Por que a planta comigo-ninguém-pode é perigosa?


O nome da planta comigo-ninguém-pode já dá uma prévia sobre as características dela. Apesar de ser uma das principais causadoras de intoxicações, ela é amplamente utilizada como uma planta ornamental em casas.

comigo ninguém pode

Quais os efeitos dessa planta?

A Dieffenbachia, ou comigo-ninguém-pode, também é conhecida em alguns países como Dumb Cane (Cana muda). Esse nome foi atribuído por causa de sua toxina, que quando ingerida pode fazer com que a língua, boca e garganta inchem, paralisando as cordas vocais e tirando sua voz.  

Essa planta tem o mesmo efeito em cães e gatos, e ela também pode causar reações alérgicas por meio de contato com os olhos e a pele.

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde, alguns dos sintomas reconhecidos pela intoxicação com a comigo-ninguém-pode são ardência e inchaço na boca, língua e garganta, vômito, diarreia, dor nos olhos e danos à córnea.

A comigo-ninguém-pode pode matar?

Sim. Em caso de ingestão dessa planta, o inchaço da garganta pode obstruir o sistema respiratório e levar à óbito. Casos como esse já foram relatados no Brasil e mostram a importância de se buscar apoio médico imediatamente após o consumo.

E ela causa a intoxicação?

A comigo-ninguém-pode contém pedaços de cristais insolúveis em formato de agulhas, em suas folhas e haste.

Rafides

Esses cristais, chamados de ráfides, são formados por oxalato de cálcio. Mastigar, morder ou mesmo encostar nessa planta libera esses cristais que penetram nos tecidos, resultando em lesões.

Casos com a comingo-ninguém-pode

Os Centros de Informações Toxicológicas no Brasil divulgam um alto número de intoxicações causada pela planta, sendo que apenas em 2001, foram registrados 75.293 casos de envenenamento com a planta no Brasil.

Nos EUA, a comigo-ninguém-pode é a 4ª maior causadora de envenenamento, e cerca de 85% dos acidentes acontecem com crianças.

Por seu poder de toxina, foram feitos estudos com essa planta pelos alemães, durante a II Guerra Mundial. Eles realizaram experimentos com a comigo-ninguém-pode para produzir material de esterilização em campos de concentração.

Como vocês puderam ver, essa planta é muito perigosa, e apesar de sua beleza, é melhor pensar duas vezes antes de escolher a comigo-ninguém-pode para enfeitar a sua casa.