Stonehenge é um monumento pré-histórico localizado nas planícies de Salisbury, na Inglaterra, a 140 km de Londres. O círculo de pedras de 30 metros de diâmetro que conhecemos hoje são as ruínas de uma antiga estrutura que, dependendo da teoria, pode ter servido como templo religioso, lugar de cura, observatório astronômico ou mesmo um cemitério. Seja como for, essa estrutura começou a ser utilizada há aproximadamente 5 mil anos. .
Hoje o santuário de Stonhenge é um dos pontos turísticos mais famosos do Reino Unido, sendo visitado diariamente por pessoas do mundo todo. Considerado Patrimônio Mundial da Unesco, trata-se do monumento pré-histórico mais conhecido da Europa.
Embora os arqueólogos tenham feito várias descobertas sobre o monumento de Stonehenge, por meio de testes de datação, exame de restos mortais e recriação de pedras, muitos mistérios ainda permanecem. O maior deles, sem dúvida, é o motivo pelo qual ele foi construído.
Isso porque algumas perguntas simplesmente não podem ser respondidas pela análise científica, especialmente aquelas que se relacionam ao significado e às motivações do povo neolítico que construiu Stonehenge.
Veja então 8 mistérios que envolvem essa estrutura.
1. Quem construiu Stonehenge?
Ao contrário da crença popular, os arqueólogos modernos não acreditam que Stonehenge foi construído pelos druidas. Novas teorias revelam que sua construção foi iniciada bem antes dos celtas chegarem à Grã-Bretanha, muito provavelmente em 3.000 a.C, durante o Neolítico, período histórico que durou do século X ao III a.C.
Embora o homem do neolítico não tivesse conhecimento para preparar a terra ou mover as pedras, um grupo especialmente selecionado e treinado poderia ter desenvolvido e refinado suas técnicas de construção, passando seu conhecimento através das gerações.
Essa teoria é sustentada pelo fato de que existem diversos exemplos de estruturas de pedra neolíticas, com semelhanças com Stonehenge.
Apesar dessa semelhança também poder ser explicada devido às limitações dos materiais disponíveis, muitos cientistas acreditam que um pequeno grupo serviu como engenheiros pré-históricos. E estes seriam contratados para realizar construções em uma área geográfica bastante ampla.
2. Como os britânicos pré-históricos moviam aquelas pedras enormes?
O Stonehenge é formado por dois tipos de material: as pedras sarsen, que compõem o círculo externo, podem chegar a 44 toneladas; e as pedras azuis (bluestones), que compõem o círculo interno, pesam cerca de 4 toneladas. As pedras sarsen são um tipo de arenito encontrado no Sul da Inglaterra. Bluestone é um termo genérico para tipos de pedra, como dolerites e riolitos.
Os arqueólogos traçaram a origem das pedras sarsen até a região de Marlborough Downs, a cerca de 32 quilômetros de distância. Já as pedras azuis parecem ter sido transportadas de uma distância muito maior, mais especificamente das Montanhas Preseli, no País de Gales, a cerca de 250 quilômetros de Stonehenge.
Alguns arqueólogos sugeriram que os construtores não moveram essas pedras, mas que, em vez disso, as geleiras as transportaram pelo sul da Grã-Bretanha. Porém, a descoberta de duas antigas pedreiras em Preseli pôs um ponto final nesse debate.
Os cientistas também fizeram estudos sobre como transportar essas pedras por cerca de 260 km, desde o País de Gales. Eles descobriram que mover pequenos megalitos como os bluestones não era realmente tão difícil, mesmo que fosse arrastando-os num trenó.
3. Por que Stonehenge foi construído e qual seu significado?
Esse talvez seja o maior mistério sobre Stonehenge. Uma das teorias mais famosas fala que a construção era um grande e antigo calendário, projetado para acompanhar o tempo e importantes eventos astronômicos.
Alguns historiadores acreditam que não seja coincidência que durante o solstício de verão (o dia mais longo do ano) o Sol possa ser visto subindo exatamente acima da Pedra de Salto, quando observado de dentro do círculo. Por isso, essa pedra é também conhecida como "Pedra do Sol".
O alinhamento também ocorre durante o solstício de inverno, onde o sol desce por entre as pedras do mais alto Trilithon. Trilithon é o nome dado à formação de duas pedras verticais sustentando uma horizontal.
Leia também: Como os Incas construíram Machu Picchu?
4. Pedras azuis mágicas: Stonehenge seria um lugar de cura?
Apesar de Stonehenge ter uma localização privilegiada para a visualização dos movimentos solares, teorias recentes sugerem que no passado as pessoas podem ter sido fascinadas por essa região por razões mais místicas.
