8 coisas que a inteligência artificial irá mudar nas nossas vidas (para melhor)


Apesar de não estarmos vivendo num futuro como as pessoas que viveram há 2 séculos imaginavam, os avanços da tecnologia nos últimos 50 anos foram incríveis, principalmente na área da inteligência artificial.

Nenhum aspecto de nossas vidas passa sem que a tecnologia esteja presente, seja para melhor ou pior. E estamos apenas nas etapas iniciais.

Mas, afinal, o que é inteligência artificial?

Robos

A inteligência artificial faz parte dos estudos de ciências da computação. Suas diversas ramificações tentam desenvolver mecanismos e dispositivos tecnológicos que possam simular o raciocínio humano.

O objetivo central dos estudos sobre a inteligência artificial é fazer com que os computadores possam "pensar" como os humanos, criando análises, raciocinando, compreendendo e obtendo respostas para diferentes situações. 

Apesar desse conceito parecer coisa de ficção, a inteligência artificial já é muito presente em nossa vida, e vários avanços estão sendo feitos nessa área, que irão garantir melhoras significantes na sociedade.

1. Melhores previsões do tempo

Prever o clima com precisão pode ser complicado, especialmente quando você tem que passar por grandes volumes de dados. Porém, graças ao software de inteligência artificial que a equipe da Microsoft está desenvolvendo atualmente, isso poderá mudar.

O software promete resolver alguns dos mais difíceis enigmas sobre o tempo, como entender como a mudança climática está afetando os padrões climáticos ou fazer previsões meteorológicas mais precisas a longo prazo.

A NASA também está desenvolvendo um programa que pode ajudar as aeronaves a evitar possíveis tempestades e pontos de perigo, aumentando a segurança aérea.

2. Menos trabalho pesado para os humanos

Jetsons

Uma das primeiras promessas da inteligência artificial, citadas desde os contos de Isaac Asimov até em Os Jetsons, foi um robô que pudesse realizar tarefas domésticas, eliminando o trabalho pesado dos humanos.

Parte dessa promessa foi cumprida pelo aspirador automático, que pode manobrar em torno de obstáculos como escadas, móveis e até mesmo gatos.

Porém, robôs inteligentes não só limparão sua casa, mas também poderão realizar trabalhos como montagem de móveis ou cuidar de crianças e animais de estimação.

3. Nosso planeta poderá ser salvo

As mudanças climáticas e suas causas, como a poluição, são uma grande preocupação atual, e a inteligência artificial pode ser uma solução para isso.

Robôs e outros dispositivos estão sendo desenvolvidos para limpar o meio ambiente e reduzir os efeitos da poluição do ar e da água. Programas de software sofisticados permitirão aos robôs distinguir entre organismos biológicos e poluentes, como petróleo ou resíduos perigosos. 

Software inteligentes também estão lutando contra a poluição do ar diretamente nas fábricas de queima de combustível. O dióxido de carbono, os poluentes químicos e outros gases são identificados e capturados antes de entrar na chaminé e acabar nos nossos pulmões.

4. Não precisaremos mais dirigir

O carro autônomo e sem motorista já existe!

A Google possui um modelo de carro capaz de guiar sozinho. A tecnologia usa um sistema de radar laser e um buscador de alcance, permitindo que o veículo gere um mapa 3D detalhado de seu ambiente.

carro google

O carro, em seguida, combina esses mapas com mapas de alta resolução do mundo, produzindo diferentes tipos de dados que permitirão que ele se conduza. Além disso, um carro autônomo produzido na Universidade Federal do Espírito Santo já fez testes, percorrendo cerca de 74km.

Porém, enquanto não é tão comum vermos carros andando sozinhos na estrada, os trens sem motoristas já são muito comuns em diferentes países, como Dubai, Copenhague, Londres e Madri. Esses trens transportam passageiros de uma cidade para outra sem a necessidade de ajuda humana.

5. Poderemos explorar mais o espaço

Rover

Inteligência artificial e robôs são a chave para que possamos explorar o espaço, mas já hoje, eles desempenham um papel muito importante. 

A NASA depende de rovers e sondas não tripulados para explorar galáxias distantes, que levariam anos para serem alcançadas por humanos. Esses veículos inteligentes sentem obstáculos, como crateras, e encontram caminhos seguros de viagem ao redor deles.

Além disso, os rovers autônomos recentemente deram aos pesquisadores diversos dados e fotografias da superfície de Marte, onde condições inóspitas tornam impossível a exploração humana.

6. Estaremos protegidos

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos já usa de Inteligência Artificial para proteger seu país, incluindo agentes inteligentes virtuais para complementar sua força de trabalho humana.

Também existem sofisticados sistemas de monitoramento de software, que digitalizam chamadas telefônicas e outras comunicações, digitando rapidamente grandes volumes de dados e selecionando conversas sobre potenciais ameaças.

7. Teremos doutores robôs

robos medicos

A inteligência artificial está sendo incorporada na medicina para ajudar os médicos a detectar doenças e salvar vidas.

O centro médico Cedars-Sinai, em Los Angeles, é pioneiro no uso de um software especial para analisar o coração e detectar ataques cardíacos antes que eles ocorram. Porém, a vanguarda da tecnologia médica da Inteligencia Artificial são os assistentes de cirurgia robótica, que auxiliam os cirurgiões passando os instrumentos necessários durante um procedimento.

8. Cuidado financeiro

Programas de Inteligência artificial usam algoritmos para detectar padrões no mercado e prever mudanças de preços. Eles podem também comprar ou vender ações com base nessas previsões ou alertar os humanos e aconselhar sobre as próximas mudanças.

Esta tecnologia resulta em melhores retornos para os investidores. Softwares de inteligência artificial também poderão proteger os consumidores contra fraudes ao detectar mudanças nos gastos ou no uso do cartão de crédito.