Quantos litros de sangue temos no corpo humano?


Todos nós temos uma quantidade de litros de sangue diferente em nosso corpo. Isso acontece porque a variação de peso, idade, além de outros fatores, como a quantidade de gordura corporal, faz com que um ser humano tenha litros de sangue diferentes ao longo da vida.

O que podemos dizer é que uma pessoa tem entre 7% e 8% de volume de sangue em relação ao total de seu peso.

Como saber quantos litros de sangue tem o corpo humano adulto?

hipercultura-quantidade-de-sangue-01

Não temos como saber com precisão quantos litros de sangue uma pessoa adulta tem. Contudo, sabemos que entre os 5 e 6 anos de idade, uma criança possui a mesma quantidade de volume de sangue que um adulto.

Um homem adulto de 80kg, por exemplo, deve possuir cerca de 6 litros de sangue em seu corpo. Uma mulher que pesa 50kg, por outro lado, deve ter cerca de 4 litros de sangue. No entanto, pessoas com o mesmo peso, podem apresentar quantidades de sangue diferentes em seu corpo.

Quantos litros de sangue tem o corpo de um bebê?

hipercultura-quantidade-de-sangue-02

Um bebê recém nascido quase não possui sangue em seu corpo. A quantidade de sangue no corpo de um bebê encheria apenas uma xícara pequena.

Essa mesma quantidade de sangue é também encontrada em um gato doméstico que pesa por volta de 4 kg e meio.

Curiosamente, os cachorros possuem um pouco mais de sangue que os gatos. Um cachorro de 36 kg, por exemplo, pode apresentar cerca de 3 litros de sangue.

Qual é a quantidade de sangue que podemos perder?

hipercultura-quantidade-de-sangue-03

Quem já doou sangue sabe que o processo é simples e o doador não demora para se recuperar. Isso acontece porque pessoas com mais de 50 kg e que cumpram os requisitos para serem doadores, estão perdendo cerca de 450 ml de sangue na doação. Essa quantidade não compromete a saúde da pessoa e ainda ajuda muitas outras.

Nosso corpo, no entanto, possui alguns limites de perda de sangue até que a saúde comece a ser prejudicada. Isso acontece em casos de acidentes e hemorragias. Confira abaixo os efeitos em nosso corpo a partir de perdas grandes de sangue:

  • 14% de perda de sangue: muitos adultos podem perder até 14% de sangue sem experimentar nenhum efeito. Contudo, alguns podem passar por tonturas, em especial, se essa perda for rápida.
  • 15% a 30% de perda de sangue: com essa quantidade de perda de sangue, nosso corpo pode apresentar efeitos como náusea, aumento das frequências cardíacas e também respiratórias.
  • 30% a 40% de perda de sangue: nesse estágio, nosso corpo sofre uma reação traumática. A pressão arterial diminui e a frequência cardíaca aumenta ainda mais. Com mais de 40% de perda de sangue, o corpo humano tem riscos altos de falência.

Gostou deste conteúdo? Confira outros:

Saiba por que o precioso sangue dourado também pode ser perigoso

Conheça 19 curiosidades impressionantes do corpo humano

Além de causar apendicite, para o que mais serve o apêndice?