Camaleão: curiosidades inusitadas do animal que muda de cor


O camaleão é uma das famílias de lagartos mais comum, mas apresenta características muito próprias. Entre algumas das suas incríveis capacidades, está a habilidade de mudar de cor, ter uma visão 360º que lhe permite olhar para duas direções diferentes e uma língua capaz de alcançar presas muito distantes!

Conheça mais detalhes desse pequeno grande animal!

O que é um camaleão? De que grupo faz parte?

Camaleão
Camaleão na cor verde repousando em galhos de uma árvore

O camaleão é um réptil. Dentro dessa classe, ele faz parte da família de nome científico Chamaeleonidae. Entretanto, um fato interessante a respeito do camaleão é que, na verdade, existem cerca de 158 espécies diferentes desse animal! Isto quer dizer que não há apenas um tipo de camaleão, mas mais de 100, cada um com suas caraterísticas e estilo de vida.

Os principais locais em que se pode encontrar camaleões são: África (especialmente na ilha de Madagascar), Oriente Médio e Europa (Espanha e Portugal).

O camaleão não é um lagarto nativo do Brasil, não sendo, portanto, original deste país. Apesar disso, algumas espécies de camaleão foram levadas para o Brasil e isto possibilita que encontremos alguns camaleões no território brasileiro, especialmente na região amazônica.

Algumas pessoas costumam confundir a iguana com o camaleão, chamando-a de camaleão-verde ou camaleão brasileiro. No entanto, a iguana pertence a outra família de lagartos!

Curiosidades do camaleão

Os cameleões vivem principalmente em arbustos e árvores, tendo, por hábito, utilizar seus dedos e cauda para auxiliar no deslocamento pelos galhos e escalada dos troncos. Eles são bastante versáteis na escolha de onde viver, sendo adaptáveis a condições de florestas assim como a desertos.

Camaleão-pantera, encontrado em Madagascar
Camaleão-pantera, encontrado em Madagascar

Há, em alguns países, pessoas que adotam ou compram camaleões como animais domésticos. Entretanto, é importante ter em mente que o corpo destes animais tem características específicas aos locais em que vivem, devendo preferencialmente serem preservados nesses ambientes, livres e selvagens, como nasceram.

Como funciona a sua mudança de cor? Serve para se camuflar?

A mudança de cor do camaleão está relacionada com impulsos nervosos e alterações hormonais, que acabam por interferir nas células do animal, gerando diferentes padrões de cor. Apesar disso, é importante ressaltar que o camaleão não é capaz de mudar para qualquer tipo de cor, pois somente consegue adquirir alguns tons. Ademais, as diferentes cores dependem da espécie de camaleão.

Em vez de ser para se camuflar, como muitas vezes se pensa, as mudanças de cor são provocadas pelos estímulos sofridos pelos camaleões, como o medo, a temperatura e a umidade. Nessas situações, o brilho do animal poderá sofrer alterações, o que acaba por modificar os tons do camaleão.

O camaleão não é, portanto, um animal extremamente colorido ou que pode camuflar-se em qualquer ambiente. Na verdade, eles geralmente têm cores semelhantes ao seu habitat natural, fazendo apenas algumas alterações que lhe possibilitam um esconderijo mais seguro.

Estudos apontam que as cores do camaleão costumam ter mais mudanças quando ele pretende demonstrar sinal de força em relação a outro camaleão e, em época de acasalamento, para atração ou rejeição.

Como é o olhar do camaleão?

Olhar 360º do camaleão
Olhar 360º do camaleão, cada olho numa direção

O camaleão tem um impressionante olhar 360º, isto quer dizer que cada olho funciona de modo independente, podendo olhar para a esquerda - com o olho esquerdo - e para a direita - com o olho direito. Graças a essa capacidade, o camaleão pode ter uma visão ampla ao redor de seu corpo, assim como tem maiores chances de surpreender sua presa ou predador.

O que o camaleão come?

A super lingua do camaleão
A super língua do camaleão, capturando um inseto

O camaleão costuma se alimentar de gafanhotos, grilos e outros insetos. O grande diferencial desses animais, na hora de capturar a presa, está na língua deles. Numa velocidade incrível e num comprimento impressionante, a língua do camaleão é um mecanismo de grande eficiência para a sua alimentação. No final da língua, há ainda uma ponta pegajosa, capaz de grudar a presa pretendida.

Para além da língua, o camaleão tem uma forte mandíbula, que possibilita que ele coma insetos grandes.

O camaleão morde?

Sim, ele pode morder caso se sinta ameaçado! Mas a boa notícia é que a mordida não é muito forte (para criaturas que não sejam insetos). Assim, não provocará uma grande ferida em quem for mordido.

Qual é o tamanho do camaleão?

Proporção do tamanho de um camaleão na mão de uma pessoa
Proporção do tamanho de um camaleão na mão de uma pessoa

O tamanho desse animal está diretamente relacionado às diferentes espécies existentes. Desse modo, o camaleão de Madagascar costuma ser uma das maiores, tendo cerca de 60 cm. Enquanto o camaleão-pigmeu, uma das menores espécies, tem cerca de 2,5 cm.

Qual a expectativa de vida de um camaleão?

Podem viver de 10 anos a 12 anos em geral.

Como é a reprodução do camaleão?

Depende da espécie de camaleão. Algumas são ovíparas: reproduzem-se com ovos, colocando de 2 a 4 ovos, as espécies pequenas, e de 80 a 100 ovos, as espécies grandes. Em geral, esse animais costumam enterrar seus ovos na terra, até finalizar o tempo de incubação.

Outras espécies, em menor quantidade, são vivíparas, tendo um sistema reprodutor embrionário, em que podem dar a luz de 8 a 30 filhotes.

O nascimento do camaleão já representa o início de uma vida praticamente adulta para esses animais! Ou seja, são eles que devem ir em busca de seus alimentos, sem ficar dependendo dos pais.

➡️ Roupas são desnecessárias quando o seu corpo pode mudar de cor! No acasalamento, para atração ou rejeição, as mudanças de cor do camaleão podem ser muito significativas, trazendo sinais na comunicação desses animais. Assim, as fêmeas podem ter diferentes cores ao estarem se aproximando ou rejeitando algum macho. Por outro lado, os machos podem ter cores mais brilhantes e chamativas na tentativa de atrair uma fêmea. Eis uma forma bem original de chamar a atenção né? ??

Veja mais imagens do camaleão

Camaleão na cor amarela
Camaleão na cor amarela
Camaleão adaptado a cor do ambiente
Camaleão adaptado à cor do ambiente na Índia
Camaleão na cor verde num tronco
Camaleão na cor verde num tronco

Gostou de ler sobre o camaleão? Se quiser conhecer um outro lagarto super curioso (e até assustador), confira:

Dragão de Komodo: 5 coisas que acontecem durante um ataque