Alguns antropólogos apontam que gemas e pedras preciosas como as bluestones, que são utilizadas no interior do Stonehenge, foram usadas há séculos no espiritualismo e em práticas alternativas de cura. Esse pode ser o motivo pelo qual essas pedras foram trazidas de tão longe para serem usadas nessa construção.
Em 2008, arqueólogos também descobriram novas evidências que sugerem que Stonehenge pode ter sido utilizado como um centro de cura, destino de peregrinos que percorriam grandes distâncias para visitá-lo.
Eles observaram que um grande número dos ossos encontrados em túmulos no entorno de Stonehenge continham evidências de trauma ou deformidades. Isso ofereceu mais credibilidade à teoria de que as pessoas viajavam de longe para Stonehenge na esperança de serem curadas pelo seu poder mágico.
Devido à grande quantidade de restos humanos cremados no local, alguns cientistas também acreditam que Stonehenge tenha sido utilizado como cemitério.
5. Dos muitos círculos de pedra do Neolítico, por que Stonehenge é o que mais chama a atenção?
Não é apenas pelo seu tamanho impressionante. Apesar da maioria dos círculos de pedra semelhantes a Stonehenge serem construídos com pedras muito menores, o diâmetro e as pedras usadas em Stonehenge ainda são relativamente pequenas se comparados com os círculos de Avebury ou o Ring of Brodgar (Círculo de Brodgar) na ilha escocesa de Orkney.
Mas uma coisa que chama a atenção em Stonehenge é que, ao contrário das pedras ásperas e naturais encontradas em Avebury e Brodgar, as sarsen do Stonehenge são polidas e moldadas.
Além disso, o anel de pedras verticais (conhecidas como lintéis) que conecta as sarsen é uma exclusividade dessa estrutura. Isso faz com que, dentre todos os círculos de pedra europeus, Stonehenge seja o mais cuidadosamente projetado.
6. Por que o bloco de pedra mais alto desmoronou?
Uma das razões pelas quais Stonehenge e outros monumentos antigos sobreviveram foi porque os construtores neolíticos tinham uma grande capacidade de engenharia.
As enormes pedras que podemos ver em Stonehenge possuem cerca de um terço de seu comprimento escondido abaixo do solo. Isso faz com que seja um mistério o fato do mais alto dos seus blocos de pedras, chamado de trilithon, ter caído.
Os arqueólogos determinaram que esse trilithon desmoronou porque uma de suas pedras de sustentação era muito curta, não permitindo um apoio suficiente no subsolo. O erro não foi repetido nos outros trilithons, que possuem o tamanho adequado, deixando mais um mistério: o porquê de deixarem passar esse erro de construção.
7. De quem são os corpos encontrados em Stonehenge?
Dentre os corpos encontrados em Stonehenge, um chama certa atenção: o esqueleto de um homem adulto que data de cerca de 2000 a.C. Ele era alto, tinha aproximadamente vinte e sete anos e possuía marcas de flechas em suas costas. O esqueleto foi movido para uma exposição no Museu Salisbury, ao sul de Stonehenge, e levantou questionamentos sobre rituais ou execuções que poderiam acontecer naquele local.
Em outra descoberta, desta vez em uma das escavações do projeto Stonehenge Riverside de 2008, arqueólogos descobriram restos cremados de várias pessoas. Foram encontrados cerca de 58 corpos enterrados em Stonehenge, e conseguiram identificar pelo menos 9 homens e 14 mulheres.
Como é acreditado que as pessoas enterradas no Stonehenge possuíam alto status social, gerou-se a discussão sobre o papel das mulheres e sua importância no período Neolítico.
8. Qual é o significado dos desenhos de machado em Stonehenge?
Desenhos em formas de espirais, círculos e outras formas geométricas são encontrados em outros sítios neolíticos, alguns mais antigos do que Stonehenge, como as espirais do Newgrange da Irlanda.
Mas apesar de toda a elegância de sua criação e suas pedras polidas, Stonehenge não possui adornos ou gravuras, exceto pelos misteriosos desenhos de machados em alguns de seus blocos. Detalhe: essas formas não foram encontradas em nenhum outro monumento neolítico.
Além disso, esses desenhos estão mais próximos do nível do solo do que da parte mais alta das pedras, sugerindo que elas foram feitas depois que elas já estavam erguidas.
Como puderam ver, muitos mistérios ainda envolvem essa estrutura. Enquanto essas dúvidas não são solucionadas, veja alguns dos grandes mistérios da humanidade que já foram solucionados.
Leia também: Pirâmides do Egito: 8 coisas que você precisa saber sobre essas maravilhas do Antigo Egito