De quanto em quanto tempo acontece o Eclipse Lunar


O eclipse lunar ocorre quando a Terra está entre o Sol e a Lua, fazendo, então, sombra na Lua. Entretanto, há diferentes tipos de eclipse (total, penumbral e parcial) com características diversas em cada um, saiba como ocorre um eclipse lunar logo aqui abaixo.

É comum os Eclipses Lunares ocorrerem duas ou mais vezes por, em épocas de lua cheia.

Próximos eclipses lunares

Em 2020:

  • 30 de novembro terá início às 05h32, com o máximo às 07h43 e fim às 09h53 - Américas, Ásia e Austrália.

Em 2021:

  • 26 de maio - total - Ásia, Austrália, Américas
  • 19 de novembro - parcial - Américas, Europa, Ásia, Austrália

Em 2022:

  • 16 de maio - total - Europa, África, Américas
  • 08 de novembro - total - Ásia, Austrália, Américas

Como acontece o eclipse lunar

Fases de um eclipse lunar total
Fases de um eclipse lunar total

O eclipse lunar é um fenômeno da astronomia que ocorre quando a Terra, o Sol e a Lua encontram-se muito próximos ou em total alinhamento, de modo que a Terra, que está no meio dos astros, provoque uma sombra na Lua.

Para que o fenômeno ocorra, é necessário estar de noite, para a sua visibilidade, e com a Lua cheia, em razão de ser a fase em que ela se encontra atrás da Terra.

Apesar de ocorrer na Lua cheia, o eclipse lunar acontece de modo eventual, pois é necessário um alinhamento entre a Terra e os astros, o que depende também da posição dos três elementos em relação ao plano de suas órbitas. Desse modo, o eclipse da Lua ocorre numa frequência de, no mínimo, dois por ano, podendo ocorrer num número superior a esse.

Caso não houvesse inclinação entre o plano da órbita da Lua e o da terra em relação ao Sol, teríamos um eclipse da Lua, na sua fase cheia, todos os meses.

Quanto tempo dura um eclipse lunar

O eclipse lunar costuma ter uma duração superior ao solar, podendo, então, durar cerca de três horas ao todo.

No entanto, o eclipse total não costuma durar mais de uma hora.

Tipos de eclipse lunar

A variação entre os tipos de eclipse lunar está relacionada com a angulação em que o plano da órbita da Lua se encontra em relação ao plano da órbita da Terra ao redor do Sol. Quando a Lua está alinhada, ela pode estar na região da umbra ou da penumbra, e isto terá efeito no tipo de eclipse lunar que será visto.

Confira a imagem para entender melhor sobre a penumbra e a umbra:

Eclipse lunar - esquema com o Sol e a Terra

A umbra diz respeito a uma sombra total formada pela Terra na Lua, não havendo qualquer luminosidade direta, enquanto a penumbra é uma sombra parcial, sem bloquear totalmente a luz.

Eclipse lunar total

Eclipse total

A lua se encontra na umbra, sendo totalmente coberta pela sombra. Quando ocorre esse eclipse, há primeiro um momento parcial, em que a Lua passa pela penumbra, tendo posteriormente o momento total, em que a Lua se encontra na umbra.

Nesses casos, pode acontecer o fenômeno chamado de Lua de Sangue, em que a Lua fica com um aspecto avermelhado, em decorrência da irradiação solar, em que parte dos espectros são absorvidos pela atmosfera da Terra e outros espectros são desviados até a Lua.

Eclipse lunar parcial

Eclipse lunar parcial

Somente uma parte da Lua se encontra na umbra, não sendo totalmente coberto pela sombra da Terra.

Eclipse lunar penumbral

Eclipse penumbral

Nesse tipo de eclipse, a Lua fica na penumbra, estando somente um pouco mais escura na visualização. Assim, quando é o caso do eclipse lunar penumbral, muitas vezes as pessoas não enxergam o fenômeno no céu.

Dicas para observar um eclipse da Lua

Confira a lista que colocamos dos locais que será possível ver os próximos eclipses e organize-se para que seja possível estar no lugar certo!

Para poder ter uma boa observação do eclipse, é ideal escolher um local com pouca luz artificial. Pense onde, perto de você, é possível ter uma visualização boa das estrelas. Esse lugar será provavelmente uma boa opção para assistir a um eclipse.

Embora seja possível observar a olho nu, um binóculo ou um telescópio podem ser ainda melhores para assisti-lo.

Gostou de ler um pouco mais sobre o eclipse da Lua? Clique aqui e leia também sobre a Superlua.