Equinócio de outono: o que é? Quando ocorre?


O equinócio de outono é mais conhecido como um marco do fim do verão e do início do outono. Em termos astronômicos, refere-se ao momento em que o Sol cruza o Equador celeste.

Como acontece e o que significa o equinócio de outono?

Em razão da translação da Terra ao redor do Sol, temos a eclíptica, uma órbita imaginária na esfera celeste que aparenta ser percorrido pelo Sol ao longo de um ano, com uma inclinação de aproximadamente 23,5º em relação à linha do Equador. Essa inclinação existente possibilita as estações do ano.

Há dois momentos em que a eclíptica se encontra com a linha do Equador celeste e, nestes instantes, temos o que seria o equinócio, também denominado de ponto vernal.

Para visualizar esse movimento, confira a imagem a seguir, onde se observa a eclíptica e o plano equatorial:

Movimento do sol ao longo ano
Esquema com o movimento do sol ao longo ano

Assim, temos, em duas oportunidades no ano, o equinócio de outono e o equinócio de primavera. Na nossa vida prática, o resultado disso é perceptível em razão de serem as épocas do ano - início do outono e da primavera - em que o dia e a noite têm a mesma duração, cerca de 12 horas cada, pois os raios solares estão incidindo na linha do Equador.

Inclusive, na origem latina da palavra "equinócio", temos o significado de “noite igual”.

O equinócio de outono é chamado de ponto de Libra e marca, portanto, a chegada do outono.

Quando ocorre no hemisfério sul?

O equinócio de outono costuma ocorrer no hemisfério sul entre os dias 19, 20 ou 21 de março. Nessa época do ano, o Sol está bastante próximo da linha do Equador e, após o dia de equinócio, o Sol passa a se aproximar mais do Trópico de Câncer, o que, aos poucos, gerará noites mais longas em algumas partes do hemisfério sul, ocorrendo a aproximação da chegada do frio e do inverno posteriormente.

Em 2020, o equinócio de outono ocorre no dia 20 de março.

Quando ocorre no hemisfério norte?

Ao contrário do hemisfério sul, o equinócio de outono costuma ocorrer no hemisfério norte entre os dias 19, 20 e 21 de setembro.

Em 2020, ocorre no dia 22 de setembro nesse hemisfério.

Qual a relação entre o equinócio de outono e o equinócio de primavera?

Enquanto ocorre num hemisfério o equinócio de outono, no hemisfério oposto está acontecendo o equinócio de primavera. Isso quer dizer que o outono e a primavera começam nas mesmas épocas do ano, um em cada hemisfério.

Assim, é possível afirmar que, em 2020, o equinócio de primavera ocorrerá no dia 22 de setembro no hemisfério sul e no 20 de março no hemisfério norte.

Aqui temos um quadro resumido do equinócio de outono:

Quadro resumido sobre o equinócio

Qual é a relação entre o solstício e equinócio?

O solstício refere-se a uma outra posição do Sol na eclíptica, quando este está mais próximo dos Trópicos do que da linha do Equador. Quando está mais próximo do de Câncer, temos o solstício de inverno no hemisfério do sul. É considerado o dia de início do inverno, com a noite mais duradoura do ano! Ou seja, saiba que é no primeiro dia de inverno do ano, mais precisamente no solstício de inverno, que temos o dia (em termos de duração do sol) mais curtinho do ano.

Nessa mesma época, acontece, no hemisfério do norte, o solstício de verão, com a chegada do verão e do dia mais longo do ano para quem está daquele lado do globo!

Quando o Sol está mais próximo do Trópico de Capricórnio, ocorre o contrário, e temos, no hemisfério sul, o solstício de verão. Confira a imagem para visualizar o solstício de verão no hemisfério sul:

Solstício de verão no HS
Esquema com o solstício de verão no hemisfério sul (Sol está mais próximo do Trópico de Capricórnio)

⇒ Uma informação que é importante de se ter em mente sobre isto é que, quem mora mais perto da linha do Equador, sente menos a interferência dessas diferentes estações do ano (primavera, verão, outono e inverno). Assim, quem mais sente o efeito dos solstícios e equinócios são as pessoas que moram em regiões mais ao sul ou mais ao norte da linha do Equador.

Gostou de conhecer mais desse tema? Se quiser ler sobre outros fenômenos da astronomia, indicamos esse conteúdo:

Afinal, o que é um eclipse lunar? Quando será o próximo?