A bandeira do Brasil traz uma série de simbolismos: o verde das florestas, o amarelo das riquezas e o azul com estrelas do céu à noite.
Mas ainda há muita dúvida sobre a origem do “Ordem e Progresso”, no centro da bandeira.
Considerada como lema nacional brasileiro, a frase foi inserida no dia 19 de novembro de 1889, quatro dias após a proclamação da República do Brasil.
A origem da frase vem de uma corrente filosófica popular na época, chamada positivismo. Ao auxiliar no processo da proclamação, acabou por ser homenageada na bandeira brasileira.
O lema “Ordem e Progresso” foi uma adaptação da frase: “O Amor por princípio e a Ordem por base. O Progresso por fim”, escrita pelo principal teórico e representante da corrente, o francês Auguste Comte.
Esta adaptação veio do filósofo brasileiro Raimundo Teixeira Mendes, que reafirmava as ideias de Comte sobre o domínio das ciências pelo homem.
Em sua essência política, o significado na época foi propor a evolução da sociedade de forma organizada. Posteriormente acabou por assumir um caráter de busca pela fraternidade e evolução da nação.
A nova bandeira brasileira então, que antes era inspirada na bandeira dos Estados Unidos, passou a representar um sentimento nacionalista e uma nova perspectiva nacional.
E além dessas duas bandeiras, o Brasil teve muitas outras. Veja as 13 bandeiras que já foram hasteadas no Brasil.