Saiba tudo sobre o aquecimento global. Causas, consequências e como ajudar a combater


Nós ouvimos falar dele o tempo todo e em um tom cada vez mais urgente. Mas afinal, o que é o aquecimento global? A resposta simples para essa pergunta é a seguinte: o aquecimento global é a elevação da temperatura no planeta Terra.

Mas para compreender esse processo de forma completa é preciso entender o que determina a temperatura na Terra e como as ações do homem podem interferir no clima. Nós explicamos tudo para você!

AQUECIMENTO GLOBAL_1

O aquecimento global e o efeito estufa

O primeiro passo para compreender o aquecimento global é entender como funciona o famoso efeito estufa.

O que acontece é que a energia emitida pelo sol é absorvida pelos mares e pelo solo da Terra. Parte desse calor sobe novamente em direção ao espaço, mas devido aos gases do efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2) e o Metano (CH4), essa energia não consegue sair e fica presa na atmosfera terrestre. Pode parecer uma coisa ruim, mas a verdade é que esse processo, quando acontece de maneira equilibrada, é o que permite que a Terra seja um planeta habitável. Se não fosse assim, o nosso planeta teria uma temperatura média de cerca de 18 graus negativos.

O problema é que por causa do uso desmedido dos recursos naturais e da ação humana em diversos níveis esses gases estão sendo intensificados, causando o aumento das temperaturas.

Quais são as causas do aquecimento global?

De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), a ação humana afeta de 60 a 85% das florestas e 70 a 90% de outros ecossistemas. A apropriação e uso dos recursos naturais e a perda da biodiversidade da Terra como vemos hoje, é sem precedentes na história, segundo o IPCC.

O desmatamento das florestas, a pecuária, o processo produtivo das grandes indústrias, os transportes que fazem uso de combustíveis fósseis, o tratamento inadequado do lixo…tudo isso contribui para que os gases do efeito estufa fiquem mais concentrados e superaqueçam o planeta.

Veja algumas imagens de como o aquecimento global tem transformado a natureza ao longo dos anos:

Glaciar McCarty, Alasca.
Glaciar McCarty, Alasca. Imagem: NASA
Glaciar Muir, Alasca
Glaciar Muir, Alasca. Imagem: NASA
Glaciar Pedersen, Alasca
Glaciar Pedersen, Alasca. Imagem: NASA

A poluição dos mares também é um fator de muita influência no aquecimento global. Isso porque alguns seres marinhos são responsáveis por absorver gás carbônico e emitir oxigênio. A poluição pode causar a extinção desses seres, sem os quais há um desequilíbrio na atmosfera, o que prejudica ainda mais a natureza e potencializa o aquecimento.

E agora, quais são as consequências do aquecimento global?

Essa pergunta é simples, porém muito triste de responder. As consequências do aquecimento global são enormes! Elas vão desde o derretimento do gelo e a consequente alteração no nível do mar até a a extinção de espécies de animais e plantas, além do aumento das secas e dos desastres naturais.

IMPACTO AQUECIMENTO GLOBAL_1
As áreas em azul se referem a uma temperatura mais baixa, em 1884. As áreas em vermelho a uma temperatura
mais alta, em 2019. Imagens: NASA
IMPACTO AQUECIMENTO GLOBAL_2
As áreas em vermelho seriam as partes atingidas com a elevação do nível do mar a 6m. Imagens: NASA

O aquecimento global também pode causar diversos problemas a saúde. Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), as alterações climáticas são responsáveis por 150,000 mortes por ano, número que deverá dobrar até 2030. A ONU (Organização das Nações Unidas) explica que algumas das consequências do aumento das temperaturas serão:

  • Aumento de mosquitos disseminadores de doenças como dengue e malária, entre outros
  • Ondas de calor que poderão causar hipertermias fatais em doentes e idosos
  • Diminuição na produção da agricultura, o que pode causar uma crise de abastecimento de alimentos
  • Doenças respiratórias. A concentração de ozônio poderá prejudicar pulmões e vias respiratórias

Como eu posso contribuir para a luta contra o aquecimento global?

Em 2015, 195 países, incluindo o Brasil, assinaram o chamado Acordo de Paris, que prevê como um dos objetivos principais o compromisso de trabalhar para para controlar o aumento da temperatura até no máximo 2ºC, se mantendo idealmente 1.5ºC mais quente em relação aos níveis pré- industriais. Atingir esse objetivo não é nada fácil, e por isso mesmo é necessário que esforços sejam feitos de todas as partes, dos governos aos individuos.

E então, o que eu posso fazer para ajudar? A ONU sugere uma série de ações simples e que podem gerar impacto se compartilhada por toda a população. Algumas delas são:

  • Dirija menos. Prefira caminhadas, bicicletas, transporte público e até carona :)
  • Cancele as sacolas plásticas e use sempre as de pano, reutilizáveis.
  • Faça compostagem de alimentos e recicle o lixo
  • Desligue os equipamentos das tomadas quando não estiverem sendo utilizados
  • Fale com seus amigos e familiares sobre a importância de contribuir para essa causa
  • Reduza o consumo de forma geral, especialmente os produtos que vêm empacotados
  • Coma menos carne, e invista mais em produtos de origem vegetal

COMO CONTRIBUIR_AQUECIMENTO GLOBAL

Gostou? Descubra outras formas de utilizar os recursos naturais de forma saudável e evitar o sobrecarregamento da Terra.