50 anos que o homem pisou na Lua: 12 coisas que você precisa saber sobre esse feito incrível


Em 20 de julho de 1969, o homem chegou à Lua. A frase do astronauta Neil Armstrong "É um pequeno passo para um homem, mas um grande passo para a humanidade" até hoje ecoa nos nossos ouvidos, lembrando-nos desse feito incrível, um dos episódios mais importantes do século XX.

De lá para cá, o homem voltou ao espaço várias vezes, mas nunca mais pisou na Lua. Você sabe por quê?

1 - Por que o homem nunca mais pisou na Lua?

O pé de buzz aldrin na lua
Buzz Aldrin pisando na lua em julho de 1969. Foto: El Pais

Basicamente, por duas razões: os elevados custos da empreitada e o desinteresse científico.

Mas não há interesse científico na Lua? Claro que sim. Mas para isso existem as sondas espaciais, que são naves não tripuladas que cumprem a função de explorar o satélite.

Por isso, enviar o homem mais uma vez, além de ser muito caro, é, cientificamente falando, menos importante do que outros projetos espaciais.

2 - Mas não houve outras expedições à Lua?

É verdade: depois da primeira viagem à Lua, em julho de 1969, a Nasa promoveu outras expedições ao satélite, todas elas pertencentes ao Programa Apollo, que se encerrou em dezembro de 1972.

O voo espacial Apollo 11 foi o primeiro a realizar atividades extraveiculares em solo lunar (traduzindo: a primeira missão que resultou em homens pisando na Lua). Depois dele, vieram outros 6 voos, sendo que desses só a missão Apollo 13 não atingiu seu objetivo. De 1969 a 1972, período em que durou o Programa Apollo, ao todo 12 pessoas pisaram na Lua.

3 - Mas por que o homem foi à Lua?

Essa questão não é nada fácil de responder. O desejo de explorar e dominar territórios vem de longe. É só lembrarmos dos chamados Descobrimentos do século XVI e dos imperialismos do século XIX.

Pois o interesse pela Lua tem a ver com isso. Claro que o avanço da ciência também estava nos propósitos da Nasa quando enviou a missão Apollo 11 ao espaço. Mas, não restam dúvidas, as razões políticas são as mais importantes, para não dizer decisivas, para o sucesso da empreitada.

Em 1969, vivia-se o auge da chamada Guerra Fria, em que se opunham as duas grandes potências econômicas e militares: EUA e URSS (União Soviética). Em 1966, os russos marcaram o primeiro gol, ao enviarem uma sonda para o solo lunar.

Mas, em 20 de julho de 1969, os EUA viraram o jogo, e com um gol de placa, enviando uma nave tripulada que conseguiu o feito inédito de pousar na Lua.

Era a chamada "corrida espacial", em que as duas potências rivais disputavam qual delas era superior tecnologicamente. A vitória foi norte-americana.

4 - Qual a primeira coisa que os astronautas fizeram na Lua?

Imagem homem na lua
Astronauta caminha sobre a superfície Lunar na missão Apolo 11. Foto: Nasa, via Reuters

Que momento emocionante! Difícil imaginar o que deve passar pela cabeça de uma pessoa que viaja 384 mil quilômetros pelo espaço e pousa num lugar inexplorado, sem saber ao certo se conseguiria voltar à Terra.

O que você faria se você estivesse na pele de Neil Armstrong e Buzz Aldrin, as duas únicas pessoas a pisarem na Lua em toda a história?

A primeira que coisa que foi feita foi uma cerimônia religiosa, antes mesmo dos dois saírem do módulo espacial e pisarem em solo lunar.

Antes da viagem, Aldrin, que frequentava uma igreja presbiteriana no Texas, pediu conselhos ao pastor, que era seu amigo. E ambos chegaram à conclusão de que a comunhão religiosa seria o ritual mais adequado a fazer. Após autorização da congregação religiosa, Aldrin decidiu incluir na sua bagagem um cálice, vinho, pão e a Bíblia. O cálice usado por Aldrin hoje pertence à Igreja Presbiteriana Webster, no Texas.

Não se soube disso na época, já que a Nasa não queria que uma missão espacial com fins científicos ficasse marcada por um culto religioso. Mas o culto foi feito, embora não tenha sido divulgado. Algumas horas depois, Armstrong pisou na Lua.

5 - Quanto tempo os dois astronautas ficaram na Lua?

O módulo lunar Eagle "aterrissou" (o mais correto é alunissou) às 20h17 do dia 20 de julho de 1969. Seis horas após a primeira missa organizada pelo piloto Aldrin, já no dia 21, Armstrong saiu do módulo espacial, deu os primeiros passos e disse a famosa frase.

Aldrin só saiu do modulo 20 minutos depois do parceiro de viagem. Ambos ficaram caminhando durante mais de 2 horas. Ao todo, entre o tempo que passaram dentro e fora do módulo, eles ficaram mais de 21 horas na superfície lunar.

6 - O que eles fizeram durante esse tempo?

aaaaa
O piloto Michael Collins em um simulador antes de chegar à Lua. Foto: Nasa, via Reuters

Durante as mais de duas horas em que Armstrong e Aldrin ficaram do lado de fora do módulo, eles fizeram algumas coisas:

  • recolheram amostras do solo (21,5 kg de um solo formado por grãos muito finos de areia);
  • instalaram um sismógrafo (aparelho que detecta quaisquer tipos de movimentos no solo);
  • tiraram fotos (há algumas bem famosas);
  • fincaram a bandeira dos EUA no solo lunar (para dizer: "Isto aqui tem dono");
  • e falaram com a Terra, incluindo uma conversa com o então presidente Richard Nixon.

7 - Como era a nave que levou os primeiros homens à Lua?

A nave que levou os primeiros homens à Lua era formada por três partes, sendo que somente uma delas pousou em solo lunar, e apenas uma retornou à Terra.

  1. módulo de comando, com uma cabine preparada para abrigar três astronautas - Armstrong, Aldrin e Michel Collins (este último foi o encarregado de pilotar o módulo de comando enquanto os dois parceiros "passeavam" na Lua); só esta parte retornou à Terra, caindo de paraquedas no Oceano Pacífico;
  2. módulo de serviço, que contém equipamentos absolutamente essenciais, como os motores. O módulo de serviõ só se desgruda do módulo de comando no momento em que a nave retorna à atmosfera terrestre;
  3. módulo lunar, composto por dois compartimentos: um de descida à superfície, outro de subida à órbita lunar. Só essa parte da nave, denominada Eagle, tocou o solo da Lua.

8 - Quanto tempo durou a viagem da Terra à Lua?

Ao contrário do que muita gente pode pensar, a viagem da Terra à Lua até que foi rápida. Do Cabo Canaveral, na Flórida, ao pouso do módulo Eagle em solo lunar, passaram-se aproximadamente 5 dias.

Se formos levar em conta o tempo que se passou do lançamento até a entrada na órbita lunar, foram 3 dias, ou 72 horas. Os navegantes do século XVI passavam meses dentro das caravelas para cruzar o Oceano Atlântico. 72 horas é fichinha perto disso.

O lançamento do foguete ocorreu no dia 16 de julho e a amerissagem (ou pouso no mar) no dia 24 de julho de 1969.

Foguete Saturno V
Lançamento do foguete Saturno V, que levou a Apollo 11 para o espaço no dia 16 de julho de 1969.

9 - Como os astronautas "iam ao banheiro"?

Não dá para falar em banheiro, evidentemente. Mas a ideia era evitar ao máximo que essa hora chegasse. Por isso, a alimentação dos astronautas era intencionalmente pobre em fibras. E nada de tomar muito líquido ou café, que é super diurético.

Bom, mas numa viagem de 8 dias, como foi a do voo Apollo 11, é inevitável que essa hora chegue. Para isso, os astronautas dispunham de recipientes plásticos de uso pessoal para coletar a urina e as fezes. Esses recipientes, após o uso, eram colocados num compartimento exclusivamente destinado a esse fim e depois ejetados para o espaço.

10 - O que os astronautas deixaram na Lua?

Já sabemos que os dois astronautas da missão Apollo 11 cravaram uma bandeira dos EUA no solo lunar. Aliás, os outros astronautas que vieram depois deles fizeram o mesmo. Mas, além disso, Armstrong e Aldrin deixaram um disco de silício, do tamanho de uma moeda, contendo mensagens de paz escritas por líderes de 73 países, entre elas o Brasil.

A mensagem brasileira, escrita pelo então presidente, general Costa e Silva, é a seguinte: "Eu rezo a Deus para que esse feito brilhante da ciência permaneça sempre a serviço da paz e da humanidade".

Outras coisas que a Apollo 11 deixou na Lua:

  • um emblema homenageando os tripulantes da Apollo 1, mortos em 1967;
  • medalhas homenageando cosmonautas soviéticos, entre eles Iuri Gagagrin, o primeiro homem a ir para o espaço;
  • um pedaço do módulo lunar, acompanhado de uma placa com referência ao feito e à data;
  • objetos descartados do módulo - em outras palavras: lixo.

11 - A bandeira dos EUA ainda está lá?

Bandeira EUA lua
A primeira das 6 bandeiras norte-americanas que ainda estão fincadas em solo lunar.

Sim. Ao que tudo indica, não só a bandeira deixada pela Apollo 11, mas as outras 5 cravadas na Lua entre 1969 e 1972, continuam lá, firmes e fortes.

Prova disso são as fotos tiradas em 2009 pelo Orbitador de Reconhecimento Lunar (LRO), uma sonda enviada pela Nasa para monitorar a Lua. As 6 bandeiras foram encontradas pela LRO.

Elas não tremulam, porque na Lua não há vento. E devido sobretudo à ação dos raios ultra-violetas, as bandeiras já perderam a coloração original.

12 - Por que os astronautas ficaram em quarentena quando voltaram à Terra?

Esse é um fato realmente muito curioso. Quando voltaram à Terra, os três astronautas que foram à Lua passaram uns dias sem poder entrar em contato com as outras pessoas. Foram 21 dias de isolamento.

O medo era de que os três astronautas tivessem trazido germes lunares que poderiam contaminar a Terra.

Mas a verdade é que não existe vida na Lua. E até isso ser provado, a prática da quarentena seria repetida por mais duas vezes, até a missão Apollo 14.

Quer mais curiosidades sobre o universo? Você vai gostar de ler:

O que aconteceria se viajássemos à velocidade da luz?
11 fatos sobre o nosso Sistema Solar que irão te impressionar