Criada por uma explosão planetária há cerca de 400 bilhões de anos, a lua intriga o homem desde o início da humanidade. Esse satélite já foi considerado desde um deus a uma bússola celeste, e é o único corpo cósmico que os seres humanos já visitaram.
Mas além do fascínio que ela causa, será possível que as fases da lua consigam afetar nossa vida, corpo e sentimentos? Veja alguns mitos e fatos sobre nossa relação com esse satélite.
1. As fases da lua influenciam na fertilidade e nascimento de bebês?
Talvez porque os ciclos menstruais e lunares tenham alguma semelhança no número de dias, muitas civilizações antigas acreditavam que a lua determinava quando as mulheres podiam engravidar.
De acordo com algumas teorias que persistem até hoje, as luas cheias causam um aumento nos nascimentos, lotando as maternidades com mães em trabalho de parto. Porém, não faltam estudos que comprovem que essa relação é apenas um mito.
Um dos estudos mais abrangentes foi realizado pelo astrônomo Daniel Caton. Em 2012, ele analisou mais de 70 milhões de registros de nascimento num período de 20 anos, comprovando que não há nenhuma relação entre a quantidade de partos e a lua cheia.
2. A lua cheia altera nossos horários de sono
A lua cheia é frequentemente associada à insônia. No passado, o motivo era óbvio, já que a luz mais brilhante durante essa fase não deixava com que as pessoas dormissem tão bem.
No entanto, hoje em dia somos rodeados por luzes artificiais, então a luz da lua cheia dificilmente pode ser a causa da privação do sono que muitas pessoas ainda sofrem durante esta fase lunar.
3. A lua cheia pode alterar o funcionamento do nosso corpo?
A lua e sua gravidade possuem uma grande influência sobre as marés, e como os humanos são compostos 70% de água, algumas pessoas acreditam que as fases da lua podem também nos influenciar. Porém, essa ideia vem de um grande mal-entendido sobre como a gravidade funciona na alteração das marés cheias.
No geral, a gravidade depende de duas coisas: da massa e da distância. Esse poder de influência da gravidade é possível apenas quando os dois objetos envolvidos são de tamanho astronômico, como a Terra e a Lua, e possuem uma determinada distância entre si.
Então, apesar da gravidade da lua poder gerar marés cheias na Terra, seu efeito sobre o corpo humano é praticamente insignificante.
4. As fases da lua podem influenciar no modo como seu cabelo irá crescer?
A crença de que cada fase da lua pode interferir no crescimento e no volume de cabelo é muito presente na cultura de vários países, e existem até mesmo salões de beleza que se baseiam nessas ideias. Porém, apesar de ser muito defendido por cabeleireiros e astrólogos, esse mito não tem fundamento na ciência.
Como citado acima, a lua consegue interferir em grandes massas, como a do oceano. Porém, sua gravidade não é capaz de agir sobre pequenos objetos, como copos d’água, muito menos sobre os fluidos dos vasos capilares.
5. Existe relação entre a loucura e a lua cheia?
Desde a antiguidade, as luas cheias foram associadas à comportamentos estranhos ou insanos, incluindo sonambulismo, suicídios, atividades ilegais, ataques de violência e até mesmo transformações em lobisomens.
Hipócrates, considerado o pai da medicina moderna, escreveu no século 5 a.C. que "quem é dominado pelo terror, susto e loucura durante a noite está sendo visitado pela deusa da lua". Durante milhares de anos, outros médicos e profissionais da saúde mental também acreditavam em uma forte conexão entre a loucura e a lua.
Porém, apesar da força desse mito em nossa sociedade, ele não possui nenhuma base científica. Em 1996, mais de 100 estudos que relacionavam os efeitos da lua com a loucura foram analisados pelo psicólogo canadense Ivan W. Kelly e nenhuma relação foi encontrada.
6. Os lobos uivam por causa da lua cheia?
A imagem de lobos uivando para a lua já faz parte do imaginário popular, mas na verdade, eles não fazem isso para o nosso satélite, apesar desses animais terem motivo para uivarem mais durante a lua cheia.
Os lobos uivam principalmente para unir seu bando, antes e depois das caças. Como a luz da lua fica muito mais forte na lua cheia, iluminando mais a Terra, este acaba sendo um momento propício para chamarem seu grupo para caçar.
7. Os suicídios aumentam durante a lua cheia?
Outro mito que envolve a lua cheia é de que acontecem mais suicídios durante essa fase. Porém, na realidade, é o contrário que acontece.
Em 2000, o Instituto de Saúde Pública da Finlândia analisou 1400 casos de suicídio que ocorreram durante um ano no país, e o estudo mostrou que um maior número de suicídios ocorria durante a lua nova, quando há menos luz.
Calendário lunar de 2019
Agora que já sabe os mitos e verdades sobre as fases da lua, acompanhe cada uma delas pelo nosso calendário lunar de 2019.
Leia também: