O que são qualidades e defeitos? O que os definem? Você sabe quais são os seus?

Dois conceitos tão comuns na vida das pessoas, mas também muito relativos. Quando se fala em qualidades e defeitos, primeiramente deve-se perceber a que se referem.

Qualidade é quando qualquer coisa funciona da forma esperada, tendo um resultado positivo e satisfatório. Defeito é quando acontece o contrário.

Isso se aplica muito bem aos objetos e aos serviços, mas quando se fala em pessoas a situação fica um pouco mais nebulosa e difícil de distinguir.

Virtudes do ser humano

Para a Psicologia Positiva existem seis grupos de virtudes. Este é um recente movimento dentro dos estudos psicológicos focado nas potencialidades humanas e busca pela felicidade, ao invés das doenças mentais.

Os pesquisadores Peterson e Seligman publicaram em 2004 um manual de classificação de forças e virtudes onde definiram estes seis grupos como sendo coragem, sabedoria, humanidade, temperamento, senso de justiça e transcendência.

O objetivo dos autores foi criar um sistema para classificação dos aspectos positivos das pessoas, tendo em conta as suas qualidades e força de caráter. Dentro dos 6 grupos ainda classificaram mais 24 forças de caráter, entre elas criatividade, inteligência social, prudência e etc.

Como nos vemos?

Muitas vezes a impressão que temos de nós mesmos não corresponde à visão que os outros têm de nós.

O autoconhecimento é primordialmente a busca por conhecer a si mesmo. Uma prática antiga e transversal a diferentes linhas de pensamento sendo estudado pela psicologia, filosofia e psicanálise. Pode ainda ser trabalhado e alcançado de diferentes maneiras como através de meditação, ioga, terapias ocupacionais, coaching, exercícios práticos, mas principalmente através do exercício de introspecção e autoavaliação.

O autoconhecimento envolve ter consciência da sua personalidade, suas qualidades, defeitos e objetivos. Uma forma prática de se autoavaliar é desenhar uma linha da vida começando no presente e estipulando objetivos para os próximos tempos. Pode ser 1 semana, 3 meses, 1 ano ou 10 anos. O importante é perceber onde se quer chegar e quais as habilidades que se precisa trabalhar para conquistar esses objetivos profissionais e pessoais.

Na hora de comprar

Selo Inmetro

Considerando o ponto de vista do consumidor, a qualidade dos produtos e serviços não abre muito espaço para a subjetividade. Apesar de as pessoas terem gostos diferentes, todos esperam que quando se compra algo, este objeto ou serviço funcione em perfeitas condições e não apresente defeitos.

Quando se fala de negócios, para a medição da qualidade acontecer é preciso serem estabelecidos parâmetros para uma avaliação quantitativa. Produtos podem ser avaliados através de indicadores. Já os serviços, precisam ser avaliados e acordo com as suas especificidades. Assim, são feitos os estudos com os consumidores e utilizados diferentes métodos para isto, como no caso da Escala servqual. Este é um esquema criado com a intenção de avaliar a qualidade dos serviços dando foco nas lacunas entre a visão dos empresários e os consumidores de um serviço.

Existem várias instituições espalhadas pelo o mundo destinadas a avaliar a qualidade de produtos e serviços oferecidos à população. No Brasil, o Inmetro ( Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia ) é o Órgão oficial do Governo Federal responsável pela avaliação da conformidade dos produtos disponíveis para o consumo no país.

Na entrevista de trabalho

É muito frequente nas entrevistas de trabalho pedir ao candidato para dizer algumas qualidades e alguns defeitos que possua. Esta pergunta serve essencialmente para entender quais são as características que o candidato pensa serem necessárias para preencher aquela vaga.

Algumas das qualidades mais procuradas e mencionadas são ser organizado, curioso, flexível, criativo, pontual, proativo, observador e sincero. Para os defeitos, é bom sempre mencionar o que está fazendo para melhorá-los, alguns bastante comuns são: nervosismo, timidez, falar demais, ser perfeccionista ou confiar demais nos outros.

Na vida como um todo

De um modo geral, a qualidade é uma característica. Para a filosofia isto se aplica através de atributos ou propriedades. Os atributos são valores dados por alguém àquele objeto ou pessoa. As propriedades são inerentes.

A grande questão é que isto depende de um ponto de vista neutro. O que é quase impossível, considerando a complexidade da personalidade humana que baseia-se essencialmente nos gostos, experiências e temperamento das pessoas.

Assim as qualidades e defeitos dependem fundamentalmente do ponto de referência.

Este conteúdo foi útil?
Obrigado. Como podemos melhorar ainda mais?
Como podemos melhorar?