ENIAC: a história, os inventores e as programadoras do primeiro computador


O primeiro computador eletrônico foi o ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Computer), lançado em fevereiro de 1946. Hoje em dia, podemos dizer que a tecnologia desse computador corresponde à de uma simples calculadora, entretanto, para a época, foi uma invenção revolucionária que impulsionou novos computadores.

Conheça as características, o contexto histórico, as pessoas responsáveis por essa criação e o papel fundamental das mulheres "computadoras" na história do ENIAC e da computação.

uim
ENIAC

As características do primeiro computador

O ENIAC era uma máquina gigantesca e muito veloz para a época. Entre as principais características, destacamos:

  • Peso de 30 toneladas. Mais ou menos o peso de 5 ou 6 elefantes juntos;
  • Capacidade de 500 multiplicações por segundo. Cálculos que manualmente poderiam levar 8 horas ou mais;
  • Consumo de 140 kW;
  • 5,5 metros de altura e 25 metros de comprimento;
  • 180 metros quadrados. Sim, isso é muito grande. Poderia caber até uma casa no lugar que ocupava o computador! Consegue pensar na diferença? Olha seu notebook ou seu celular e pensa no quanto a tecnologia evoluiu até mesmo no tamanho dos aparelhos;
  • Sem capacidade de armazenamento! Uma memória de até dez dígitos decimais, já imaginou?
  • O sistema operacional funcionava por meio de cartões perfurados.

A história da criação dos computadores é fruto da evolução humana na criação e operacionalização da tecnologia. É possível dizer que os primeiros computadores tinham, como características, serem máquinas de calcular e classificar, fortemente ligadas à matemática.

Apesar da associação do ENIAC a uma calculadora, é interessante afirmar que ele foi considerado um computador eletrônico por ser programável, o que o difere das calculadoras mecânicas já existentes na época.

O contexto histórico

O primeiro computador tem relação direta com a Segunda Guerra Mundial, tendo sido encomendado pelo exército norte-americano. Foi desenvolvido por John Eckert e John Mauchly da Universidade da Pensilvânia.

Projetado para calcular trajetórias balísticas, chegou, depois da Segunda Guerra Mundial, a ser utilizado para cálculos no desenvolvimento da bomba nuclear de hidrogênio.

Os cientistas norte-americanos que desenvolveram o ENIAC

John Eckert (físico) e John Mauchly (engenheiro elétrico) foram os cientistas que receberam maior notoriedade pela criação do ENIAC.

Ambos estavam associados a Moore School da Universidade da Pensilvânia, quando John Mauchly sugeriu o desenvolvimento desse novo computador, que foi aprovado pelo exército norte-americano. John Eckert atuou, então, como engenheiro chefe.

Eckert e Mauchly seguiram por anos com uma companhia fundada por eles, tendo contribuído para a evolução dos computadores, com outras criações inovadoras, como o UNIVAC, que possuía uma fita magnética com grande capacidade de armazenamento. Os dois foram premiados várias vezes ao longo de suas carreiras.

IM
John Eckert e John Mauchly

As mulheres que programaram o primeiro computador

Essa parte da história do ENIAC é bastante controversa, visto que o papel das mulheres programadoras não foi, ao longo dos anos, tão valorizado quanto o dos cientistas que desenvolveram o computador.

Apesar da falta de reconhecimento, é possível afirmar que o trabalho das programadoras foi extremamente fundamental, porque elas foram responsáveis por calcular as equações diferenciais necessárias para as trajetórias balísticas. Inclusive, num momento inicial, cerca de 80 mulheres, que trabalhavam nisto, eram denominadas de “as computadoras”.

Após a criação do ENIAC, seis mulheres foram chamadas para testar e programar o primeiro computador: Frances Spence, “Betty” Holberton, Jean Bartik, “Kay” McNulty, Marlyn Wescoff e Ruth Lichterman. Desse modo, é importante ressaltar o papel feminino na história da computação.

Caso tenha curiosidade em conhecer mais sobre o tema, foi lançado um documentário que conta a história “das computadoras” e encontra-se disponível em:

Como afirmado no site responsável pelo documentário “elas aprenderam a programar sem linguagens ou ferramentas de programação (pois nenhuma existia) - apenas diagramas lógicos. Quando terminaram, o ENIAC fez uma trajetória balística - uma equação de cálculo diferencial - em segundos! No entanto, quando o ENIAC foi apresentado à imprensa e ao público em 1946, as mulheres nunca foram apresentadas; eles permaneceram invisíveis”.

IM
As programadoras do ENIAC

Curiosidades do ENIAC

Foi, até o final da Segunda Guerra Mundial, considerado segredo. Após seu lançamento oficial, em 1946, durou somente dez anos de uso. Depois dele, passou a ser utilizado o EDVAC (Electronic Delay Storage Automatic Calculator), primeiro computador com capacidade de armazenamento. Assim, em pouco tempo, o ENIAC foi considerado ultrapassado.

Estima-se que o ENIAC teve, na sua construção, um custo que seria o equivalente a 10 milhões de reais.

O ENIAC hoje se encontra desmontado, com partes do mesmo na Moore School da Universidade da Pensilvânia, onde foi desenvolvido, no Museu Smithsonian em Washington D.C e no Museu da História do Computador na Califórnia.

Como foi a evolução dos computadores depois do primeiro

A evolução dos computadores foi extremamente veloz e, já na década de 80, passaram a surgir os computadores para uso pessoal. Foi nesta época que ocorreu a criação da Microsoft e o lançamento do Macintosh (computador com o mouse e o teclado embutidos) pela Apple.

Macintosh
Macintosh da Apple


Gostou de ler sobre a história do primeiro computador eletrônico?

Você também pode conferir a história do primeiro computador analógico! 😊