Superlua: Tudo que você precisa saber sobre a maior e mais brilhante lua


A Superlua é o fenômeno que acontece quando a lua se torna cheia ao mesmo tempo em que chega ao seu ponto de órbita mais próximo da Terra, fazendo com que ela apareça ainda maior e mais brilhante. 

Superlua
Superlua costuma ocorrer a cada 14 luas cheias

Como acontece esse fenômeno?

A órbita da lua em torno da Terra é elíptica, fazendo com que o satélite fique às vezes mais próximo e às vezes mais distante do nosso planeta. Quando a lua se torna cheia ao mesmo tempo em que sua órbita está mais próxima à Terra, no ponto chamado Perigeu, acontece a Superlua.

Apogeu e Perigeu

O Perigeu é o ponto da órbita da lua em que ela se move mais perto da Terra, enquanto o ponto mais distante é chamado de Apogeu. Como essa órbita não é um círculo perfeito, a distância entre a lua e a Terra costuma variar entre 405 mil quilômetros à 363 mil quilômetros.

A distância mais curta faz com que a lua apareça maior no céu, refletindo mais luz e ficando mais brilhante. Geralmente, durante esse fenômeno a lua aparece 14% maior e 30% mais brilhante do que outras luas cheias.

O termo Superlua foi descrito pela primeira vez em 1979, pelo astrólogo Richard Nolle. Segundo essa definição, a lua teria que estar a pelo menos 363 mil quilômetros de distância da Terra para ser considerada "super".

A lua mais brilhante

Superlua

A Superlua costuma ocorrer a cada 14 luas cheias, mas em 14 de novembro de 2016, o fenômeno da Superlua fez com que o satélite aparecesse de forma maior e mais brilhante desde janeiro de 1948.

A lua foi vista 30% mais brilhante do que o normal, e foi a vez que esteve mais próxima da Terra em todo o ano, com apenas 355 mil quilômetros de distância. A próxima vez que uma lua cheia estará tão próxima da Terra será em 25 de novembro de 2034, mas antes disso, o fenômeno acontecerá diversas vezes.

As próximas Superluas

O ano de 2018 contou com duas Superluas de forma sucessiva, nos dias 2 e 31 de janeiro. Quando duas luas cheias ocorrem no mesmo mês, a segunda é chamada de Lua Azul e, neste caso, foi uma Superlua Azul.

A próxima Superlua irá ocorrer no dia 21 de janeiro de 2019. Mas uma Superlua tão próxima como a que ocorreu em janeiro de 2018 só acontecerá novamente em 24 de dezembro de 2026.

Qual o melhor horário para ver a Superlua?

O melhor horário para se observar a Superlua é logo após o pôr-do-sol. A chamada "ilusão da lua" faz a lua parecer ainda maior: quanto mais perto do horizonte, maior a sua aparência. Estar longe das luzes da cidade também pode ajudar a ter uma visão mais clara do satélite.  

Conheça também o fenômeno da Lua de Sangue.