8 fatos misteriosos sobre o líder norte-coreano Kim Jong-un


Pouco se sabe sobre o líder norte-coreano Kim Jong-un, e o que é falado pela mídia e mesmo por seu governo ainda é, na maior parte, questionável.

Indícios de que o ano de seu nascimento foi alterado para estar mais alinhado com o de seu pai, o fato dele ter três filhos ou não, se seu temperamento é realmente explosivo, são algumas entre as muitas questões que giram em torno de Kim, e que geram ainda mais curiosidade ao resto do mundo. Veja então alguns fatos e mistérios sobre esse jovem líder.

1. Apesar de ser conhecido como o mais jovem líder mundial, ninguém tem certeza de sua idade

KIm Jong Un

Enquanto o ano oficial de nascimento de Kim Jong-un é 1982, vários relatórios sugerem que o ano foi alterado por motivos simbólicos, visto que é exatamente 70 anos após o nascimento de seu avô Kim Il Sung e 40 anos após seu pai, Kim Jong Il.

No entanto, o Departamento do Tesouro dos EUA listou a data oficial de nascimento de Kim Jong-un como 8 de janeiro de 1984.

2. Kim estudou na Suíça usando um nome falso

Na década de 1990, Kim e seus dois irmãos foram enviados para a escola em Bern, na Suíça, onde estudaram alemão e francês e se misturaram com outros estudantes internacionais. Para isso, ele foi apresentado como "Pak Un" e descrito como filho de um funcionário da embaixada da Coreia do Norte.

Kim Jong-un é descrito por ex-colegas de classe como um estudante quieto que passou a maior parte do tempo em casa, mas que possuía um bom senso de humor.

3. Ele foi nomeado general de quatro estrelas apesar de não ter nenhuma experiência

Kim Jong Un militar

Depois da escola na Suíça, ele voltou para a Coreia do Norte frequentando a escola militar, e desde 2007 começou a frequentar as inspeções militares de seu pai.

Em 2010, enquanto seu pai enfrentava a morte, Kim Jong-un foi rapidamente promovido à cadeia da liderança política e militar, sendo nomeado general de quatro estrelas, apesar de ter quase nenhuma experiência militar.

Em abril de 2012, assumiu formalmente o cargo de líder do Partido dos Trabalhadores e também se tornou o primeiro presidente da Comissão de Defesa Nacional. Meses depois ele expulsou o chefe do exército Ri Yong-ho e tomou o título de "marechal" para si mesmo, marcando a consolidação de seu poder político e militar.

4. Ele virou líder por se parecer com seu avô, Kim Il Sung

Kim Il Sung e King Jong Un
Kim Il Sung e King Jong-un

Kim foi revelado como o sucessor de seu pai em 2010, quando foi nomeado general de quatro estrelas, e relatos alegaram que Kim foi escolhido como herdeiro em parte por se parecer com seu avô Kim Il-Sung, fundador da Coreia do Norte.

Porém, essa estranha semelhança que Kim Jong-un tem com seu avô teria sido reforçada ainda mais pelo fato de Kim escolher um corte de cabelo semelhante, assim como as roupas e o modo de falar.

Além disso, há rumores de que Kim Jong-un havia feito uma cirurgia plástica para aumentar ainda mais essa semelhança, embora a Agência Central de Notícias coreana negue fortemente essa teoria.  

5. Depois que seu pai morreu, Kim Jong-un foi rapidamente declarado "líder supremo" da Coreia do Norte

Quando Kim Jong Il morreu de um ataque cardíaco em 17 de dezembro de 2011, o jovem Kim Jong-un herdou o controle absoluto sobre a Coreia do Norte, juntamente com o quarto maior poder militar do mundo e um arsenal nuclear.

Ele assumiu na frente de seu irmão mais velho, Kim Jong Chol, que o pai pensava que era demasiado fraco; já seu outro irmão, Kim Jong Nam, aparentemente disse coisas negativas sobre o regime e seu irmão. Em 2017, este irmão foi encontrado morto após fazer declarações questionando a Coreia do Norte e seu líder, e apesar do estado norte-coreano negar qualquer envolvimento com sua morte, funcionários de inteligência sul-coreana dizem que Kim Jong-un ordenou diretamente o assassinato.

Assumindo o governo do país quando tinha cerca de 30 anos, Kim Jong-un foi então o líder mais jovem do mundo quando tomou o poder.

6. Nem mesmo seu tio e mentor escapou da sua ira

Jang Sung Taek
Jang Sung Taek foi condenado à morte (Foto: BBC.co.uk)

Entre os conselheiros mais confiáveis de Kim Jong-un estavam sua tia Kim Kyong Hui e seu marido, Jang Sung Taek, ambos com 66 anos. O casal foi escolhido por Kim Jong Il para controlar as forças armadas do país e ajudar o jovem líder a consolidar sua posição enquanto ganhava mais experiência.

Porém, ao final de dezembro de 2013, Jang Sung Taek foi acusado de ter tentado assumir o controle da Coreia do Norte por meio de um golpe militar, e foi executado por isso. Após a morte do tio, houve relatos de que Kim Jong-un continuou a perseguir o resto de sua família, mas o embaixador da Coreia do Norte no Reino Unido negou que a família de Jang Sung Taek também tenha sido executada por ele.

7. A data de seu casamento e quantos filhos ele possui continuam um mistério

Os líderes de países em conflito muitas vezes preferem se manter mais discretos quando se trata de sua família, mas Kim Jong-un geralmente aparece com sua esposa ao seu lado e permite fotografias. Porém, o número de filhos do casal continua um mistério.

A mídia norte-coreana revelou em julho que ele estava casado com Ri Sol Ju, uma ex-líder de torcida e cantora, mas ninguém sabe exatamente quando eles se casaram. A inteligência sul-coreana acredita que a cerimônia provavelmente aconteceu em 2009 e que eles já tinham um filho. Há rumores de que Ri Sol Ju deu à luz a uma criança em 2012, que muitos acreditavam ser uma menina, e que o casal teve outro filho em 2015.

8. Quando seu pai faleceu, ele garantiu que todos tenham sofrido muito pela sua morte

O país inteiro chorou histericamente, e mesmo aqueles que não conseguiam fingir seu choro foram ensinados a fazê-lo por porta-vozes do governo. Além disso, aqueles que não foram aos eventos de luto foram condenados aos campos de trabalho durante seis meses.

A punição foi levada ao extremo quando um chefe assistente do Ministério das Forças Armadas do Povo assistiu às cerimônias de luto bêbado e foi condenado a pena de morte.  

Agora que conhece mais sobre o líder Kim Jong-un, veja algumas curiosidades sobre seu país, a Coreia do Norte.