Lançado em 2017, Dunkirk fez história batendo recorde de bilheteria e revolucionando o estilo cinematográfico dos filmes de guerra.
O filme, que conta a história verdadeira de um resgate dramático durante a II Guerra Mundial, é uma colaboração britânica, americana, francesa e holandesa, distribuída pela Warner Bros.
Saiba mais sobre esta produção!
A sinopse de Dunkirk, um filme baseado em uma história real (e incrível)!
Dunkirk conta a história da Operação Dínamo, um resgate que inicialmente tinha como objetivo a retirada de 45 mil ingleses presos na praia de Dunquerque, na França, sob o ataque dos inimigos alemães durante a II Guerra Mundial. O filme retrata os momentos de espera dos soldados ingleses do outro lado do Canal da Mancha, a 80 km de casa, sob a mira dos ataques alemães por terra, mar e ar.
A missão do resgate não era fácil. Os navios de guerra britânicos responsáveis por retirar os soldados do território francês tinham dificuldade em chegar a praia de Dunquerque, que não era funda o suficiente. Mesmo assim, graças a ajuda de civis, que participaram do resgate com seus 665 barcos particulares, o "milagre de Dunquerque" aconteceu, levando 338.226 soldados de volta para casa, 7 vezes mais que o esperado.
Apesar da sua estreia mundial em 2017, a história do filme Dunkirk começou muitos anos antes, em 1992, quando Christopher Nolan, que viria a ser roteirista e diretor do filme, atravessou o Canal da Mancha. Por causa do mau tempo, a travessia durou 19 horas. Ouvindo as histórias verdadeiras do conflito enquanto passava pelo local, Nolan decidiu transformá-lo em filme, mas esperou anos até que o momento ideal se apresentasse.
Nolan criou o roteiro mais curto de sua carreira com apenas 76 páginas e pouquíssimos diálogos, para que houvesse no filme espaço para a dramaticidade dos sons da guerra, assim como da trilha sonora. O tempo e a estratégia escolhida deram certo e Dunkirk foi considerado um absoluto sucesso!
Assista aqui o trailer do filme Dunkirk:
Dunkirk: prêmios, críticas e bilheteria
Dunkirk foi um filme de guerra impressionante em vários sentidos. Primeiro, pelos números. Com um orçamento de 566 milhões de reais, o filme arrecadou 1,07 bilhão de reais de bilheteria, ficando em quarto lugar na lista dos filmes de guerra mais rentáveis (os primeiros lugares pertencem a:
1. O Resgate do Soldado Ryan
2. Pearl Harbour
3. Capitão América: O Primeiro Vingador.
Dunkirk foi indicado a centenas de prêmios, e levou o Oscar de Melhor Edição, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som. Além do aspecto sonoro, o filme foi muito elogiado pela inovação no roteiro de Nolan, assim como por seu realismo, com cenas em que foram utilizadas embarcações e aviões reais da época em vez de imagens de computador.
Porém, como diversos filmes de guerra, a produção foi muito criticada em relação a sua fidelidade aos fatos. Apesar de coerente com a realidade em muitos níveis, críticos comentaram que o longa deixou de fora informações relevantes como a participação dos franceses e o mistério principal: por que Hitler ordenou a parada dos ataques contra os ingleses naquelas circunstâncias?
Essa pergunta, uma das maiores quando se pensa em II Guerra Mundial, nem o filme poderia responder porque trata-se de um mistério que se mantém até os dias de hoje.
Quer descobrir mais curiosidades sobre filmes baseados em fatos?
Saiba tudo sobre as histórias dos passageiros, mitos e verdades sobre o Titanic