Qual a origem do Ordem e Progresso na bandeira do Brasil?


A bandeira do Brasil traz uma série de simbolismos: o verde das florestas, o amarelo das riquezas, o azul com estrelas do céu à noite.

Mas ainda há muita dúvida sobre a origem do “Ordem e Progresso”, no centro da bandeira.

Considerada como lema nacional brasileiro, a frase foi inserida no dia 19 de novembro de 1889, quatro dias após a proclamação da República do Brasil.

A origem da frase vem de uma corrente filosófica popular na época, chamada positivismo. Ao auxiliar no processo da proclamação, acabou por ser homenageada na bandeira brasileira.

O lema “Ordem e Progresso” foi uma adaptação da frase: “O Amor por princípio e a Ordem por base. O Progresso por fim”, escrita pelo principal teórico e representante da corrente, o francês Auguste Comte.

Bandeira brasileira
Atual bandeira brasileira

Esta adaptação veio do filósofo brasileiro Raimundo Teixeira Mendes, que reafirmava as ideias de Comte sobre o domínio das ciências pelo homem.

Em sua essência política, o significado na época foi propor a evolução da sociedade de forma organizada. Posteriormente acabou por assumir um caráter de busca pela fraternidade e evolução da nação.

A nova bandeira brasileira então, que antes era inspirada na bandeira dos Estados Unidos, passou a representar um sentimento nacionalista e uma nova perspectiva nacional.

Primeira bandeira brasileira
Primeira bandeira usada pela república do Brasil