A vida e a obra de Leonardo da Vinci, o gênio que transformou a história


Ele é conhecido principalmente por ser o pintor de um dos quadros mais famosos do mundo. Seu trabalho, porém, não se limitou à pintura, mas impactou dezenas de áreas do conhecimento.

Descubra mais sobre a vida desse homem impressionante!

Quem foi Leonardo da Vinci? Saiba tudo sobre o artista

Definir Leonardo da Vinci não é tarefa fácil. O italiano, nascido na Vila de Vinci, na região da Toscana, foi matemático, pintor, escultor, urbanista, escritor, anatomista, entre vários outros papéis. Apesar dos rótulos que foram e são atribuídos a ele, da Vinci era ilimitável. Curioso e extremamente criativo, ele era autodidata e foi reconhecido como a figura mais significativa do Renascimento, fase compreendida entre a transição da Idade Média para a Modernidade.

Entre muitas invenções atribuídas a da Vinci, estão alguns engenhos como o helicóptero (e o paraquedas), a geladeira e até um protótipo de robô humano! Você pode conhecer um pouco mais sobre essas invenções no video abaixo:

Da Vinci veio ao mundo no dia 15 de abril de 1452. O nome "da Vinci" se refere ao local onde ele nasceu, a Vila de Vinci. O artista era filho ilegítimo do tabelião Piero da Vinci e da jovem Catarina Lippi, mas pouco se sabe sobre sua mãe. Na adolescência, mudou-se com a família para Florença, que vivia uma grande efervescência artística. Na nova cidade, foi aprendiz do pintor e escultor Andrea del Verrocchio.

Aos 30 anos, da Vinci se muda para Milão e lá desenvolve o seu primeiro projeto urbanístico, criando um sistema de abastecimento de água para a cidade. Foi em Milão que ele começou a pintar sua famosa obra "A última ceia", que durou três anos para ser concluída.

Em Veneza, o artista quase foi preso por dissecar corpos, o que era contra a lei. Suas descobertas, entretanto, registradas por ele no "Tratado de Anatomia", foram muito significativas para os avanços científicos nessa área.

Em 1492, da Vinci produziu o icônico desenho d'O Homem Vitruviano, que representa o equilíbrio através das perfeitas proporções do corpo de um homem inserido dentro de um quadrado e um círculo.

Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci. Fonte: Wikipedia
Imagem do Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci. Fonte: Wikipedia

Sua obra mais relevante, a Mona Lisa, começou a ser pintada em 1503. Para este quadro, da Vinci usou a técnica chamada Sfumato, uma de suas preferidas, e através da qual era possível dar textura às pinturas, trazendo mais realismo para o seu trabalho. O quadro hoje está no Museu do Louvre, em Paris.

A última pintura de da Vinci foi “São João Batista”. Depois disso, o italiano se mudou para o Castelo de Cloux, em Amboise, na França, onde faleceu anos depois.

Algumas das principais obras de Leonardo da Vinci

O Batismo de Cristo

Essa foi a primeira grande obra da carreira de da Vinci. Juntamente com seu mestre Andrea del Verrocchio, da Vinci contribuiu para esse trabalho pintando o anjo do lado esquerdo segurando o manto. Da Vinci tinha 23 anos quando pintou essa obra.

O Batismo de Cristo, de Leonardo da Vinci. Fonte: Wikipedia
O Batismo de Cristo, Leonardo da Vinci. Fonte: Wikipedia

Nome: O Batismo de Cristo
Criação: 1472-1475
Técnica: Óleo e têmpera sobre madeira

Virgem dos Rochedos

Há duas versões dessa obra pintada por Da Vinci, uma em exibição no Louvre, na França (representada na imagem abaixo), e outra na Galeria Nacional de Londres, na Inglaterra. As duas versões têm algumas diferenças entre si referentes à técnica, as cores e a iluminação. A cena retrata Maria com Jesus e João Batista crianças, além da presença de um anjo.

