Por que a planta comigo-ninguém-pode é perigosa?

O nome da planta comigo-ninguém-pode já dá uma prévia sobre as características dela. Apesar de ser uma das principais causadoras de intoxicações, ela é amplamente utilizada como uma planta ornamental em casas.

Quais os efeitos dessa planta?

A Dieffenbachia, ou comigo-ninguém-pode, também é conhecida em alguns países como Dumb Cane (Cana muda). Esse nome foi atribuído por causa de sua toxina, que quando ingerida pode fazer com que a língua, boca e garganta inchem, paralisando as cordas vocais e tirando sua voz.

Essa planta tem o mesmo efeito em cães e gatos, e ela também pode causar reações alérgicas por meio de contato com os olhos e a pele.

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde, alguns dos sintomas reconhecidos pela intoxicação com a comigo-ninguém-pode são ardência e inchaço na boca, língua e garganta, vômito, diarreia, dor nos olhos e danos à córnea.

A comigo-ninguém-pode pode matar?

Sim. Em caso de ingestão dessa planta, o inchaço da garganta pode obstruir o sistema respiratório e levar à óbito. Casos como esse já foram relatados no Brasil e mostram a importância de se buscar apoio médico imediatamente após o consumo.

E ela causa a intoxicação?

A comigo-ninguém-pode contém pedaços de cristais insolúveis em formato de agulhas, em suas folhas e haste.

Esses cristais, chamados de ráfides, são formados por oxalato de cálcio. Mastigar, morder ou mesmo encostar nessa planta libera esses cristais que penetram nos tecidos, resultando em lesões.

Casos com a comingo-ninguém-pode

Os Centros de Informações Toxicológicas no Brasil divulgam um alto número de intoxicações causada pela planta, sendo que apenas em 2001, foram registrados 75.293 casos de envenenamento com a planta no Brasil.

Nos EUA, a comigo-ninguém-pode é a 4ª maior causadora de envenenamento, e cerca de 85% dos acidentes acontecem com crianças.

Por seu poder de toxina, foram feitos estudos com essa planta pelos alemães, durante a II Guerra Mundial. Eles realizaram experimentos com a comigo-ninguém-pode para produzir material de esterilização em campos de concentração.

Como vocês puderam ver, essa planta é muito perigosa, e apesar de sua beleza, é melhor pensar duas vezes antes de escolher a comigo-ninguém-pode para enfeitar a sua casa.

Este conteúdo foi útil?
Obrigado. Como podemos melhorar ainda mais?
Como podemos melhorar?