O equinócio de outono é mais conhecido como um marco do fim do verão e do início do outono. Em termos astronômicos, refere-se ao momento em que o Sol cruza o Equador celeste.
Como acontece e o que significa o equinócio de outono?
Em razão da translação da Terra ao redor do Sol, temos a eclíptica, uma órbita imaginária na esfera celeste que aparenta ser percorrido pelo Sol ao longo de um ano, com uma inclinação de aproximadamente 23,5º em relação à linha do Equador. Essa inclinação existente possibilita as estações do ano.
Há dois momentos em que a eclíptica se encontra com a linha do Equador celeste e, nestes instantes, temos o que seria o equinócio, também denominado de ponto vernal.
Para visualizar esse movimento, confira a imagem a seguir, onde se observa a eclíptica e o plano equatorial:

Assim, temos, em duas oportunidades no ano, o equinócio de outono e o equinócio de primavera. Na nossa vida prática, o resultado disso é perceptível em razão de serem as épocas do ano - início do outono e da primavera - em que o dia e a noite têm a mesma duração, cerca de 12 horas cada, pois os raios solares estão incidindo na linha do Equador.
Inclusive, na origem latina da palavra "equinócio", temos o significado de “noite igual”.
O equinócio de outono é chamado de ponto de Libra e marca, portanto, a chegada do outono.
Quando ocorre no hemisfério sul?
O equinócio de outono costuma ocorrer no hemisfério sul entre os dias 19, 20 ou 21 de março. Nessa época do ano, o Sol está bastante próximo da linha do Equador e, após o dia de equinócio, o Sol passa a se aproximar mais do Trópico de Câncer, o que, aos poucos, gerará noites mais longas em algumas partes do hemisfério sul, ocorrendo a aproximação da chegada do frio e do inverno posteriormente.
Em 2020, o equinócio de outono ocorre no dia 20 de março.
Quando ocorre no hemisfério norte?
Ao contrário do hemisfério sul, o equinócio de outono costuma ocorrer no hemisfério norte entre os dias 19, 20 e 21 de setembro.
Em 2020, ocorre no dia 22 de setembro nesse hemisfério.
Qual a relação entre o equinócio de outono e o equinócio de primavera?
Enquanto ocorre num hemisfério o equinócio de outono, no hemisfério oposto está acontecendo o equinócio de primavera. Isso quer dizer que o outono e a primavera começam nas mesmas épocas do ano, um em cada hemisfério.
Assim, é possível afirmar que, em 2020, o equinócio de primavera ocorrerá no dia 22 de setembro no hemisfério sul e no 20 de março no hemisfério norte.
Aqui temos um quadro resumido do equinócio de outono:
Qual é a relação entre o solstício e equinócio?
O solstício refere-se a uma outra posição do Sol na eclíptica, quando este está mais próximo dos Trópicos do que da linha do Equador. Quando está mais próximo do de Câncer, temos o solstício de inverno no hemisfério do sul. É considerado o dia de início do inverno, com a noite mais duradoura do ano! Ou seja, saiba que é no primeiro dia de inverno do ano, mais precisamente no solstício de inverno, que temos o dia (em termos de duração do sol) mais curtinho do ano.
Nessa mesma época, acontece, no hemisfério do norte, o solstício de verão, com a chegada do verão e do dia mais longo do ano para quem está daquele lado do globo!
Quando o Sol está mais próximo do Trópico de Capricórnio, ocorre o contrário, e temos, no hemisfério sul, o solstício de verão. Confira a imagem para visualizar o solstício de verão no hemisfério sul:

⇒ Uma informação que é importante de se ter em mente sobre isto é que, quem mora mais perto da linha do Equador, sente menos a interferência dessas diferentes estações do ano (primavera, verão, outono e inverno). Assim, quem mais sente o efeito dos solstícios e equinócios são as pessoas que moram em regiões mais ao sul ou mais ao norte da linha do Equador.
Gostou de conhecer mais desse tema? Recomendamos esses conteúdos também: