Cuidado: esta é a pimenta mais ardida do mundo!


Quando dizemos "cuidado", não estamos de brincadeira. A pimenta mais ardida do mundo, a Carolina Reaper, pode fazer um verdadeiro estrago na sua boca! Ela é tão violenta que apenas um frutinho desse aí tem uma ardência equivalente à de 22 pimentas malaguetas! Vai encarar?

Carolina Reaper: a pimenta mais forte do mundo!

carolina reaper

Quem garante o título de pimenta mais picante do mundo é o Guinness World Record, que se baseia em testes realizados pela Universidade Winthrop, da Carolina do Sul, ao longo do ano de 2017. A Carolina Reaper (Capsicum chinense) foi desenvolvida por Ed Currie, da empresa PuckerButt Pepper Company, a partir do cruzamento de outros dois tipos de pimenta: a Habanero e a Naga Bhut Jolokia.

De acordo com as medições feitas, a Carolina Reaper apresenta uma ardência média de 1.641.183 unidades na Escala de Scoville (mínimo de 1.400.000, máximo de 2.200.000). A título de comparação, a temida malagueta (Capsicum frutescens), considerada a pimenta mais forte do Brasil, possui uma ardência média de 75.000. Haja picância, não é mesmo?

Sabe por que ela tem esse nome?

Essa pimenta tem esse nome por um motivo especial. Sabe a personagem da morte, que assombra todas as pessoas com sua capa preta e sua enorme foice? Pois essa pimenta faz alusão a ele mesmo, o Reaper ("Ceifador", em inglês). Portanto, Carolina Reaper significa "Ceifador da Carolina", em referência ao estado da Carolina do Sul, onde a pimenta foi criada.

Carolina Reaper
A Carolina Reaper se caracteriza pelo vermelho intenso, a pele rugosa e o biquinho em formato de garra.

Mas o que significa mesmo a Escala Scoville?

A Escala Scoville foi criada pelo farmacêutico norte-americano Wilbur L. Scoville (1865-1942) em 1912. Ela serve para comparar o grau de ardência de pimentas a partir de um teste que consiste na diluição da pimenta a quantidade de vezes necessária para que a ardência não seja mais detectável.

A diluição é feita em solução de água com açúcar. A unidade da Escala Scoville representa o número de diluições necessárias para que a capsaicina, substância responsável pela ardência das pimentas, não seja mais detectável pelo paladar humano.

Assim, uma pimenta como a dedo-de-moça, com uma média de 10.000 unidades na Escala Scoville, precisa desse mesmo número de diluições para zerar sua ardência. Como o pimentão não arde, ele tem pontuação zero. Só para se ter uma ideia, a capsaicina pura tem 16.000.000. O spray de pimenta, que é feito com capsaicina, tem 5.300.000 unidades Scoville.

Pimentas mais fortes do mundo (depois da Carolina Reaper)

Para quem curte pimentas violentas, há uma lista recheada de excelentes opções. Vejamos algumas das mais ardidas do mundo segundo o site especializado em pimentas pepperscale.com.

2º lugar: Komodo Dragon

Komodo Dragon Pepper

A "Pimenta do Dragão-de-Komodo" tem uma ardência semelhante à da Caroline Reaper: 1.400.000 unidades na Escala Scoville. Essa pimenta super forte passou a ser comercializada em 2015. Sua principal característica, segundo quem já se arriscou a prová-la, é seu efeito demorado. No início, parece que está tudo bem. Mas em questão de segundos a ardência se torna quase insuportável.

3º lugar: Trinidad Moruga Scorpion

Trinidad Moruga Scorpion

Como o nome já diz, essa pimenta é originária de Trinidad e Tobago e, segundo relatos, pica como um escorpião! Em 2012, após pesquisas feitas na Universidade do Estado do Novo México, foi declarada a pimenta mais ardida do mundo, com potência máxima de 2 milhões de unidades Scoville. Mas, como vimos, a Carolina Reaper pode chegar a 2.200.000.

4º lugar: 7 Pot Douglah

Essa super pimenta apresenta uma ardência de 923.889 a 1.853.986 na Escala Scoville. Para quem está acostumado com as vermelhinhas, a 7 Pot Douglah é diferente: tem coloração é marrom, próxima ao chocolate.

5º lugar: Dorset Naga

Dorset Naga

Vinda do Reino Unido, a Dorset Naga apresenta ardência que varia de 1.000.000 a 1.598.227 unidades na Escala Scoville. Essa subespécie da Naga Morich é hoje a 5ª pimenta mais forte do mundo, superando a própria Naga Morich em ardência. Trata-se de uma pimenta doce e de sabor frutado. Mas com uma potência verdadeiramente avassaladora!

E a Pepper X? Será a futura pior pimenta do mundo?

Há alguns anos que se vem falando da Pepper X, desenvolvida pelo mesmo Ed Currie, da Carolina Reaper. Pelo que consta, a Pepper X atingiria espantosos 3,18 milhões de calor na Escala Scoville! Isso significa que essa pimenta tem uma ardência mais de 42 vezes superior à de uma malagueta.

Mas precisamos aguardar mais um pouco. No momento, a Pepper X ainda não é reconhecida oficialmente como a pimenta mais ardida do mundo. As mais recentes informações sobre o assunto dão conta de que a pimenta já foi enviada ao Guinness World Record para testes, mas os resultados ainda não foram divulgados.

Se Ed Currie estiver certo, em breve teremos uma nova líder deste que é o ranking mais ardido do mundo!

Gostou desse conteúdo? Então vai adorar este também:

10 pratos da comida mexicana que você deveria provar