Os sumérios foram um dos povos mais antigos de que se tem notícia. Habitantes da região sul da Mesopotâmia (onde hoje se localizam o Iraque e o Kuwait), sua civilização prosperou entre os anos 4100 e 1175 a.C.
Ignorados até o século XIX, quando escavações na região situada entre os rios Tigre e Eufrates revelaram ao mundo essa incrível civilização, os sumérios são hoje conhecidos pelo seu pioneirismo. Sim, várias invenções e "estreias" são atribuídas a eles, entre as quais a escrita, a contagem do tempo e até as escolas! Vamos conhecer algumas dessas invenções que até hoje fazem parte das nossas vidas?
1. Os sumérios inventaram a escrita
O primeiro sistema de escrita de que se tem notícia é, muito provavelmente, invenção dos sumérios. De acordo com o historiador Samuel Noah Kramer, em seu livro A História Começa na Suméria, os textos mais antigos que conhecemos até hoje foram escritos no idioma sumério. Estamos nos referindo às milhares de tábuas de argila (muitas delas fragmentadas) encontradas às margens do rio Eufrates no início do século XX.
Se não foram os sumérios os inventores da escrita, diz Kramer, certamente eles são os responsáveis, por volta do ano 3000 a.C., por dar utilidade prática a essa invenção, aprimorando e simplificando o sistema de escrita.
O tipo de escrita empregado nesses "primeiros livros" da história da humanidade é chamado de cuneiforme, devido ao formato dos instrumentos usados para gravar os signos no barro. Eles têm o formato da cunha, ferramenta de metal ou madeira que possui uma das extremidades afiada. Se esses tabletes de argila são os "primeiros livros", a cunha é o "primeiro lápis".
2. O primeiro sistema de leis é sumério
O conjunto de leis mais antigo do mundo é o Código de Ur-Nammu, nome do rei sumério responsável por promulgar essas leis em 2040 a.C. Chama a atenção nessas leis a substituição do "olho por olho, dente por dente" por multas em dinheiro para alguns tipos de infração, como lesões corporais. Já crimes mais graves, como o homicídio, eram punidos com a morte.
Mas, segundo o historiador Samuel Kramer, responsável por traduzir o código mais antigo da história, o posto de primeiro legislador do mundo do rei Ur-Nammur pode estar com os dias contados. Há indicações da existência de códigos ainda mais antigos na Suméria. Por ora, são apenas hipóteses. Basta que algum arqueólogo "sortudo" encontre a prova.
3. O primeiro sistema de contagem do tempo também é sumério
Sabe a divisão que fazemos do dia em dois períodos de 12 horas? Isso é mais uma coisa inventada pelos sumérios. A divisão da hora em 60 minutos e do minuto em 60 segundos também é obra suméria. Estamos falando do sistema de contagem do tempo que usamos hoje em dia para organizar as nossas vidas: o chamado sistema sexagesimal.
4. As primeiras escolas datam de 3000 a.C.!
Ora, se os sumérios inventaram a escrita, o que talvez seja a sua contribuição mais importante para a humanidade, podemos deduzir que eles tenham pensado em formas de ensinar as pessoas a escrever. Daí o surgimento do primeiro sistema educacional formal conhecido pelos historiadores.
Boa parte das placas de argila encontradas na região da antiga Suméria eram relatórios e memorandos administrativos. Mas, segundo o historiador Samuel Kramer, também foram encontradas placas destinadas ao estudo da escrita. Esses "manuais escolares" foram localizados em várias áreas da Mesopotâmia, e isso indica que no ano 3000 a.C. já se ensinava a ler e escrever.
5. Os sumérios inventaram a Assembleia Legislativa
Tendemos a pensar que a instituição do Parlamento é obra ocidental. Porém, os arqueólogos encontraram evidências de que mais essa invenção é suméria.
Registros obtidos em escavações comprovam que, por volta do ano 3000 a.C., em pleno Oriente Médio, ocorreu uma assembleia política. Essa primeira assembleia, precursora das nossas atuais casas legislativas, foi composta apenas por homens e sua função foi decidir entre a guerra e a paz.
6. Os sumérios inventaram o primeiro manual de medicina
No final do terceiro milênio antes de Cristo, um médico sumério decidiu registrar prescrições para seus colegas e alunos. Ele se utilizou do "papel" da época - uma placa de argila de 90 cm por 90 cm - e da "caneta" da época - a cunha.
De um modo geral, o manual contém prescrições de pomadas e remédios. Segundo Samuel Kramer, um dos responsáveis pela tradução desse manual médico, os remédios recomendados são compostos por substâncias provenientes do mundo animal (como o leite), vegetal (plantas, sementes e raízes) e mineral (sal e salitre).
7. Os sumérios inventaram a irrigação
Uma descoberta técnica importante dos sumérios foi um sistema de engenharia hidráulica que permitia coletar as águas dos rios Eufrates e Tigre para usá-las na agricultura. As técnicas de irrigação dos sumérios previam a construção de barragens e canais. Sem esse tipo de conhecimento, não teria sido possível ocupar regiões mais secas da Baixa Mesopotâmia.
8. Os primeiros veículos com rodas foram fabricados pelos sumérios
Diz o historiador Samuel Kramer ser muito provável que o primeiro veículo com rodas tenha sido feito pelos sumérios. Claro que não estamos falando de carros ou motos, mas carroças movidas por animais. Isso há mais de 5 mil anos!
Ora, se o primeiro veículo teve origem na Mesopotâmia, é bem provável que a roda tenha sido inventada ali também. Porém, historiadores divergem sobre isso. Alguns pensam que a roda foi inventada pelo povo Trichterbecker, que vivia há 6 mil anos na região onde hoje fica a Polônia. Outros asseguram que sua invenção se deu mesmo na Mesopotâmia, onde vivam os sumérios, no ano 3500 a.C.
9. Bem antes da Bíblia, eles já contavam o mito do Grande Dilúvio
O mito do Grande Dilúvio, um dos mais importantes do livro mais lido do mundo - a Bíblia -, foi contado pela primeira vez pelos sumérios e não pelos redatores hebraicos da Bíblia.
No dilúvio sumério, uma assembleia de deuses decide enviar uma enchente para destruir a semente da humanidade. Devido às más condições da peça de argila em que a história está escrita, não fica clara a razão pela qual os deuses tomam essa decisão. Sabe-se, porém, que alguns deuses se mostram contrários ao dilúvio. O Noé sumério é o rei Ziusudra, instruído a construir um enorme barco e salvar a humanidade.
10. A primeira cidade do mundo
Esta discussão também é bastante acalorada. Mas, segundo Joshua Mark, editor da Ancient History Enciclopedia, o título de cidade mais antiga do mundo pertence a Uruk (ou Erech), cidade-estado estabelecida na Mesopotâmia no ano 4500 a.C.
Essa constatação baseia-se não apenas em evidências físicas, encontradas em escavações arqueológicas na região, mas em textos cuneiformes que descrevem a vida na cidade de Uruk há mais de 6 mil anos. No ano 3700 a.C., a população dessa cidade era de cerca de 14 mil pessoas. Em 2800 a.C., eram 80 mil.
Uruk era uma cidade cercada por muros, caracterizada por grandes construções feitas com pedras e famosa por ser o berço da escrita. O auge de Uruk se deu entre os anos 4100 e 3000 a.C., período no qual a cidade foi o maior centro administrativo, político e comercial da região. O declínio de Uruk teve início com a invasão do povo elamita, no segundo milênio a.C.
Referências
KRAMER, Samuel Noah. History Begins at Sumer Thirty - Nine Firsts in Recorded History. Filadélfia: University of Pennsylvania Press, 1981.
KRAMER, Samuel Noah. The Sumerians - Their History, Culture and Character. Chicago: The University of Chicago Press, 1963.
Acient History Enciclopedia. "The Ancient City". Disponível em: ancient.eu