Conheça os lobos: características, comportamento e espécies


Quando se fala em lobos, a espécie mais característica é a do lobo-cinzento, a maior dentre as 41 espécies de lobos selvagens. Originário do Hemisfério Norte, o lobo-cinzento é um animal altamente sociável, podendo viver em alcateias com até 36 indivíduos. Por ser um animal carnívoro, viver em grupo ajuda muito na hora de caçar.

Caraterísticas do lobo-cinzento

lobo cinzento

  • Nome científico: Canis lupus.
  • Classificação científica: pertence à classe dos mamíferos, à ordem dos carnívoros e à família dos canídeos, a mesma dos cães, das raposas e dos chacais.
  • O que os lobos comem: carne.
  • Onde vivem: Hemisfério Norte, em países como Estados Unidos (incluindo o Alasca) e Canadá, além de países da Europa e da Ásia.
  • Habitat: pradaria, florestas temperadas, tundra ártica, taiga, desertos, campos e montanhas.
  • Qual o tamanho: comprimento de no máximo 1,30 m nos machos (do focinho à ponta da cauda) e 1,2 m nas fêmeas. Em relação à altura, um lobo cinzento pode chegar a 90 cm (das patas ao ombro).
  • Quanto pesam: machos pesam em média 55 kg, podendo atingir um peso máximo de 80 kg. Já as fêmeas pesam em média 45 kg.
  • Velocidade: entre 55 e 70 km/h.
  • Quantos anos vivem: em estado selvagem, os lobos-cinzentos vivem em média 6 anos. Em cativeiro, podem viver de 10 a 15 anos.
  • Status de conservação: pouco preocupante.

Descrição física: como são os lobos?

Apesar do nome, os lobos-cinzentos nem sempre apresentam pelagem acinzentada. Um das 32 subespécies de lobo-cinzento, o lobo-do-ártico (Canis lupus arctos) tem pelos bem brancos. Dependendo da área geográfica, o lobo-cinzento pode apresentar coloração canela (meio avermelhada), marrom e até preta.

lobo cinzento

Outras características físicas:

  • Pelos longos.
  • A pelagem da parte inferior e das pernas geralmente é mais clara: branca ou amarelada.
  • Dentes caninos bem grandes.
  • Seus olhos costumam ser amarelos ou castanhos.
  • Há dimorfismo sexual: as fêmeas, em geral, são menores e mais leves que os machos.
  • A cauda de um indivíduo adulto tem entre 30 e 50 cm.

Comportamento do lobo-cinzento

Eles são animais sociais

Pode esquecer aquele papo de lobo solitário. Como já dissemos, os lobos-cinzentos são bichos bem sociais. Geralmente, as alcateias (que são como as "famílias" desses animais) têm entre 5 e 9 indivíduos. As menores têm apenas 2 lobos. As maiores, mais de 35.

Hierarquia social: lobos alfas, betas e ômegas

lobos

Uma característica importante das matilhas é a sua rígida hierarquia. Poucos mandam e muitos obedecem. Quem está no topo da pirâmide de comando é o macho alfa: é ele quem primeiro se alimenta e quem acasala. Abaixo dele está a fêmea alfa. Cabe ao casal alfa tomar as decisões da alcateia: onde dorme e quando caça, por exemplo.

Se o macho alfa por alguma razão (doença ou ferimento) não consegue mais impor sua força, ele pode deixar a alcateia. Nesse caso, quem assume o posto é o macho beta. Na hierarquia de poder, o casal beta está logo abaixo do casal alfa. Na parte mais baixa da pirâmide social estão os lobos ômega.

Nômades ou sedentários: depende da fase do ano

Na primavera e no verão, as alcateias ficam paradinhas. São as chamadas fases estacionárias, que os lobos adultos aproveitam para criar seus filhotes.

Já no outono e no inverno tudo muda. Nessas estações mais frias, as matilhas se deslocam de forma ininterrupta, podendo percorrer longas distâncias. Esses deslocamentos geralmente ocorrem à noite. Em um só dia, uma alcateia pode caminhar até 200 km! Impressionante, não é mesmo?

Hábitos alimentares

lobo bisão
Alcateia de lobos-cinzentos cercando um bisão no Parque Nacional de Yellowstone, nos EUA.

Lobos são animais carnívoros. Eles podem conseguir seus alimentos através da caça ou se aproveitando de carniças que encontram pelo caminho. Alcateias numerosas são capazes de caçar presas grandes, que geralmente andam em grupos, como alces, renas e bisões. Um indivíduo pode ingerir até 9 kg de carne numa única refeição.

Tipos de lobos: principais espécies e subespécies

Lobo-europeu

Nome científico: Canis lupus lupus

Lobo europeu

O lobo-cinzento europeu, também conhecido como lobo-eurasiático, é a maior subespécie da Europa, podendo medir 1,5 m de comprimento e 85 cm de altura (até os ombros). Essa subespécie habita florestas e estepes de leste a oeste da Europa.

Lobo-branco

Nome científico: Canis lupus arctos

lobo branco

Também conhecido como lobo-do-ártico ou lobo-polar, o lobo-branco é uma subespécie do lobo-cinzento. Ele habita a tundra das regiões árticas da Groenlândia e da América do Norte. Sua pelagem branca funciona como camuflagem na neve.

Alimenta-se de renas, lebres e bois-almiscarado. Apesar das mudanças climáticas terem reduzido a quantidade de presas, o lobo-branco não está ameaçado de extinção.

Lobo-ocidental

Nome científico: Canis lupus occidentalis

lobo ocidental

A Canis lupus occidentalis, conhecida popularmente como lobo-ocidental ou lobo-do-noroeste, é uma das maiores subespécies de lobo-cinzento. Ele habita os Estados Unidos (incluindo o Alasca) e o Canadá.

Lobo-ibérico

Nome científico: Canis lupus signatus

Lobo ibérico

Como o próprio nome já sugere, essa subespécie do lobo-cinzento habita a Península Ibérica, especificamente o norte de Portugal e da Espanha. Em comparação com o lobo-cinzento europeu, ele é menor e sua pelagem é mais amarelo-acastanhada. Devido à perseguição humana e à fragmentação de seu habitat, essa subespécie encontra-se quase ameaçada de extinção.

Lobo-vermelho

Nome científico: Canis rufus

Canis rufus

Um pouco menores que os lobos-cinzentos e com pelagem mais avermelhada (daí seu nome), os lobos-vermelhos constituem a espécie de lobos mais ameaçada de extinção. Hoje, esta espécie só é encontrada em estado selvagem no leste da Carolina do Norte, nos EUA. Estima-se que existam hoje cerca de 30 indivíduos dessa espécie criticamente ameaçada.

Lobo-etíope

Nome científico: Canis simensis

Canis simensis

Encontrado em poucas regiões montanhosas da Etiópia, o lobo-etíope possui corpo magro, pernas compridas e pelagem avermelhada. É bem mais leve que o lobo-cinzento, pesando no máximo 20 kg. Infelizmente, trata-se de mais uma espécie ameaçada de extinção.

Gostou desse conteúdo? Então experimente ler estes também:

Descubra as 60 curiosidades mais inacreditáveis sobre os animais