? Seria por fruto de alguma conspiração?

Cowspiracy faz um trabalho fantástico em expor essa verdade inconveniente, e que nos envolve diretamente.

Assista na Netflix.

12. O Custo Verdadeiro (2015)

O que vestimos diz muito sobre quem somos e o que queremos expressar, principalmente em uma era de grande exposição como a que vivemos.

Como as roupas estão em toda parte, não é surpresa que não nos questionamos onde elas foram feitas, por quem ou em que condições. Bem, O Custo Verdadeiro nos ensina que é hora de começarmos a considerarmos isto, e priorizar o vestuário ético.

Ao viajar para países de todo o mundo, dos desfiles mais luxuosos às favelas, você verá em primeira mão de onde vêm suas roupas.

Assista na Netflix.