Nome:Virgem dos Rochedos
Criação: 1483 a 1486
Técnica: Óleo sobre madeira

A Virgem dos Rochedos, Leonardo da Vinci. Fonte: Blog Paper Blanks
A Virgem dos Rochedos, Leonardo da Vinci. Fonte: Blog Paper Blanks

A Última Ceia

Uma das obras mais significativas de da Vinci, a Última Ceia foi um desafio para o artista devido as suas dimensões (460 cm x 880 cm). Foram três anos até que ela ficasse pronta. Ao longo dos anos, a obra sofreu bastantes desgastes e passou por muitas restaurações. Hoje, se encontra na Igreja Santa Maria delle Grazie, em Milão.

A Última Ceia, Leonardo da Vinci. Fonte: Blog Paper Blanks
A Última Ceia, Leonardo da Vinci. Fonte: Blog Paper Blanks


Nome: A última ceia
Criação: 1495 - 1498
Técnica: Têmpera e óleo sobre duas camadas de gesso aplicadas em estuque

Descubra mais sobre a misteriosa obra "A Última Ceia"

Mona Lisa ou La Gioconda

Sem dúvida a obra de maior destaque de Da Vinci, a Mona Lisa ocupa uma tela de 77 x 53 cm de muito mistério. O sorriso enigmático da modelo nessa pintura causa muita especulação, assim como causa admiração a técnica do sfumato. A obra é de propriedade do governo francês e a tela pode ser vista no Museu do Louvre, na França.

Monalisa, Leonardo da Vinci. Fonte: Paper Blanks
Monalisa, Leonardo da Vinci. Fonte: Paper Blanks

Nome: Mona Lisa
Criação: 1503-1505
Técnica: Óleo e têmpera sobre madeira

São João Batista

Essa foi a última obra pintada por da Vinci antes de morrer. Acredita-se que o gesto de João Batista em direção ao céu representa a importância do batismo para a salvação da alma. Nessa pintura destaca-se também o sorriso enigmático, o mesmo presente na pintura de Mona Lisa. Atualmente a obra pode ser vista no Museu do Louvre, na França.

João Batista, Leonardo da Vinci. Fonte: leonardodavinci.net
João Batista, Leonardo da Vinci. Fonte: leonardodavinci.net

Nome: São João Batista
Criação: 1514
Técnica: Óleo sobre madeira

A morte de Leonardo da Vinci

Da Vinci morreu na França, aos 67 anos, no dia 2 de maio de 1519, vítima de um derrame cerebral. Seu corpo foi enterrado na igreja de Saint-Florentin, em Amboise. O artista italiano deixou mais de 6,000 páginas escritas com fontes de inspiração, listas de supermercado, e até piadas.

As curiosidades mais interessantes sobre Leonardo da Vinci

  • Vegetariano: Ativista do direito dos animais, Leonardo da Vinci era vegetariano. Além de não comer carne, ele também comprava pássaros engaiolados para depois soltá-los na natureza.
  • Fora da lei: Quando tinha 24 anos, da Vinci foi preso devido a uma suspeita de relacionamento homossexual, o que era crime na época. Por falta de testemunhas contra ele, o artista foi solto.
  • Ambidestro: Além de conseguir escrever com as duas mãos, da Vinci também escrevia de trás para frente, de forma espelhada. Alguns acreditam que a razão era manter em segredo algumas de suas descobertas.
  • Mona lisa ou La Gioconda: a mais famosa obra de da Vinci representava a esposa de um comerciante de seda, chamada Lisa del Giocondo. Por isso, entre os italianos, a obra é mais conhecida como La Gioconda. O nome Monalisa é uma mistura de mona, um abreviação de madonna, (que quer dizer senhora, madame), e Lisa, nome da modelo.
  • O cavalo gigante: o maior projeto no qual da Vinci trabalhou, uma estátua de bronze de um cavalo de 7 metros de altura, foi encomendado pelo duque de Milão, mas nunca chegou a ser finalizada. Leonardo trabalhou nesse projeto por 17 anos, mas na guerra contra os franceses, o trabalho foi completamente destruído.
  • Da Vinci x Michelangelo: Contemporâneos, da Vinci e Michelangelo pareciam não se dar muito bem. Os dois artistas gostavam de implicar um com outro, criticando as técnicas escolhidas por cada um em suas obras.