Plantas carnívoras: tipos, espécies e do que se alimentam


Existem mais de 600 espécies de plantas carnívoras conhecidas. Também chamadas de plantas insectívoras, elas evoluíram independentemente em diversas famílias e ordens constituindo um variado e intrigante grupo de vegetais.

As plantas carnívoras são conhecidas por digerirem em sua maioria pequenos insetos tais como formigas, abelhas, besouros e outros. Em algumas regiões, contudo, existem registros de plantas carnívoras atacando aranhas, sapos e em raros casos até pássaros pequenos.

Tipos de plantas carnívoras

As cores fortes e vibrantes das plantas carnívoras são normalmente um atrativo para suas presas capturadas. Elas necessitam desse alimento para complementar à fotossíntese, pois crescem especialmente em solos pobres e encharcados.

O mecanismo de captura é o principal diferenciador que classifica os tipos de plantas carnívoras. Estes são divididos em três: o tipo jaula, o tipo sucção e o tipo folhas colantes.

hipercultura-plantas-carnivoras-infografico

Tipo jaula

Tem como característica o seu tipo de armadilha ativa. São reconhecidas por suas duas folhas no formato de conchas forradas com cerdas fortes que se fecham; além de minúsculas glândulas de néctar.

O ataque deste tipo de planta é incrível. Na posição de repouso, suas folhas ficam abertas em um ângulo de 45 ou 60 graus. Em sua superfície interior ela é preenchida com glândulas digestivas microscópicas. Além disso, cada metade da folha apresenta três pequenos fios de gatilho, que quando tocados duas vezes, ou um após o outro, faz com que a planta se feche.

Tipo sucção

Também conhecida como plantas jarra, elas possuem um mecanismo de armadilha passiva. Suas folhas exuberantes e decorativas de cores fortes e vibrantes são atrativos perfeitos para suas presas. Elas também possuem um néctar intoxicante que desorienta a presa e faz que ela caia em seu tubo.

Em seu interior, as glândulas digestivas secretam enzimas ou bactérias que digerem o animal. Outra característica é o cheiro forte resultado da decomposição de animais e insetos anteriores que atraem as novas presas.

O próprio interior deste tipo de planta pode criar um ecossistema complexo composto de algas, fungos, bactérias e várias larvas de insetos que resistem às enzimas digestivas.

Tipo folhas colantes

Com uma armadilha semi-ativa, estas plantas se diferenciam por suas exuberantes cores verdes e vermelhas e suas folhas que possuem glândulas adesivas que capturam as presas.

As droseras são especialmente bonitas, pois possuem gotas brilhantes que cintilam à luz do sol. Suas folhas são planas e possuem numerosos tentáculos ou glândulas caídas nas superfícies superiores.

Estes tentáculos são especialmente importantes, pois se comunicam quando a presa entra em contato com a planta. O movimento dos tentáculos ocorre então de forma a se dobrar em direção à presa.

Conheça também 16 plantas venenosas que podem estar bem próximas de você

As espécies mais populares de plantas carnívoras e suas flores mais bonitas!

Sim, as plantas carnívoras dão flores. Considerando que no imaginário popular estas plantas são consideradas “esquisitas” ou até “agressivas”, é curioso o fato de que muitas pessoas ao redor do mundo as cultivem também por suas belas flores. Conheça as principais delas!

Dionaea muscipula

hipercultura-plantas-carnivoras-dionea

As dioneias são as plantas carnívoras mais populares ao redor do mundo. Também conhecidas como “Vênus papa moscas”, por atacarem principalmente estes pequenos insetos, elas se classificam no tipo jaula.

Nativas do sudeste da América do Norte, suas folhas apresentam entre 10 e 15 cm de altura. As belas flores brancas da dioneia são infelizmente insignificantes e é aconselhável para quem as cultiva em casa, remover assim que florescer, pois consome muito da energia da planta.

Aldrovanda vesiculosa

hipercultura-plantas-carnivoras-aldrovandra

Estas plantas carnívoras aquáticas são também conhecidas como plantas de roda d’água. Ela captura animais aquáticos invertebrados com um mecanismo similar às dioneias, sendo classificadas, portanto, como do tipo jaula.

Esta planta cultiva uma única e fascinante flor de coloração branca que se abre por apenas algumas horas. Elas surgem acima do nível da água sustentadas por pêndulos curtos em formato de espiral.

Nepenthes bicalcarata

hipercultura-plantas-carnivoras-Nepenthes

Esta planta classificada como do tipo sucção ficou muito conhecida por inspirar um dos monstrinhos da animação japonesa Pokémon, mais especificamente Victreebeel.

Nativa da ilha de Borneo, nas regiões da Malásia e Indonésia, esta espécie possui espinhos que foram motivos de estudos por muitos biólogos. Eles acreditavam que este mecanismo poderia ser tanto para atrair os insetos em uma posição fatal até a sua “boca”, mas também para impedir que mamíferos, como macacos da região, “roubassem” o conteúdo do jarro.

Estas plantas têm uma inflorescência paniculada. Os galhos no caule da flor têm até 40mm de comprimento e produzem até 15 flores.

Drosera capensis

hipercultura-plantas-carnivoras-drosera

Esta bela planta carnívora natural da região sul africana é classificada pelo tipo folhas colantes e é uma das preferidas para cultivo. Isso acontece porque a sua germinação por sementes é geralmente fácil.

O processo de captura das presas funciona a partir do enrolando da planta ao redor do animal capturado. As glândulas gástricas começam a atuar e este processo pode levar em torno de 30 minutos.

Suas flores aparecem no verão africano (entre os meses de dezembro e janeiro naquela região) e produzem um número grande de violetas, podendo chegar à 50.

Pinguicula vulgaris

hipercultura-plantas-carnivoras-pinguicura

Também do tipo folhas colantes, estas plantas carnívoras têm normalmente uma coloração verde-amarelo claro. Seu nome vem da palavra latina pinguis, que significa gordura.

Estas plantas são geralmente discretas e podem ser confundidas com outras que estão ao seu redor. Isso, no entanto, não acontece em sua época de floração, quando se distinguem por suas flores com pétalas roxas ou brancas e seu longo caule.

Não! As plantas carnívoras não comem gente!

hipercultura-plantas-carnivoras-little-shop-of-horrors
Cena do filme musical "A Pequena Loja dos Horrores" de 1986

Apesar de desenhos animados e filmes B terem apresentado plantas carnívoras comendo pessoas, este tipo de representação não tem nada de real além dos propósitos cômicos.

Muitos vídeos no Youtube mostram criadores de plantas carnívoras, especialmente de dioneias, colocando o dedo na planta e ela se fechando. A leve pressão nunca será suficiente para você ficar preso e as enzimas digestivas destas plantas nunca serão fortes o suficiente para te machucar. Apesar disso, não é aconselhável se colocar neste tipo de situação.

Na cultura pop, o filme A Pequena Loja dos Horrores conta a história do florista Seymour que ganha uma planta carnívora que fala e se alimenta de carne humana. A produção ganhou diversas adaptações, inclusive um musical off-broadway, uma produção brasileira e um filme com esta nova versão.

Leia também:

As cobras mais mortais do mundo são também as mais venenosas?