Fim do mundo: descubra quais previsões já foram feitas por estudiosos


Há muitos séculos se propagam teorias, com possíveis cenários e previsões acerca do fim do mundo, ou apocalipse, como também é chamado por alguns. Dos diferentes estudos sobre o tema, há apontamentos na Bíblia, na mitologia de muitas civilizações, em religiões e na ciência. O que cada uma prevê?

Fim do mundo

A Bíblia e o apocalipse

Segundo diz a Bíblia, tanto em trechos do Velho Testamento quanto o Novo Testamento, alguns eventos irão preceder o fim do mundo, como guerras, a vinda do anticristo, desastres naturais, além de fomes e doenças.

Então, quando chegar a hora, Deus vai intervir na história humana para promover o julgamento de cada ser humano. E tudo o que Ele criou, "os céus e a terra" (Gênesis 1:1), Ele destruirá. Baseadas nesses versículos, muitas religiões acreditam que existirá um dia do julgamento final e que os pecadores serão punidos pelos seus pecados.

Ainda segundo o livro sagrado, ao fim de tudo Deus irá recriar o mundo e nele não haverá mais pecado nem sofrimento (Apocalipse 21:3-4). Então, todos aqueles que foram salvos receberão novos corpos e viverão finalmente em paz e harmonia ao lado do Criador.

A previsão dos Maias que não se concretizou

De acordo com interpretações da profecia Maia, o fim do mundo estaria previsto para o dia 21 de dezembro de 2012. A data era o último dia do calendário criado pelos Maias. O possível evento causou alvoroço na imprensa, mas para a sorte da raça humana, a previsão não se concretizou.

Após temores na década de 70, a rede de TV BBC entrevistou cientistas e arqueólogos para saber se havia alguma base para essas previsões. Segundo os especialistas escutados, essa tese tinha interpretações equivocadas sobre o calendário, pois, para os Maias, poderia ser apenas uma forma de marcar o fim de um ciclo e o início de outro.

Ragnarök, o fim do mundo segundo a mitologia nórdica

A lenda diz que o deus Heimdallr tocará a trompa mítica para determinar a chegada destrutiva do Ragnarök - ou o Destino Final dos Deuses. Essa batalha que levará ao fim do mundo será travada entre os deuses Aesires e Vanires, liderado por Odin, e as forças do mal, lideradas por Loki. Nessa sangrenta disputa, o deus Odin será morto pelo lobo Fenrir, filho de Loki.

A mitologia nórdica ainda diz que muitos desastres naturais, terremotos e dilúvios, irão acontecer para que depois a Terra ressurja fértil e abundante. Neste novo mundo, os Deuses sobreviventes irão retornar e tudo será repovoado por dois sobreviventes humanos.

Ragnarök
O Ragnarök levará ao fim do mundo, segundo a mitologia Nórdica

A alegoria do fim do mundo segundo o Espiritismo

Na visão espírita, o apocalipse é apenas uma alegoria que representa o fim de um ciclo da humanidade. Um período no qual o planeta Terra passará de um mundo de expiações e provas para um mundo de regeneração.

A teoria, codificada por Allan Kardec, afirma que esse processo é gradativo e que os espíritos encarnados aqui que não acompanharem a evolução planetária irão encarnar em outros mundos mais primitivos.

O espiritismo prega a transformação moral e o amor ao próximo como princípios essenciais para que cada ser humano acompanhe a evolução terrestre. Muitos livros espíritas citam as palavras de Jesus: “Bem aventurados os mansos, porque herdarão a terra” (Mateus 5:5).

Stephen Hawking: o mundo acabará daqui a 600 anos

O renomado físico britânico Stephen Hawking, que morreu em 2018, acreditava que a Terra irá se transformar em uma imensa bola de fogo, daqui a 600 anos. Segundo ele, as pessoas devem se deslocar para outros planetas o quanto antes, já que a demanda de energia será a responsável por destruir a Terra.

Hawking ainda incentivou os investidores do mundo inteiro a apoiarem projetos que têm como objetivo viajar até Alpha Centauri, a estrela mais próxima da Terra, fora do Sistema Solar. A intenção do projeto é descobrir se há algum planeta habitável em órbita.

Stephen Hawking
O físico britânico Stephen Hawking acreditava que o fim do mundo ocorrerá daqui a 600 anos

O que a ciência em geral diz sobre o fim do mundo

Existem teorias científicas de que o planeta terá um fim. Porém, são apenas probabilidades, previsões. Não há nenhuma certeza de que isso acontecerá. Algumas possibilidades para que isso aconteça são o aquecimento terrestre, o resfriamento terrestre, o aterramento dos oceanos, a escassez de alimentos, uma guerra nuclear ou o choque do planeta Terra com outros astros.

Porém, muitos estudiosos afirmam que há maneiras de contornar ou evitar a maioria desses fatores. O único item que representa uma catástrofe que inevitavelmente causaria o fim do mundo é o resfriamento terrestre que poderá ocorrer com a "morte" do Sol. A previsão é a de que isso aconteça em alguns bilhões de anos. A consequência será a de que qualquer coisa que habite a Terra virará pó.

Gostou de ler mais sobre o tema? Confira também:

Da destruição da Terra a alienígenas hostis: Veja as últimas previsões e teorias de Stephen Hawking

Essas são 10 coisas estranhas que acontecem no mundo