Conheça o Colosso de Rodes, uma das Maravilhas do Mundo Antigo


O Colosso de Rodes foi uma enorme estátua religiosa erguida no século III a.C. Ela ficava em Rodes, uma ilha grega situada no mar Egeu, e representava Hélio, o deus Sol na mitologia grega. Tinha em torno de 33 metros de altura.

Colosso de Rodes
Pintura do século XVI do artista holandês Martin Heemskerck.

Devido ao seu tamanho descomunal, que impressionava os visitantes da ilha, a estátua entrou para a lista das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Pouco mais de cinco décadas após ser erguida, ela foi destruída por um terremoto provavelmente no ano de 226 a.C. Não restou um único pedaço de bronze ou pedra para contar a história.

Dados sobre o Colosso de Rodes

  • Onde ficava: na ilha de Rodes, na Grécia, possivelmente no porto de Mandraki
  • Quem representava: Hélio, deus do Sol
  • Quando foi concluído: 280 a.C.
  • Quando foi destruído: 226 a.C.
  • Quanto tempo levou para ficar pronto: 12 anos
  • Qual a sua altura: 33 metros
  • De que materiais era feito: bronze (na parte exterior), ferro e pedra (na estrutura), além de mármore (na base)
  • Quem construiu o Colosso: o escultor grego Carés de Lindos

Onde o Colosso ficava?

Apesar das representações mais conhecidas mostrarem a estátua na entrada do porto de Mandraki, com cada pé fincado numa das margens do estreito, a verdade é que não há evidências que comprovem que fosse esta a localização exata da estátua gigante. Além disso, parece improvável que a estátua estivesse exatamente nessa posição.

Colosso de Rodes
Veja como nesta representação do século XIX a estátua aparece em outra posição.

É até possível que a estátua ficasse na entrada do porto, mas é praticamente impossível, dadas as medidas da estátua e do estreito, que a estátua ficasse sobre as águas, permitindo que embarcações navegassem por baixo dela. Diversas representações produzidas ao longos dos séculos ajudaram a consolidar esse equívoco.

Foram essas representações fantasiosas que inspiraram a estátua que guarda o porto da cidade de Bravos na série Game of Thrones. Tá lembrado?

Titã de Bravos GOT
O Titã de Bravos, da série Game of Thrones, foi claramente inspirado pelo Colosso de Rodes.

Há especialistas que acreditam que a estátua ficava mais para o interior, mais especificamente no centro da cidade, onde havia um templo dedicado ao deus do Sol. Mas também não há indícios que comprovem essa teoria.

Como era o Colosso de Rodes?

Não se sabe exatamente como era a estátua do deus Hélio, já que não há descrições precisas sobre ela. Como já dissemos acima, o que conhecemos hoje são representações que mais revelam sobre a imaginação dos artistas do que sobre a realidade.

Segundo Mark Cartwritght, diretor da Ancient History Enciclopedia, não sobreviveram modelos para que possamos ter uma ideia de como era o Colosso. Representações do deus Hélio em moedas indicam que ele poderia usar uma coroa com raios de Sol. Mas não se pode afirmar que o deus erguesse uma tocha, tal como vemos nas representações mais populares.

Colosso de Rodes
Representação artística de 1745 (autor desconhecido) mostra o deus segurando a tocha.

Por que o Colosso de Rodes foi construído?

Essa estátua monumental foi construída em comemoração à vitória da cidade contra um cerco promovido em 305 a.C. pelo exército de Demétrio I, filho de Antígono I, rei da Macedônia. Rodes ocupava uma posição estratégica nas rotas comerciais. E esse era um dos principais motivos pelos quais Antígono queria assumir o controle da ilha.

Mas ele não conseguiu. Após um ano de cerco, os exércitos macedônios tiveram que recuar. Em homenagem à bravura dos guerreiros rodianos, surgiu a ideia de erguer a maior estátua do mundo. Assim, o Colosso de Rodes surgiu como símbolo de liberdade.

Por que o Colosso de Rodes representava o deus do Sol?

Os rodianos veneravam o deus Hélio, que era o patrono da ilha. Só uma adoração fervorosa explica uma obra dessa magnitude, que levou mais de uma década para ser construída e consumiu uma grande quantidade de recursos.

Por falar em deus do Sol, Hélio teve sete filhos com uma ninfa chamada Rode, filha de Afrodite. O nome da ilha é uma homenagem a essa ninfa.

Gostou desse conteúdo? Então experimente ler estes também:

Conheça as 7 maravilhas do mundo moderno e as outras 13 finalistas